domingo, 30 de outubro de 2011

Divulgação ASA - Agatha Christie: O Assassinato de Roger Ackroyd


E é amanhã que se encontra à venda nas livrarias, o recente título de Agatha Christie, nestas capas comemorativas e, na minha modesta opinião, soberbas. Já li este livro e é simplesmente brilhante! Um dos melhores que li da autora!

Sinopse: Roger Ackroyd sabia de mais. Sabia que a mulher que amava envenenara o primeiro marido, um homem extremamente violento, e suspeitava que ela era vítima de chantagem. Quando ela é encontrada morta, ele não se conforma com o relatório médico que aponta para suicídio por overdose. Ackroyd desconfia de algo bem mais sinistro e quer encontrar respostas para as inúmeras perguntas que pairam ameaçadoramente no ar. Mas alguém está disposto a impedi-lo. Nem que, para tal, tenha de o matar.

Aconselho vivamente este livro!

Aquisições de Outubro

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Divulgação Chiado Editora - Casimiro Teixeira: Governo Sombra


Uma sinopse brilhante que apresenta o thriller do autor português, Casimiro Teixeira.

Sinopse
: Um thriller de conspirações políticas que retrata as vidas paralelas de dois homens; Um, desempregado, com ambições de ser escritor: desistiu da vida e da procura da felicidade, reencontrando-a ao receber uma estranha mensagem de uma amiga, que lhe encomenda a escrita de um livro sobre a sua vida, conduzindo-o numa viagem obsessiva por uma realidade ficcionada sobre um Portugal secreto e sinistro desconhecido por muitos.
O outro, um político empossado à força por um caciquismo familiar. Professor de história por paixão, torna-se secretário de estado por complacência dos interesses do falecido pai. Embarcam numa odisseia mirabolante de enganos e descobertas, na busca da confirmação da existência de uma ordem secreta, os Alquimistas, cujo plano efetivo para o nosso país, consiste no controlo absoluto do seu governo, e no domínio total da vontade dos seus cidadãos.
De Nova Iorque a Bruxelas, e por diferentes locais em Portugal, um atroz destino os espera, nesta história implacável, que mistura passado e presente, cheia de suspense e completamente imprevisível.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Divulgação Contraponto - Anne Holt: A Raíz do Ódio


Sinopse: Oslo, numa fria tarde de dezembro. Uma criança descalça anda perdida pelas ruas. Está prestes a ser atropelada por um elétrico, quando, no último momento, é salva por um desconhecido que surge do nada. Pouco depois, sussurra à sua mãe, a criminalista Inger Johanne Vik, ainda mal refeita do susto: «A senhora estava morta…» A partir daí, Johanne e a sua família veem-se envolvidas na investigação de estranhos homicídios.
Em Bergen, é assassinada a episcopisa local e o marido de Johanne, o detetive Yngvar Adam Stubø, é chamado a fazer parte da investigação. Em Oslo, sucede-se uma série de mortes de natureza diversa. Aparentemente, nenhum destes crimes tem ligação entre si, mas Johanne Vik acabará por descobrir que não é bem assim…

Nas livrarias a 4 de Novembro.


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Divulgação D. Quixote - Camilla Lackberg: Ave de Mau Agoiro


Sinopse: Um trágico acidente de viação. Uma vítima mortal.
Patrick Hedström é chamado ao local do acidente para tomar conta da ocorrência enquanto os habitantes de Tanumshede se concentram num evento sem precedentes na pequena localidade: é ali que vão decorrer as filmagens de um Reality
Show televisivo que já fez sucesso noutras pequenas cidades da Suécia. Uma oportunidade única para promover a região.
Ao mesmo tempo que Patrick Hedström tenta resolver o enigma que resultou do acidente de viação, as câmaras captam cada movimento dos participantes do programa televisivo, jovens problemáticos e irreverentes cuja convivência se torna mais difícil a cada momento, aproximando-se rapidamente do ponto de ruptura. Quando uma festa termina com a morte de um dos concorrentes que se tornou particularmente impopular, os colegas e a equipa de produção passam a ser os suspeitos óbvios. Haverá um assassino entre eles?

