terça-feira, 31 de maio de 2016

A Estante está mais cheia [Maio 2016]



Maio foi o descalambro. E note-se que não estou a contar as aquisições da Feira do Livro de Lisboa! Comecemos pela foto de baixo: descobri que na Feira do Relógio se vendiam livros e trouxe estes por 10€. As outras compras poderão encontrar nos posts alusivos à feira do livro deste ano.
Na foto de cima, Irmãs veio da Jacarandá e Sinto a Tua Falta da Editorial Presença, a quem dirijo os meus agradecimentos. Obrigada também às editoras Suma de Letras que enviou O Livro dos Baltimore e à Planeta pelos dois primeiros livros da trilogia de Báztan (já li o Guardião Invisível mas vou querer estas edições na estante!). O Apelo do Anjo será a minha estreia com o autor Guillaume Musso e estou muito curiosa! Já o erótico fecha a trilogia de Meredith Wild que tenciono ler no verão.
Grata à Bertrand pelo envio do Assassino da Cinderela! Sou grande fã da Mary Higgins Clark. Obrigada, Porto Editora, representada neste caso pela chancela Livros do Brasil, por me interessarem na colecção Vampiro. Não vou perder os próximos volumes!

E o vosso Maio literário? Muitos livros por aí?

Delphine de Vigan - A Partir de Uma História Verdadeira [Divulgação Quetzal]


Data de publicação: Maio 2016
  
               Título Original: D'après une histoire vraie
               Preço com IVA: 18,80
               Páginas: 400
               ISBN: 9789897222993 

Sinopse: A história é contada na primeira pessoa, com Delphine, a narradora, como uma das duas personagens. Todos os nomes são de pessoas reais: o da autora/narradora, o dos filhos, do namorado… A história é aparentemente autobiográfica e, no entanto, torna-se a certa altura um jogo de espelhos, em que é difícil discernir entre realidade e ficção. Nada previsível, cheio de surpresas, com um suspense crescente (chega a ser atemorizante), mantém o leitor literalmente agarrado até ao fim(*). Delphine crê que a sua incapacidade de escrever terá coincidido com a entrada de L. na sua vida. L. é a mulher perfeita que Delphine gostaria de ser: muito bonita, impecavelmente cuidada, de uma grande sofisticação e inteligência. L. está também ligada à escrita - é escritora-fantasma. L. insinua-se lenta mas inexoravelmente na vida de Delphine: lê-lhe os pensamentos, adivinha-lhe os desejos e necessidades, termina-lhe as frases, torna-se totalmente indispensável - é a amiga ideal. Mas, aos poucos, sabemos que ela conseguiu isolar Delphine (afastando toda a gente), que lhe lê os diários, a correspondência, que se faz passar por ela! E quer demover Delphine de escrever o livro que esta está a preparar, obrigando-a a escrever a obra que ela (L.) quer: Introduz-se, assim, na vida da amiga de forma insidiosa, permanente, por fim violenta, controlando tudo. É aqui que há um volte-face na intriga - até aí muito perto do real - e uma possibilidade autobiográfica. O fim é maravilhosamente surpreendente. O seu livro anterior, Rien ne s’oppose à la nuit, em que conta a história da mãe, vendeu cerca de um milhão de exemplares em França e teve vendas na casa das dezenas de milhares em Espanha. 

Sobre a autora: Vive em Paris. Aplaudida pela crítica e consagrada pelo grande público, é autora de vários romances, entre os quais Nô e Eu, que venceu o Prémio dos Livreiros em 2008. Traduzido em mais de 25 países e adaptado ao cinema em 2010, ultrapassou, só em França, a marca dos 750 000 exemplares, sendo um dos romances mais lidos dos últimos anos. Com Rien ne s’oppose à la nuit, o seu último livro, Delphine de Vigan conquistou o prestigiado Prémio Romance Fnac, em 2011. Nô e Eu é o seu primeiro livro traduzido em Portugal.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Feira do Livro de Lisboa: Sugestões [Planeta]

Ora bem, chegámos à Planeta e as minhas recomendações recairão no livro O Pai de Roslund e Thunberg. Ainda não escrevinhei a sua opinião (estou em falta) mas o livro é um poderoso retrato de uma família de criminosos. Fica a promessa de escrever em breve as minhas considerações mais concisas da obra. 
Não poderia deixar de recomendar O Guardião Invisível de Dolores Redondo. Gostei imenso desse livro que mescla a história policial com o misticismo da região basca. Na minha mesa de cabeceira reside o sucessor, O Legado dos Ossos. Estou extremamente curiosa!
Por falar em curiosidade, creio que todos os leitores têm os olhos postos no livro que sairá dia 1, A Viúva de Fiona Burton, pelo que será, com certeza, uma potencial sugestão para as suas compras no stand da Planeta.


