quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Divulgação Planeta Manuscrito - Åsa Larsson: Sangue Derramado


Depois de Aurora Boreal, vem aí... Sangue Derramado

Sinopse:
É Verão na Suécia, quando brilha o Sol da meia-noite e o longo Inverno foi esquecido. Neste tempo mágico, uma pastora protestante, Mildred, é encontrada morta com sinais de tortura, na cidade de Kiruna. Mildred era uma feminista, uma lutadora tão amada como odiada. É evidente que nem todos aceitam uma mulher na Igreja.

Rebecka Martinsson regressa a Kiruna, o lugar onde cresceu, e rapidamente se vê envolvida neste caso misterioso: só ela é capaz de desmascarar os habitantes desta cidade gélida. Åsa Larsson surpreendeu os leitores com Aurora Boreal, um êxito que a enalteceu como a autora revelação do romance negro escandinavo. Com Sangue Derramado, vencedor do Prémio para o Melhor Romance Negro Sueco do Ano, Åsa Larsson volta a envolver-nos na inesquecível e inquietante atmosfera de Kiruna.

Nas livrarias a 12 ou 14 de Outubro.


Divulgação Editorial Presença - Christian Mørk: Darling Jim (O Lado Negro da Sedução)

Darling Jim - O Lado Negro da Sedução é o romance de estreia do dinamarquês Christian Mørk, publicado pela Editorial Presença. Estará disponível nas livrarias a partir do próximo dia 18 de Outubro. A fazer jus ao conteúdo do livro, também a sua divulgação está envolta num manto de mistério... podem constatar o mediatismo que este livro encerra na página portuguesa do Facebook (onde alguns leitores estão reunidos numa leitura conjunta, e comentam o desenvolvimento do livro) aqui: http://www.facebook.com/darlingjim.pt

Para os mais cépticos, deixo a sinopse, certamente que vos irá conquistar!

Sinopse: Darling Jim reúne thriller psicológico, suspense romântico, terror, lendas e contos de fadas num enredo coeso e fascinante. Tudo começa com o aparecimento dos cadáveres de duas irmãs e da tia de ambas, assassinadas numa casa de Malahide. O mistério que envolve a sinistra descoberta parece insolúvel, mas quando Niall, um jovem carteiro, descobre o diário de uma das irmãs e decide fazer uma investigação por conta própria, a verdade começa a vir à luz do dia. Uma história de amor trágica e um bardo dos tempos modernos parecem ter estado na origem dos crimes. Malicioso e irresistível, um romance que nos fala dos perigos de nos apaixonarmos pela pessoa errada.

Sobre o autor: Christian Mørk nasceu e cresceu em Copenhaga, Dinamarca, mas mudou-se para o estado norte-americano de Vermont quando tinha vinte e poucos anos. Tirou o bacharelato com distinção em História e Sociologia na Faculdade de Marlboro e é Mestre em Ciência, na área do Jornalismo, pela Universidade de Columbia. Escreveu para a Variety, trabalhou para a Warner Bros. Pictures e colaborou como crítico de cinema com o The New York Times. Darling Jim é o seu primeiro romance e está publicado em países como os EUA, Canadá, Alemanha, Holanda, Suécia, Noruega, França, Itália, Espanha, China, entre outros.

domingo, 25 de setembro de 2011

Promoção Livros Editorial Presença

No Continente, há uma promoção em que consta dois livros policiais, da colecção Fio da Navalha. Não sei até quando decorre esta baixa de preços mas podem verificar os preços, clicando sobre a imagem:

Divulgação Porto Editora - John Verdon: Pensa num Número


Vem aí o novo livro que integra a colecção Alta Tensão da Porto Editora!

Sinopse:
Pelo correio chega uma série de cartas perturbadoras que terminam com uma declaração inquietante: «Pensa num número qualquer até mil, o primeiro que te vier à cabeça... Repara agora como eu conheço bem os teus segredos.» Estranhamente, aqueles que obedecem constatam que o remetente de tais cartas previu com precisão a sua escolha. Para Dave Gurney, um inspetor de homicídios recém-reformado da Polícia de Nova Iorque e amigo de um dos alvos das missivas, o que primeiro lhe pareceu um caso estranho depressa se transforma num complicado quebra-cabeças que levará a uma investigação em grande escala na busca de um pérfido assassino em série.