Nas livrarias a 14 de Novembro.


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Jo Nesbø- A Estrela do Diabo [Opinião]


Depois de alguns livros lidos oriundos da península escandinava, aderi àquela que se tornou moda actualmente, dos policiais nórdicos. Jo Nesbø, de nacionalidade norueguesa, é um excelente exemplo destes livros que andam em voga. Já tinha denotado o talento do autor nos demais livros, O Pássaro de Peito Vermelho e Vingança a Sangue Frio e ao ler A Estrela do Diabo, ainda mais convencida fico com o à vontade do autor nos enredos policiais.

Com a edição de A Estrela do Diabo, as capaz anteriores foram reformuladas, e na minha modesta opinião, todas elas estão bastante apelativas, e seduzem o leitor mais rapidamente.

Ora quem é fã inveterado de Jo Nesbø e tem acompanhado as suas investigações desde O Pássaro de Peito Vermelho, sabe que este apresenta um diferente registo em relação a Vingança a Sangue Frio, pelo que A Estrela do Diabo genericamente é bastante semelhante ao último livro, classificando-o assim como um puro thriller, de cortar a respiração, num ritmo absolutamente vertiginoso.

Neste que é o terceiro livro protagonizado por Harry Hole (tendo em conta a tradução portuguesa), um serial killer encontra-se à solta. Este serial killer mata mulheres, cortando um dos seus dedos e deixando um diamante vermelho em forma de pentagrama nos seus corpos. Harry Hole é destacado para investigar o caso em parceria com Tom Waaler, um colega de quem Harry tem fortes desconfianças.

O autor formula e desenvolve duas subtramas, bem fundamentadas, em que, por um lado Harry Hole é destacado para resolver os crimes que não são nada óbvios (neste plano há tpda uma ênfase na vida pessoal de Hole, nomeadamente o seu relacionamento com Rakel Fauke e Oleg). Por outro lado Hole cai no esquema de Waaler e arquitecta um plano engenhoso para desmascarar o seu colega corrupto.

Um livro carregado de simbolismo. O que significará o pentagrama? E Vena Amoris? E os esquemas dos crimes que têm como base o número cinco. Ainda um pormenor interessante, digno de ser destacado, é a existência de toda uma conjuntura face à raridade destes casos na Noruega. A sociedade norueguesa vê assim estes pontuais casos de serial killers como sendo uma consequência de uma praga americana. Não esqueçamos que, na altura em que o livro foi escrito, ainda não tinha ocorrido o massacre de Utoya, por parte de Anders Breivik.

Um protagonista de carácter mais frágil do que o comum na literatura, em que o alcoolismo é um problema, levando-o a dissociar-se das relações entre as demais personagens- Estamos a falar portanto de Harry Hole. Ainda assim, ele assume a sua força de vontade em desmascarar o seu colega Tom Waaler bem como deslindar os misteriosos casos dos crimes.

Tom Waaler, em oposição a Harry Hole, neste livro supera todos os requintes de malvadez já bem conhecidos pelo leitor através dos dois últimos livros. Waaler mostra finalmente, sem quaisquer rodeios, o homem sem escrúpulos que realmente é, deixando cair a sua máscara. De facto ele é um ser humano tão detestável que o leitor terá dificuldade em decidir se odeia mais Waaler ou o assassino dos pentagramas.

Um enredo engenhoso, rico em detalhes na disposição dos crimes bem como na descrição das personagens, incidindo sobre as suas histórias de vida, relações com outros personagens e estranhas mas chocantes preferências sexuais. Alguns procedimentos forenses, que ajudaram no despiste do verdadeiro criminoso, conferiram um toque interessante na narrativa. As últimas páginas, repletas de acção, fizeram com que a leitura do livro se tornasse algo compulsiva.