Heather Gudenkauf - Teia de Mentiras [Divulgação TopSeller]


Data de publicação: 23 Maio 2016

               Título Original: Missing Pieces
               Preço com IVA: 18,79
               Páginas: 320
               ISBN: 9789898839879

Sinopse: Jack Quinlan viveu assombrado durante décadas pelo assassínio brutal da sua mãe, cujo corpo foi ele que encontrou, em adolescente, no celeiro da quinta da família. Na altura, o caso abalou a pequena cidade de Penny Gate, à qual Jack evitou regressar durante anos.
O passado nunca fica esquecido
Quando a sua tia Julia sofre um acidente e acaba em coma no hospital, Jack e a mulher, Sarah, veem-se obrigados a enfrentar o passado de que Jack vinha a fugir. À medida que a verdade sobre o acidente de Julia começa a revelar-se e este se transforma num caso de polícia, Sarah apercebe-se de que nada sobre a família do marido é o que aparentava ser.
Onde está a verdade?
Apanhada numa teia de mentiras e de perguntas sem resposta, Sarah mergulha no confuso passado de Jack à procura da verdade. No entanto, quanto mais se vê envolvida, mais difícil se torna para ela escapar de uma realidade para a qual poderá não estar preparada.

Sobre a autora: Heather Gudenkauf é uma autora norte-americana, bestseller do New York Times e do USA Today, que já conta com cinco romances publicados.
Nascida no Dakota do Sul e criada no Iowa, desde muito pequena que se apaixonou pelos livros e encontrou na leitura o seu lugar de eleição, tornando-se uma leitora voraz e plantando, assim, a semente da escrita. Licenciou-se em Educação e tornou-se professora, ocupação que ainda exerce em paralelo com a sua atividade de escritora.
Saiba mais sobre a autora em www.heathergudenkauf.com

Imprensa
«Uma leitura frenética que conquistará os fãs de thrillers psicológicos.» 
Booklist

«Viciante.» 
Marie Claire

«Uma leitura memorável.» 
Sunday Express

«Mantém o suspense até à última página.» 
Bookpage

Fiona Barton - A Viúva [Divulgação Planeta]

 

Data de publicação: 1 Junho 2016

               Título Original: The Widow
               Preço com IVA: 17,99
               Páginas: 360
               ISBN: 9789896577568

A autora, Fiona Barton, jornalista de investigação - vencedora do prémio Jornalista do Ano pela British Press Awards -, que teve em mãos assuntos polémicos, como o Caso Maddie, serve-se magistralmente dos seus conhecimentos jornalísticos e de investigação criminal. Uma trama complexa, um narrador potente, uma escrita que prende o leitor até à última página e um desfecho inesperado e brilhante.

Sinopse: A Mulher
A existência de Jean Taylor era de uma banalidade abençoada. Uma boa casa, um bom marido. Glen era tudo o que sempre desejara na vida: o seu Príncipe Encantado. Até que tudo mudou.

O Marido
Os jornais inventaram um novo nome para Glen: monstro era o que gritavam e lhe chamavam. Jean estava casada com um homem acusado de algo impossível de imaginar. E à medida que os anos passaram sem sinal da menina que alegadamente raptara, a vida de ambos foi sendo escrutinada nas páginas dos jornais.

A Viúva
Agora, Glen está morto e pela primeira vez Jean está só, livre para contar a sua versão da história.

Jean Taylor prepara-se para nos contar o que sabe.
Quatro anos após o desaparecimento de Bella Elliot, de dois anos, Glen Taylor é atropelado por um autocarro e morre. Glen era o principal suspeito no caso de Bella, mas foi absolvido após provas cruciais serem dadas como inadmissíveis.
Após a morte, a sua mulher Jean é, de novo, o foco das atenções dos jornalistas. Jean convida a jornalista Kate Waters para ir a sua casa para uma entrevista. Ao mesmo tempo Bob Sparkles ainda está a investigar o caso de Bella, apesar de ter sido afastado duas vezes, porque os superiores estavam preocupados com a sua obsessão pelo caso.
As perguntas de Kate a Jean e as respostas dela são reveladoras de que Jean sabe mais sobre o envolvimento do marido, no rapto.  