Convidado como consultor pelo gabinete do procurador, em pouco tempo Gurney consegue alguns avanços na descoberta de pistas que a polícia local negligenciara. Ainda assim, diante de um adversário que parece ter o dom da clarividência e antecipar-se a todos os passos, vê os seus melhores esforços dissiparem-se como areia por entre os dedos. Terá encontrado, ao fim de vinte e cinco anos de carreira exemplar, um adversário capaz de o vencer?

Considerado pela crítica internacional uma obra-prima do suspense, Pensa num Núm3ro dá-nos a conhecer uma personagem fascinante, capaz de rivalizar com Sherlock Holmes ou Poirot.

Nas livrarias a partir de 6 de Outubro.

sábado, 24 de setembro de 2011

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Divulgação Esfera dos Livros - Luís Manuel de Araújo: Os Grandes Faraós do Antigo Egito


Não é policial é certo. Mas não posso deixar de divulgar dada a minha paixão pelo antigo Egipto e a minha simpatia pelo autor!

Sinopse:
Durante mais de três mil anos, cerca de trezentos faraós sentaram-se no trono do Egito. Uns são conhecidos pelas suas obras ou batalhas que protagonizaram, como Ramsès II, ativo construtor é grande combatente, outros por serem fundadores de tempos novos ou por terem provocado grandes revoluções, como Ahmés ou Akhenaton, marido da bela Nefertiti que chocou ao imprimir um novo culto religioso à divindade solar, outros ainda graças ao legado funerário impressionante que chegou aos dias de hoje, como o de Tutankhamon, cujos feitos são poucos conhecidos mas o seu espólio, encontrado intacto no Vale dos Reis, é famoso. É a extraordinária história destes homens de poder que o egiptólogo Luís Manuel de Araújo nos conta, de forma cronológica, nesta obra original e única. Amplamente ilustrado, baseado numa investigação e estudo aprofundado da realeza egípcia, Os Grandes Faraós do Antigo Egipto, relata a história das trinta dinastias, destacando 30 dos mais famosos e conhecidos reis do país do Nilo. Através destes homens viajamos pelo Império Antigo, o Império Médio e finalmente o Império Novo, numa viagem pela longa e curiosa história da civilização egípcia.

Sobre o autor: Luís Manuel de Araújo é doutorado em Letras (História e Cultura Pré-Clássica) pela Universidade de Lisboa, sendo licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com estágio de pós-graduação em Egiptologia na Faculdade de Arqueologia da Universidade do Cairo em 1984-1985. É professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e orienta teses de mestrado e de doutoramento na área de História Antiga (Egiptologia). Participa regularmente em congressos, encontros, seminários e jornadas arqueológicas, apresenta conferências em Portugal e internacionais, sendo de sublinhar, entre outras, a participação em congressos de Egiptologia realizados no Cairo. Pertence a várias associações e colaborou com muitos artigos no Dicionário do Antigo Egipto, Lisboa. Conduz anualmente visitas de estudo ao Egipto desde 2000 (com grupos da Faculdade de Letras de Lisboa). Tem publicados doze livros, entre os quais se destacam Antiguidades Egípcias (esgotado); Estudos sobre Erotismo no Antigo Egipto (esgotado); A Coleção Egípcia da Universidade do Porto, 2011.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mo Hayder - Perdida [Opinião]

Mo Hayder é para mim, a rainha do gore sob a forma literária. Os elementos descritivos altamente realistas de violência não são propriamente fáceis de digerir, sobretudo para as pessoas mais impressionáveis. Não tendo lido os livros por ordem, gostei de ler Pele e ao ler Os Pássaros da Morte, a autora ganhou um lugar cativo nos meus autores preferidos.

O primeiro pormenor que salta à vista, imediatamente na capa, é a recomendação deste livro por Tess Gerritsen, uma outra autora que prezo e que ao mesmo tempo, possui um estilo de escrita relativamente semelhante ao de Hayder, no que concerne à descrição de pormenores, dotando-os de um hábil mas natural cariz perturbador. Um outro pormenor inerente à edição do livro em Portugal é a não adopção (por enquanto para já) do acordo ortográfico por parte das Publicações Europa América. Uma medida que felicito e desejo que seja mantida até porque e mais uma vez tenho que confessar, sou completamente contra este novo acordo ortográfico...