Sem dúvida uma saga promissora. Mal posso esperar pelo próximo livro em português de Jo Nesbo. Mais do que recomendar este livro, não posso deixar de aconselhar a leitura de Pássaro de Peito Vermelho e Vingança a Sangue Frio para acompanhar devidamente a história de Harry Hole, Tom Waaler, Beate Lønn, Rakel Fauke e tantas outras personagens que constantemente surpreendem o leitor nos seus dramas pessoais e histórias de vida, encaixando-se harmoniosamente no enredo policial. Recomendo este livro, sem qualquer reserva!


Passatempo Christian Mørk - Darling Jim (O Lado Negro da Sedução) - Resultado


Com a colaboração da Editorial Presença, a menina dos policiais tinha um exemplar deste livro para sortear. Desde já agradeço à editora e aos participantes que contribuíram para o sucesso deste passatempo. Com 249 participações, das 247 quais são válidas.
Desta forma, as respostas correctas eram:

1. Qual o grau de parentesco entre Moira e as raparigas mortas encontradas na casa?
Tia e sobrinhas

2. Em que aldeia ocorre este macabro triplo homicídio?
Malahide

3. Quem é Niall?
O jovem carteiro que descobre o diário das irmãs e decide investigar o que terá acontecido. (2 respostas erradas)

4. Onde nasceu o autor do livro, Christian Mørk?
Dinamarca

Após um sorteio no random.org, a vencedora é:



46 - Elisabete Oliveira (Mata Mourisca)

Muitos parabéns à vencedora! A todos os que tentaram e ainda não conseguiram, não desistam, terei todo o gosto de voltar a fazer passatempos! Boa sorte e boas leituras para todos!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Jeff Abbott - Adrenalina [Opinião]

Jeff Abbott é um fantástico contador de histórias de natureza thriller. Os seus enredos assemelham-se verdadeiramente a adaptações cinematográficas, tal é a carga de acção e reviravoltas subjacente em todos os seus livros. Foi a sensação com que fiquei há uns anos quando li Pânico, e este sentimento prevalece após ter lido o seu último livro, Adrenalina...

Este é o primeiro livro de uma série protagonizada por Sam Capra. Em Adrenalina é feita toda uma conjuntura de forma a que o leitor conheça profundamente a personagem, como o testemunho em primeira pessoa. Se resulta? Por um lado sim, acompanhamos todo o percurso de Sam em busca da verdade. Por outro lado, estamos sempre na dúvida se Sam será realmente uma vítima nesta encruzilhada.

Sam Capra é um jovem recém casado com Lucy, que está grávida de sete meses. Vivem em Londres onde tudo indica que são felizes. Um dia ele sai para o trabalho e a esposa telefona-lhe dizendo que precisa de falar com ele, obrigando Sam a sair do escritório. Este acaba por explodir, matando os colegas de Sam. A sua mulher desaparece no carro de um estranho homem com uma cicatriz... Assim, Sam tem um longo percurso pela frente para descobrir a verdade e acima de tudo o paradeiro da esposa e do filho. Terá sido ela uma traidora após três anos de vida em comum?

Apesar do livro não corresponder completamente às minhas preferências literárias, devo confessar que constituiu uma boa leitura. Isto devido sobretudo aos níveis de acção. Em todas as páginas o autor narra um acontecimento com proporções consideráveis na trama do livro. E os capítulos são breves e bastante acessíveis, fazendo com que o desfolhar das quase 500 páginas seja empolgante.

O livro contém algumas partes intensas, correspondentes a um nível de violência psicológica muito peculiar e talvez característica para o despiste de potenciais traidores na agência da CIA. Constitui uma viagem ao mundo do médio Oriente, onde impera a corrupção e crimes como tráfico de seres humanos, violações e pedofilia se tornam banais. Armas, muitas e variadas bem como a tecnologia de ponta são recorrentes em todo o enredo.
Não sendo eu expert em histórias de agentes secretos, por isso sou incapaz de avaliar o grau de veracidade deste tipo de tramas, senti que algumas passagens estavam incoerentes ou pouco realistas. São factos quase diminutos quando comparados com o ritmo vertiginoso do livro.