Sobre a autora: Natural de Cambridge vive no sudoeste da França. Fiona Barton tem aprendido e trabalhado com jornalistas de todo o mundo.
Foi jornalista principal do Daily Mail, editora de noticiário no Daily Telegraph e jornalista principal no Mail on Sunday, onde foi considerada a Jornalista do Ano pela British Press Awards. A Viúva é o seu primeiro livro. 

Imprensa
«Eu li A Viúva com a crescente sensação de que estava folheando as páginas do novo A Rapariga no Comboio deste ano. Todos os ingredientes para um grande best-seller e de um romance de que todos irão falar.»
The Bookseller

«[Uma] história incrível... com um hipnotizante narrador nada confiável...que lhe dará cabo da cabeça.» 
Oprah.com

«Barton tece habilmente uma história que nos lembra que de facto podemos ser enganados por outros, mas que podemos enganar-nos com facilidade.»
USA Today

«[Jean é] um enigma fascinante... Barton sabe como elevar a fasquia da tensão.» 
The New York Times



Feira do Livro de Lisboa: Sugestões [Clube do Autor]

Do Clube do Autor têm surgido ultimamente alguns livros interessantes. Ora vejamos: mais recente é o Numa Floresta Muito Escura de Ruth Ware. Gostei bastante dos contornos sombrios daquele cenário e da despedida de solteira que deu para o torto...  Recentemente foi publicado A Memória de David Baldacci, um autor que quero ler mais. O pouco que li recomendo, no entanto.
Contudo, o livro que me deixou speechless desta editora é, para mim, Irène de Pierre Lemître. Não preciso de tecer mais considerações sobre este livro.
Foi com bastante prazer que li O Sítio Secreto de Tana French. Apesar de ser passado num mundo demasiado juvenil, o livro proporcionou um bom mistério. Para quem aprecia thrillers com um cariz mais histórico, sugiro A Abadia dos Cem Pecados de Marcello Simoni.  


terça-feira, 24 de maio de 2016

Feira do Livro de Lisboa: Sugestões [TopSeller]

Do grupo Editora 20/20 falarei apenas sobre os títulos da TopSeller visto que ainda não li nenhum livro das outras chancelas. Pode parecer algo presunçoso mas recomendaria qualquer thriller da TopSeller pois ainda não me senti defraudada com nenhum livro do género do seu catálogo. 
As minhas recomendações? Recaem sobretudo em: M. J. Arlidge (damn como adoro o Arlides, como carinhosamente lhe chamo). Já foram publicados quatro livros e o melhor é que o autor estará na FLL nos dias 10, 11 e 12 de Junho! Qualquer dos títulos é, na minha modesta opinião, brutal e recomendo a série protagonizada por Helen Grace. A seguir o mesmo caminho vai o Chris Carter. Adorei O Assassino do Crucifixo! Um livro simplesmente viciante! De James Patterson recomendo, sobretudo os da série Alex Cross. Gosto mesmo muito. 
Em matéria de thriller psicológico, saliento o Vidas Roubadas de Mary Kubica. Fiquem de olho também no primeiro livro da autora, Não Digas Nada, este já mais antigo. Outro thriller psicológico mas de contornos sobrenaturais é o Gémeas de Gelo de S. K. Tremayne. Recordo-me de ter ficado uma tarde de fim de semana a ler na cama, de tão compulsiva que esta leitura foi para mim.


Feira do Livro de Lisboa: Sugestões [Penguin Random House]

A editora, que compreende as chancelas Alfaguara, Suma de Letras, Arena e Nuvem de Letras, publicou excelentes livros do género. Eis as minhas considerações de alguns títulos da Alfaguara e Suma de Letras:

Suma de Letras
Não posso deixar de recomendar os dois primeiros volumes da série protagonizada por Sebastian Bergman, Segredos Obscuros e O Díscipulo. Finda a leitura das obras, fica uma natural vontade de ver publicados os restantes. A dupla Hjorth & Rosenfeldt ainda dará que falar. 
Também da editora, o thriller psicológico que apoquentá-lo-á: Doce Tortura de Rebecca James. Uma agradável surpresa que me levou a comprar de imediato a outra obra da autora, Não Há Bela Sem Senão. Não, não o li... hei de lá chegar!
Ainda neste género, Pura Coincidência de Renée Knight agradou-me muito! A história de uma mulher que vê publicada a sua história num livro. Simplesmente aterrador.
Um misto de terror e fantasia caracteriza a trilogia Wayward Pines. Três livros que me sugaram para um mundo tão peculiar. Gostei mesmo muito desta trilogia.