Posto isto, debrucemo-nos então na análise deste livro. Em Perdida, Hayder opta por um registo diferente, e reprime os níveis de violência. Ao invés de um homicídio brutal, a autora escolhe explorar o desaparecimento de uma menina, que acontece em circunstâncias pouco usuais: num caso de carjacking. E o homem usa uma estranha máscara de Pai Natal, não conseguindo ser identificado. Quando este tipo envia uma carta perturbadora, Caffery acredita que ele vai roubar um outro carro com uma outra criança, tornando-se óbvio que ele não vai parar até que o impeçam.
O caso agrava-se quando a próxima vítima promete ser a filha do casal disfuncional Janice e Cory.

Caffery sabe que em casos como este, quanto mais tempo a criança estiver desaparecida, menores são as probabilidades de esta aparecer com vida. Por isso há toda uma ânsia muito natural por parte do leitor em acompanhar a história para conhecer o desenlace da criança raptada. E é aqui que aponto uma fragilidade no enredo. A pequena Martha, raptada logo no início, e após alguns instantes de descrição da investigação, deixa de ser subitamente mencionada na história. É quase como se a moça desaparecesse por instantes. Porém neste período são explorados uns tantos outros pontos que enriquecem a trama. Como por exemplo a vulnerabilidade de um jovem casal, já com problemas matrimoniais quando percebe que a sua jovem filha de cinco anos, Emily, poderá ter um destino muito semelhante ao de Martha.
De resto, pontos positivos para a organização do enredo, em que as subtramas estão intercaladas e narradas em capítulos pequenos; a descrição do jogo entre polícia/sequestrador, muitíssimo bem conseguida; a riqueza das personagens, especialmente as mães das garotas sequestradas, o que faz com que soframos de uma forma real, e durante todo o enredo, perguntando-nos constantemente qual terá sido o desfecho delas.

Para além da história principal do carjacking e sequestros, há um par de histórias subjacentes, que envolvem Jack Caffrey e outros membros da equipa. Inteligentemente, a autora incorpora fantasmas do passado na vida de Caffery e de Marley (e aparentemente, estes continuarão a estar bem presentes nas suas existências), de forma a que o leitor sinta uma empatia e compaixão imediata com estas personagens. Parece um cliché é certo, mas quem já acompanha a série de Jack Caffery conhece a sua infância terrível e quem leu Pele, conhece os traumas de Flea Marley. A intuição aguçada desta pode muito bem levá-la a ter problemas neste livro!

Os livros de Mo Hayder protagonizados por Caffery constituem uma saga, que se iniciou com os Pássaros da Morte. Como uma saga poderá haver aventuras independentes ou não. E neste livro, com tantas menções a Misty Kitson, torna-se quase imprescindível a leitura prévia de Pele antes deste livro, Perdida. Contudo quase que há um reverso da medalha: quem lê Perdida ou os Pássaros da Morte, está expectante com as várias passagens de violência gratuita que neste livro, raramente existem. Mo Hayder faz assim uma passagem do policial convencional e violento para um thriller mais de cariz psicológico.

É um tema igualmente polémico envolto numa narrativa poderosa, a aflição junta-se ao tom dramático. O rapto de crianças será sempre um factor lancinante e Hayder utiliza-o como ponto de partida para uma história onde o ritmo é quase sufocante e o leitor pensa constantemente: "time is running out". E depois a autora soube pegar num tema e desenvolvê-lo de forma a que o resultado fosse pouco cliché.
E não é apenas a história de um simples rapto. É a análise fria e crua de temáticas como a pedofilia, a negligência por parte de um marido, a impotência dos pais face ao rapto de uma filha.

Recomendo! Constitui uma leitura interessante e sobretudo constitui um relato impressionante para quem experiencia a maternidade.


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Divulgação Bertrand - Mary Higgins Clark: A Sombra do Teu Sorriso


Sinopse: Aos oitenta e dois anos e com uma saúde frágil, Olivia sabe que não lhe resta muito tempo. É a última da sua descendência e enfrenta uma escolha colossal: expor um segredo familiar há muito escondido ou levá-lo consigo para o túmulo. Olivia tem na sua posse cartas da sua falecida prima Catherine, uma freira que está a ser considerada para beatificação pela Igreja Católica, o último passo antes de ser santificada. Ao longo da sua vida, a Irmã Catherine fundara sete hospitais para crianças carenciadas. Agora é-lhe atribuída a cura de um menino de quatro anos que se encontrava a morrer com um tumor cerebral. As cartas que se encontram na posse de Olivia provam que, aos dezassete anos, Catherine deu à luz um rapaz, que entregou para adoção. Olivia conhece a identidade do pai, Alexander Gannon, que acabou por se tornar um médico de renome a nível mundial, cientista e inventor, detentor de patentes médicas. Hoje, duas gerações mais tarde, Monica Farrell, uma pediatra de trinta e um anos, neta de Catherine, é a herdeira legítima do que resta da fortuna familiar. Mas, ao contar a Monica quem ela é na verdade, Olivia estaria a trair o desejo de Catherine, revelando a história por trás das origens dela. A fortuna dos Gannon está a ser esbanjada pelos sobrinhos de Alexe pelos restantes membros da Fundação Gannon, que camuflam o seu estilo de vida exuberante com filantropia. As únicas pessoas que conhecem a escolha iminente de Olivia são as mesma que exploram a herança. E algumas delas farão tudo para silenciar Olivia…