O desfecho, devo confessar, desiludiu-me. Isto porque o autor não vai ao cerne da questão e deixa em aberto alguns pormenores pelos quais o leitor ansiava conhecer. Ponto número 1: não esqueçamos que Adrenalina é o primeiro livro de uma série e como tal, o autor terá deixado propositadamente o final em aberto para que possamos ler quanto antes o segundo livro protagonizado por San Capra. Ponto número 2: dado este reparo, o leitor espera que a Civilização Editora publique o próximo livro quanto antes. O sucesso está praticamente garantido!

Embora o nome seja alusivo ao bar que serve de cenário em diversas cenas, penso que Adrenalina é o sentimento à flor da pele que o leitor experencia. Um livro que se constitui tenso, empolgante e cheio de reviravoltas. Sem sombra de dúvidas que daria um argumento brilhante para um filme de acção ao estilo de Hollywood. Seria um sucesso box office, aposto! À medida que lia este livro, eu imaginava Sam Capra como Jack Bauer da série televisiva 24, dada a semelhança em termos de acção.

Este livro apresenta-se como a clássica trama sobre espionagem e conspiração. Uns acrescentos ainda que superficiais mas extremamente dramáticos, sobre os já mencionados tráfico de mulheres e pedofilia, conferem uma maior dureza à história. Daí que recomendo aos fãs deste estilo de narrativas.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Divulgação Editorial Presença - Jonathan Santlofer: O Caderno da Morte

Sinopse: Do autor de A Anatomia do Medo, título já publicado nesta coleção, O Caderno da Morte é o segundo thriller protagonizado pelo detetive e retratista forense, Nate Rodriguez, que trabalha para a Polícia de Nova Iorque. Desta vez, Rodriguez é chamado a participar na equipa que está a investigar uma série de estranhos crimes e suicídios, aparentemente sem relação entre si. Espera-se que os seus extraordinários dotes de visualização intuitiva permitam levar à descoberta do autor do assassínio de um estudante universitário, mas Rodriguez apercebe-se entretanto de que se encontram perante um mistério de muito maior alcance. A escrita cativante e os esboços que Jonathan Santlofer contribuem em igual medida para o adensar do suspense e o desenrolar da intriga.

Sobre o autor: Jonathan Santofler é autor de cinco romances e um reconhecido artista plástico. As suas obras estão presentes no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, no Art Institute of Chicago e no Institute of Contemporary Art, em Tóquio, além de várias coleções privadas. A sua carreira ficcional começou em 1989, depois de ter perdido o equivalente a cinco anos de trabalho artístico no incêndio de uma galeria.


CITAÇÕES IMPRENSA ESTRANGEIRA:

«O mistério criado por Santlofer, com o recurso a desenhos de forte impacto, é perspicaz, eloquente e atinge profundamente o leitor.» em Booklist

«Com O Caderno da Morte, Santlofer amplifica os limites do thriller com esta poderosa mistura de arte e suspense que fazem dele “um dos mais intrigantes e inovadores escritores de ficção policial que surgiram nos últimos anos”.» em Chicago Tribune

«Inteligente, chocante e sedutor, com a sua prosa densa e rica de pormenores, este thriller vai seguramente agradar aos fãs de Michael Connelly.» em Library Journal

«O subtil componente gráfico intensifica o fascínio deste sólido romance de Santlofer sobre a investigação de um serial-killer em Publishers Weekly

«Não há dúvida que Santlofer sabe contar uma história excelente... A sua escrita é fluida e vívida, mas as ilustrações acrescentam uma outra dimensão ao suspense.» em San Francisco Chronicle

Nas livrarias a partir de 18 de Outubro.