Alfaguara
As minhas sugestões recaem sobre três títulos, ainda que um não seja propriamente uma novidade. Falo de A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert de Joel Dicker. O autor estará na Feira do Livro de Lisboa dia 29 de Maio às 17h, no stand da editora a autografar a mais recente obra O Livro dos Baltimore. A avaliar pelo antecessor, será um livro imperdível. O Jantar de Herman Koch foi também uma agradável surpresa e garantidamente irá chocar o leitor sobre o caso descrito, inspirado em factos verídicos.

Feira do Livro de Lisboa: Sugestões [Editorial Presença]

A Feira do Livro de Lisboa aproxima-se a passos largos e, como é habitual, reúno uma série de thrillers que são a minha proposta de compras no evento. Este será o primeiro post. Os seguintes serão dedicados a outras editoras.
Com certamente saberão, a Editorial Presença conta com duas chancelas (vou deixar de fora, pelo menos por enquanto, a Manuscrito por ainda não ter lido nada publicado pela mesma).

Editorial Presença
As novidades dentro do género e que recomendo são: Desejo de Vingança de Jussi Adler-Olsen que sucede ao Guardião das Causas Perdidas. Suponho que, por ter sido editado em Junho de 2014, o título esteja abrangido na Hora H. Ambos tiveram direito a uma adaptação cinematográfica, no entanto, os livros são bem melhores! Recomendo ainda um livro que li há pouco tempo e do qual vos falei recentemente, Sinto A Tua Falta de Harlan Coben. Como já vos confessei, tenho um crush pelas colecções O Fio da Navalha e Minutos Contados.
Em termos de Grandes Narrativas, li A Filha Desaparecida. Embora tenha gostado bastante da história, senti-me algo desiludida com o final. Tenho constatado, no entanto, que esta minha percepção não é consensual. Tenho encontrado leitores que gostaram bastante do livro e do desfecho. Por isso, tirem as vossas próprias conclusões e leiam a obra. Estou é deveras curiosa com um outro livro que sairá nos próximos dias, intitulado Maestra de L S. Hilton.

  
Marcador
Desta chancela, ainda não foram destronados da minha preferência os livros de Peter May: A Casa Negra e Um Homem Sem Passado. Creio que o primeiro livro estará disponível na Hora H. Sem Regras de John Sandford surpreendeu-me bastante não só pela história como pelo seu ano de publicação original que remota aos anos 80. Pareceu-me um livro bastante inovador. Mas as novidades que sugiram foram as reedições de duas obras alvo de adaptações cinematográficas que vi e que gostei imenso (por isso os livros serão, certamente, melhores). Falo de Clube de Combate de Chuck Palahniuk e Psicopata Americano de Bret Easton Ellis. Tenho-os debaixo de mira!


Jacarandá
Terei que recomendar, pelas razões óbvias, O Som do Silêncio de Rosamund Lupton, uma obra que se caracteriza por um ambiente claustrofóbico. De S. J. Watson o título Segunda Vida agradou-me muito, sendo também um alerta sobre os perigos da internet. Há dias terminei Irmãs de Claire Douglas e palavras para quê? Fiquei rendida à promissora Claire Douglas.


Podem também ver a lista dos livros do dia aqui

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Tibor Rode - O Vírus Mona Lisa [Divulgação TopSeller]


Data de publicação: 23 Maio 2016

               Título Original: Das Mona Lisa Virus
               Preço com IVA: 20,99
               Páginas: 448
               ISBN: 9789898839893

Sinopse: Nos Estados Unidos, as participantes num concurso de beleza desaparecem misteriosamente. Mais tarde, algumas delas aparecem totalmente desfiguradas. Em Milão, o mural A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, é destruído, tal como em Leipzig uma das torres da Câmara Municipal. Entretanto, alguém espalha um vírus informático em todo o mundo, que altera sistematicamente os ficheiros de fotografias para desfigurar os rostos humanos.
A resposta está na Mona Lisa.
Quando a especialista Helen Morgan vê a sua filha ser raptada e é chantageada para roubar a Mona Lisa do Museu do Louvre, ela acaba por descobrir um criminoso perigoso e obcecado que vai ter de enfrentar até ao imprevisível desfecho final.
Num crescendo de ritmo e ação, este é um thriller de conspiração internacional com um final alucinante, que os amantes do género não podem perder.