Nas livrarias a 23 de Setembro.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Divulgação D. Quixote - Mons Kallentoft: Segredo Oculto em Águas Turvas

Sinopse: Chove torrencialmente sobre Skogsa, a relíquia medieval nos arredores de Linköping, e as grandes gotas caem sobre o corpo que flutua nas águas do fosso que rodeia o castelo. O advogado Jerry Petersson, o novo e rico proprietário, conhecido pelo seu espírito impulsivo e irascível, nunca mais resolverá novos casos. Chamada a investigar o crime, Malin Fors suspeita dos Fagelsjö, uma família aristocrática que, por problemas financeiros, foi forçada a vender a Jerry Petersson a propriedade há séculos na família. Mas seria isso motivo suficiente para o homicídio? Ou será que por detrás dos muitos milhões, das obras de arte valiosas, dos fatos caros e do sucesso nos negócios, Jerry Petersson não era quem parecia?

Nas livrarias a 24 de Outubro.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Divulgação ASA - Mary Westmacott: As Duas Irmãs


Sob o pseudónimo de Mary Westmacott, Agatha Christie escreve mais uma história que promete ser excelente:

Sinopse: Laura Franklin fica muito afetada pelo nascimento da irmã. Como seria de esperar, a encantadora bebé Shirley concentra as atenções da família. Os ciúmes de Laura são tão intensos que ela chega a desejar a morte de Shirley. Mas estes sentimentos negativos mudam drasticamente certa noite, quando, após um incêndio, jura protegê-la com toda a sua força e amor. Anos depois, quando Shirley começa a ansiar por liberdade e aventura, Laura terá de questionar os limites de uma relação que se tornou desigual. Terá o fardo do seu amor pela irmã tido um efeito dramático e irreversível sobre as suas vidas?


domingo, 18 de setembro de 2011

Jo Nesbo: Estrela do Diabo [Divulgação Editorial Livros D´Hoje]



Sinopse: Oslo sufoca no calor de verão, quando uma jovem é assassinada no seu apartamento. Um dedo é-lhe cortado, e um minúsculo diamante vermelho com o formato de um pentagrama – uma estrela de cinco pontas – é encontrado debaixo da sua pálpebra. O detetive Harry Hole é designado para investigar o caso com Tom Waaler, um colega de quem ele não gosta e em quem não confia. Tom trabalha para um bando de traficantes de armas – e é o assassino da sua antiga parceira. Mas Harry, um alcoólico inveterado, mal consegue aguentar o seu emprego, e a sua única hipótese é aceitar o caso. Cinco dias depois, outra mulher é dada como desaparecida. Quando o seu dedo cortado é encontrado enfeitado com um diamante vermelho com a forma de uma estrela, Harry receia que haja um serial killer à solta. Determinado a encontrar o assassino e a expor o corrupto Tom Waaler, Harry descobre que as duas investigações se fundem de um modo inesperado. Mas perseguir a verdade tem um preço, e em breve Harry dá por si em fuga e forçado a tomar decisões difíceis acerca de um futuro que pode nem viver para ver.
Sobre o autor: Jo Nesbø nasceu em 1960. É músico, compositor, economista e um dos escritores policiais mais elogiados e bem sucedidos da Europa. Já recebeu diversos prémios incluindo o Glass Key, o Riverton Prize, e o Booksellers Prize, e um dos romances da sua série de Harry Hole foi votado pelos leitores noruegueses, como o melhor romance policial de todos os tempos. Nesbø vive em Oslo e é a grande vedeta dos autores escandinavos.
Jo Nesbø já foi comparado a Ian Rankin, Michael Connelly e Henning Mankell. Os seus romances são best sellers por toda a Europa.