Divulgação Porto Editora - Howard Gordon: O Obelisco

«O Obelisco», de Howard Gordon, produtor executivo da série «24», é uma das propostas da Porto Editora para Outubro. «Com base na minha experiência dos últimos oito anos, «O Obelisco» é um thriller alucinante», referiu Kiefer Sutherland, o Jack Bauer de «24».

Sinopse: No Sultanato de Mohan, no Mar da China, uma temível organização terrorista encabeçada por Abu Nasir tem gerado o caos para impor o seu poder no território.
Gideon Davis, homem de confiança do presidente norte-americano, responsável pela resolução de vários conflitos diplomáticos um pouco por todo o mundo, é enviado para a região para fazer aquilo que melhor sabe: resolver o conflito sem recorrer às armas.
Era apenas mais uma missão até que Abu Nasir toma de assalto o Obelisco - uma importante plataforma petrolífera -, ameaçando implodir a estrutura no espaço de 24 horas caso as suas pretensões não sejam atendidas.
Desta vez, para manter a paz, Gideon tem de criar uma guerra.


Passatempo Christian Mørk - Darling Jim (O Lado Negro da Sedução)


Desta vez, e em parceria com a Editorial Presença, a menina dos policiais tem para sortear um exemplar do livro Darling Jim- o Lado Negro da Sedução de Christian Mørk. Para participar no passatempo, tem apenas de responder acertadamente a todas as questões seguintes:

Regras do Passatempo:

-O passatempo começa hoje dia 12 de Outubro de 2011 e termina às 23.59h do dia 19 de Outubro de 2011;

-O participante vencedor será escolhido aleatoriamente;

-O vencedor será contactado via e-mail;

-Apenas poderão participar residentes em Portugal e só será permitida uma participação por residência.

- Se precisarem de ajuda, podem consultar aqui:
Só me resta desejar boa sorte aos participantes!!!



sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Packs Editorial Presença

A nova promoção disponível por parte da Editorial Presença, como forma de incentivo à leitura, consiste em packs de dois livros, extremamente apelativos. Ora vejam lá aqui se eu não tenho razão... :)

Grande destaque para os packs Thriller e Policial!

Campanha disponível até dia 16 de Outubro!




quinta-feira, 6 de outubro de 2011

John Darnton - A Profecia de Neandertal [Opinião]

Opinião de Ricardo Grosso:

É sempre ingrato um historiador fazer a crítica de um livro cuja narrativa gira em torno de questões que têm sido alvo de aceso debate entre historiadores, arqueólogos e antropólogos desde há décadas. Terão os Neandertais coexistido com a espécie Homo Sapiens Sapiens (vulgo Homem Moderno)? E desse modo, como e porque se terão extinto os primeiros e como se tornaram, os segundos, a espécie dominante em todo o planeta?

São estas as principais questões que nos acompanharão ao longo de todo o livro. Uma obra do jornalista e escritor norte-americano John Darnton, um autor galardoado já com o prémio Pulitzer, mas, aparentemente, pouco conhecido no nosso país.

No início da narrativa começamos por ser introduzidos a um enigma (fictício), denominado enigma de Khodzant, que tem intrigado investigadores e académicos desde os finais do séc. XIX e cuja referência é uma constante ao longo de toda a história, sendo esclarecido apenas no final. O que, a meu ver, acaba por ser o aspecto mais interessante da narrativa, uma vez que a meio do livro temos a sensação de ter desvendado já todos os mistérios do enredo, à excepção do referido enigma.