Sobre o autor: Tibor Rode nasceu em 1974 em Hamburgo. Antigo jornalista, é atualmente advogado especializado em Direito Económico e professor na Universidade da sua cidade-natal.
O Vírus Mona Lisa foi o livro que o elevou ao estrelato. Altamente aclamado pela crítica, Tibor Rode já foi comparado ao norte-americano Dan Brown. Vive com a família e o seu cão nos arredores de Hamburgo.
Saiba mais sobre o autor em: www.tibor-rode.de

Imprensa
«Comparável a Dan Brown.» 
Peter Hetzel, crítico literário

«Uma obra cativante desde a primeira página.» 
Hamburger Morgenpost

«O prazer da leitura no seu melhor.» 
Frankfurter Stadtkurier


domingo, 22 de maio de 2016

Dia do Autor Português

Parece que hoje, dia 22 de Maio, se celebra o Dia do Autor Português. Confesso que é uma grande falha minha ler obras de autores nacionais, todavia, não quero deixar de salientar alguns que, através das suas histórias, se tornaram inesquecíveis. Admito ainda, com bastante vergonha, que ainda não li um dos autores mais emblemáticos português no género Policial, Francisco José Viegas. Quero muito adquirir alguns títulos dele na Feira do Livro de Lisboa.


Pedro Garcia Rosado dispensa apresentações. É autor de três trilogias: O Estado do Crime (Bertrand), Não Matarás (ASA) e As Investigações de Gabriel Ponte (TopSeller), estas últimas já as li e gostei imenso. Guardo O Estado do Crime pois temo não ter mais livros para ler dele. Não é estranho? Também ainda não li A Guerra de Gil, livro ofertado pelo próprio Pedro numa Feira do Livro de Lisboa, há dois anos, num evento em que participei. Podem ler aqui as minhas opiniões sobre os livros supra referidos.


Nutro um grande carinho pelo autor Nuno Nepomuceno e sinto-me grata por ter participado na apresentação dos seus livros. Por estas razões, a trilogia Freelancer tem um lugar cativo na minha estante. O Espião Português é, provavelmente, o único livro que tenho em duplicado na prateleira. 
Os livros do Nuno despertaram o meu interesse até então ao mundo desconhecido dos livros de Espionagem. Aqui se encontram os meus pareceres sobre a trilogia. 

 

L. Ville e Ela Cantava Fados de Fernando Sobral foram policiais bastante interessantes que espelham com realismo a cultura portuguesa. Apesar de os ter lido há algum tempo, ainda me recordo de ter andado pelas ruas de Lisboa, sem sair de casa, a investigar sobre a morte da fadista. Estas foram as minhas opiniões sobre as obras.


O Bruno Franco é também um outro promissor autor de policiais. Sinto um grande carinho por ele e pela história de Contagem Decrescente. Ainda não li O Novo Membro mas não há de tardar. Tenho vindo a adiar a sua leitura pois na obra que li, é-nos desvendado muito sobre o livro antecessor. 
A minha opinião? Está aqui.

 

Na minha estante também vivem os livros do Vasco Ricardo. O autor, que é também blogger no blog Viajar Pela Leitura, escreveu A Trama da Estrela e O Diplomata, livros que estimo com muito carinho e que me proporcionaram boas leituras. Estas foram as minhas opiniões dos mesmos. 

 

Nunca me irei esquecer do Justino, o protagonista de O Filho de Ninguém da autora Olívia Darko, pseudónimo de Débora Afonso. Recordo-me da tarde em que passei a ler este livro e do impacto aterrador que caracterizou o desfecho. É uma autora promissora e, pessoalmente, gostaria que tivesse mais obras. Sou sua fã! Saibam aqui porquê.

 

No início do ano passado, recebi um email de uma autora que escreveu um thriller e gostaria de ser lida pela Menina dos Policiais. Rose foi o primeiro livro de Patrícia Silva e os seus contornos sombrios bem como o cenário claustrofóbico foram os pontos fortes de uma leitura plazerosa e cujos detalhes podem ser lidos neste link.


O Baloiço Vazio de Carla Lima conta uma história com contornos obsessivos e que li num abrir e fechar de olhos. Convosco, as minhas considerações sobre esta obra.

Neste dia do Autor Português, agradeço-vos por me terem proporcionado bons momentos literários!

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Claire Douglas - Irmãs [Opinião]

Sinopse: AQUI

Opinião: Romance de estreia de Claire Douglas, Irmãs é um sólido thriller psicológico. Apesar da sinopse, na minha opinião, não ser a mais explícita (muito sinceramente achei que a trama falava de crianças), devo dizer que o livro superou as expectativas em torno do mesmo.

Logo no início, o leitor é confrontado com um acontecimento trágico na vida de Abi: a sua irmã gémea morreu num acidente com contornos bastante duvidosos. É em Bath, uma terreola inglesa, que Abi conhece Bea e sente uma empatia inexplicável com esta ao ponto de se mudar para a casa dela. O que torna a situação ainda mais insólita é o facto de Bea ter também um irmão gémeo. É então que começa a acontecer algumas situações estarrecedoras...

O ponto forte deste livro é, indubitavelmente, a forma como é definida a relação das personagens, desconhecendo até ao final, quem é o herói e o antagonista. Instala-se a dúvida das verdadeiras intenções de Bea e da vida de Abi antes de conhecer esta personagem ainda que haja capítulos narrados por Abi, e esta revela aos poucos o que aconteceu realmente com a irmã. Algo de muito errado provocara a morte de Lucy.
Até o cenário se coadunou com a acção. O tempo característico de Londres (e arredores), ora soalheira ora chuvosa, foi para mim quase como um presságio de acontecimentos sombrios que se pautavam na aparente felicidade de Abi nesta nova etapa. Todavia fugir a um acontecimento trágico como a morte da irmã é impossível.

Há uma caracterização muito peculiar das personagens, para ser sincera, não senti empatia por nenhuma destas justamente por me sentir confusa sobre quem seria a vítima e a "agressora", não obstante sentir que era engolida para a casa dos irmãos Bea e Ben, para aquele mundo movido por uma estranha obsessão. Durante todo o livro, duvidei sobre a identidade de quem se sentiria assim ao ponto de querer magoar com malícia. A trama recorre muito à intriga e manipulação de factos.

Muitos acontecimentos arrepiantes se sucedem até ao clímax: uma conclusão brilhante que está debaixo do nariz dos leitores durante toda a trama. No entanto, senti-me sempre tão ludibriada pelas situações estranhas que envolviam os irmãos e Abi que nunca equacionei a explicação que Claire Douglas magistralmente orquestrou para explicar este mistério.

Estamos perante um thriller psicológico de excelência e é louvável se tivermos em conta que é um romance de estreia. Percebe-se que esta é uma autora promissora no género.

Gostei imenso da obra. Li-a em pouco mais do fim de semana passado, tal era a curiosidade em desvendar o quebra cabeças apresentado por Abi. E no final, fiquei deveras satisfeita! Uma aquisição obrigatória para os fãs de thrillers psicológicos.


Harlan Coben - Sinto a Tua Falta [Opinião]


Sinopse: AQUI


Opinião: Estou tremendamente satisfeita com este lançamento por duas razões: a primeira prende-se com o facto de ser publicado mais um livro de uma colecção que tem lugar cativo na minha estante, Minutos Contados, depois de uma espera de dois anos (o nº 39, curiosamente também de Harlan Coben. foi publicado em Janeiro de 2014). A segunda relaciona-se com o autor, que escreve thrillers muitíssimo interessantes. Embora ainda só tenha lido algumas obras do autor, nunca me senti defraudada com as mesmas.

Posto isto, devo dizer que li Sinto A Tua Falta em cerca de três dias e depois de ter passado alguns sem ter o mínimo interesse em ler. É verdade, estava numa daquelas fases em que olhava para os títulos da estante e nenhum suscitava interesse. 