Efectivamente, a trama deste livro atalha por questões que não são necessariamente novas. Desde logo, o avistamento de figuras humanas, mas de aspecto grotesco e símio, nas montanhas Pamir (uma cordilheira que abarca território do Paquistão, Afeganistão, Tajiquistão e China) remete-nos quase imediatamente para os sobejamente conhecidos relatos de avistamentos de yetis nos Himalaias ou de bigfoots na região fronteiriça entre os Estados Unidos e o Canadá. O desaparecimento de um eminente investigador que procurava vestígios de Neandertais nessa zona montanhosa e o recrutamento de dois investigadores rivais no campo académico, mas com um passado em comum, também não traz grande novidade à narrativa, tanto mais que os investigadores recrutados, Matt Mattison e Susan Arnot, rapidamente se tornam os protagonistas da obra.

A subida às montanhas e o encontro com o investigador desaparecido parecem ser narrados a uma velocidade alucinante, em vez de uma narrativa mais fluída e demorada que certamente acrescentaria uma maior dose de realismo à mesma, sem que tal se traduzisse, necessariamente, num grande acréscimo de páginas. Bastará, para tal, ler O Codex Maia, da autoria de Douglas Preston, para se perceber que, embora perante a narrativa de algo fictício, importa dar algum realismo às descrições e que a subida a uma das montanhas mais altas do mundo não se deverá fazer em 20 ou 30 págs.

Porém, após este aspecto, do meu ponto de vista, menos positivo, percebemos porque é que o autor quis que os seus protagonistas chegassem tão depressa ao cume da montanha, uma vez que será aí que verdadeiramente começa a trama e onde ocorrerão os eventos determinantes para o desfecho do enredo. Desse modo, quase que damos por nós a desculpar John Darnton por ter posto os protagonistas a subir cerca de 7000 metros à velocidade de um foguete.

Se gostam de narrativas sobre enigmas históricos, com uma dose de romance e um leve cheirinho a thriller e estão-se nas tintas para a originalidade da narrativa, então poderão achar este livro interessante. Se, pelo contrário, procuram narrativas inovadoras ou emoções muito fortes, então desaconselho fortemente esta obra.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Cantinho do mês - Blog Labirinto dos Livros

Hoje tive uma excelente notícia à hora do almoço!
O Blog Labirinto dos Livros dedica uma secção denominada Cantinho do Mês a um blogue e adivinhem quem foi o escolhido para o Cantinho do Mês em Outubro? A Menina dos Policiais.. Fico mesmo feliz! Bastante até! Porque nunca pensei que o blog fosse assim reconhecido. E como disse à Filipa Moreno, a administradora do Labirinto dos Livros, este é um blog que se especializa apenas em policiais. Por isso ou se adora (quando se é fã de thriller ou policiais) ou se odeia... Se calhar é dirigido apenas a um publico alvo mais fã deste tipo de leituras, embora eu no meu íntimo adoro desafiar as pessoas a embarcar numa leitura deste género ;)
É um projecto tão fantástico como tem sido a experiência de falar com as editoras e com os seguidores e trocar experiências literárias! Por isso muito agradeço à Filipa Moreno e ao seu blog pela menção honrosa!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Christian Mørk - Darling Jim: O Lado Negro da Sedução [Opinião]


Rodeado por um mediatismo fora do comum via rede social Facebook, o livro Darling Jim - O Lado Negro da Sedução foi lido e apreciado antes da sua saída em mercado, e comentado à medida que os leitores desfolhavam as trezentas e poucas páginas. E eu tive o privilégio de ler este excelente livro!

De facto um lançamento tão peculiar como este esteve à altura deste livro que alia os mais diferentes géneros, de uma forma muitíssimo bem conseguida. Desde o policial convencional, um toque de dramatismo e emoções fortes subjacentes em toda a história até à menção de lendas tradicionais da Irlanda num ambiente gótico, quase como retirado da mente do afamado realizador Tim Burton. É um livro diferente, mas que prende o leitor desde a primeira página.

O enredo começa quando um carteiro idoso de Malahide espreita através da ranhura de uma porta e vê o corpo morto de uma mulher com quem ele ocasionalmente tomava uma chávena de café. Moira Hegarty. A polícia descobre mais dois corpos no andar de cima - mulheres jovens que aparentam ter morrido de fome dentro de uma sala trancada. Tratam-se das jovens sobrinhas da também falecida Moira. O jovem Niall Cleary, substituto do carteiro Desmond, encontra um diário que outrora pertenceu a uma das jovens mortas, Fiona Walsh em que detalha a sua vida, enaltecendo a frase: "Nós amamos um homem chamado Jim sem conhecer sua verdadeira natureza. " Fiona e Roísin têm uma terceira irmã, Aoife, cujo paradeiro desconhece-se...

O primeiro pormenor que salta à vista é o seguinte: Christian Mørk é dinamarquês, mas escreve uma história passada na Irlanda. A capacidade do autor na descrição dos vários cenários irlandeses bem como a narrativa de certas lendas populares é ilimitada. O enredo é riquíssimo e Mørk intercala-o com histórias do folclore irlandês, quebrando a monotonia do texto (se é que há realmente monotonia numa história tão bem conseguida!)
Daí que tenha sido importante que o autor tenha intervalado dois diários das irmãs Fiona e posteriormente o de Roísin, com estes episódios lendários e a própria da narrativa actual em que o carteiro Niall decide investigar o que terá acontecido.

O tom do gótico é conseguido graças às várias descrições de violência psicológica causadas por um amor doente e obsessivo, bem como os planos de infligir dor física dados adquiridos através da leitura de ambos os diários. Estes são arrepiantes (embora denote uma lucidez bastante avançada para quem está sujeita a maus tratos e a fome) e vão continuamente desenterrando segredos obscuros do passado das três irmãs, Jim e da tia Moira. O diário de Fiona corrobora o de Roisín e ambos complementam-se e ajudam a perceber o que realmente desencadeou a morte das mesmas. Apenas tive pena de não estarem mencionados os registos da terceira irmã Aoife, pois fiquei com uma enorme vontade em ler o seu ponto de vista em relação a Jim.

Exceptuando talvez as narrativas das lendas, todo o enredo é bastante plausível e perfeitamente natural. Afinal quantos de nós é que não se apaixonaram já pela pessoa errada? E quantos de nós não faria de tudo para tê-la nos seus braços? E conhecermos tão bem essa pessoa a ponto de garantir que é um ser humano sem maldade? Por isso, na minha opinião, o autor apenas fez uma extensão de algo tão natural aos seus limites mais mórbidos e obsessivos.

Achei as personagens extremamente complexas mas não deixando de ser reais. Desde Jim, dotado de uma estranha mas aparentemente natural conotação sexual, exercendo uma atracção inexplicável sobre as várias personagens femininas do livro; Fiona, a professora entendida na temática do Egipto e que tenta a todo custo lutar contra a atracção que sente por Jim, as irmãs gémeas, que partilham desde mesmo sentimento; a tia Moira que vendo escapar por entre os dedos o seu sonho, mostra um espírito vingativo tão acentuado quanto o poder atractivo da personagem masculina.

A parte do folclore irlandês incide fundamentalmente sobre dois irmãos gémeos Ned e Euan, com uma forte posição no país no ano de 1177. Com uma importância carismática, o lobo é o animal que se destaca nesta fase da história.
Não sendo eu apreciadora de narrativas de cariz histórico, li com alguma ansiedade as cenas de batalhas (e quem leu os autores Stephen Lawhead e Bernard Cornwell consegue garantir, mais do que eu, a veracidade e autenticidade destas descrições)
. No meu íntimo algo me garantia uma relação entre esta narrativa e a do diário das irmãs. Comecei a tecer inúmeras teorias que permitissem ligar estas acontecimentos de forma lógica. Felizmente, nenhuma destas especulações se verificaram e o desfecho acabou por ser surpreendente!

Um enredo intrincado que explora os limites obscuros da mente humana! Um livro que dada a sua riqueza satisfaz os leitores apreciadores de fantasia, de policial ou apenas fãs do dramático. Recomendo vivamente!