É num universo bastante actual que a história se desenvolve, abordando os sites de encontros amorosos que proliferam na Internet (com os perigos que daí advêm). A trama, essa, é ao estilo a que Harlan Coben nos habituou. Parece-me que o autor é exímio no desenvolvimento de histórias que tenham como ponto de partida um desaparecimento, motivado por algum segredo do passado e alguns homicídios na tentativa de silenciar um potencial delator. Seja como for, li alguns livros do autor, não muitos, e reconheço esta fórmula nas obras que li anteriormente de Coben tem resultado nas mais diferentes histórias, sendo sempre originais e empolgantes.

Alternando entre duas subnarrativas que disputam um grande interesse, a trama desperta, desde cedo, uma grande curiosidade sobre dois acontecimentos que mudaram por completo a vida da protagonista, Kat Donovan: a morte do seu pai, também ele ligado às forças policiais bem como o afastamento do seu noivo, Jeff, há 18 anos atrás.

Embora tivesse mergulhado, juntamente com Kat, na revelação da sua vida, devo confessar que achei previsível a razão pela qual Jeff terminou o noivado não obstante ter considerado surpreendentes as circunstâncias intrínsecas a essa decisão de Jeff. Esta revelação saber-se-á apenas na última página do livro. Até então, sobrepôs-se o gozo de descobrir o que estava por trás de um complexo esquema orquestrado pelos antagonistas cuja premissa é um simples site de encontros românticos.

Sinto a Tua Falta é uma trama bastante interessante, de acção frenética e que simultaneamente levanta questões pertinentes sobre encontrar a alma gémea em sites próprios para o efeito. Portanto, é uma história com um carácter extremamente verossímil e lógico. 

Gostei imenso da obra! Harlan Coben é sempre uma excelente aposta no género do thriller!

Para mais informações sobre o livro Sinto a Tua Falta, clique aqui
Para mais informações sobre a Editorial Presença, clique aqui

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Joël Dicker - O Livro dos Baltimore [Divulgação Alfaguara]


Data de publicação: 18 Maio 2016

               Título Original: Le Livre des Baltimore
               Preço com IVA: 21,90
               Páginas: 552
               ISBN: 9789896650674

Sinopse: Até ao dia do Drama, existiam dois ramos da família Goldman: os de Baltimore e os de Montclair. O ramo de Baltimore, próspero e bafejado pela sorte, mora numa luxuosa mansão e encarna a imagem da elite americana. Já os Goldman de Montclair são uma típica família de classe média e vivem numa casa banal em Nova Jérsia. Tudo isto se transforma com o Drama. Movido pelas memórias felizes dos tempos áureos de Baltimore, Marcus Goldman procura descobrir o que se passou no dia do Drama, que mudaria para sempre o destino da família. O que aconteceu realmente aos Goldman de Baltimore?

Sobre o autor: Joël Dicker nasceu em Genève, Suíça, em 1985. A verdade sobre o caso Harry Quebert é o seu segundo romance, com o qual arrecadou vários prémios: Prix de la Vocation Bleustein-Blanchet, o Grande Prémio do Romance da Academia Francesa, o Prémio Goncourt des Lycéens e o prémio da revista Lire para Melhor Romance em língua francesa. O seu primeiro romance, Les derniers jours de nos pères, venceu o Prémio dos Escritores de Genève. 

Anteriormente publicado 
Opinião AQUI


A coleção Vampiro está de volta!

 
Crimes do Bispo, de S.S. Van Dine (n.o 1) e Vivenda Calamidade, de Ellery Queen (n.o 2). Numerados, em formato de bolso e com um preço acessível – como sempre foi característico desta coleção –, regressam a partir do dia 26 de maio às livrarias os clássicos da literatura policial.
Criada no final dos anos 40 e com mais de 700 títulos, a coleção Vampiro marcou gerações de leitores e a história da edição em Portugal, lançando livros dos grandes autores do policial, como Raymond Chandler, Agatha Christie, Dashiell Hammett, Rex Stout, Erle Stanley Gardner, Georges Simenon ou Van Dine e Ellery Queen, muitos deles pioneiros no género e criadores de detetives marcantes que tinham a dedução como principal arma contra o crime.

Título: Os Crimes do Bispo
Autor: S. S. Van Dine
Tradução: Peri Pinto Diniz
N.o de Páginas: 328
PVP: 7,70 €








Os Crimes do Bispo 
Quando um homem conhecido como Cock Robin aparece assassinado com uma flecha cravada no peito, John Markham, procurador do distrito judicial de Nova Iorque, chama para a investigação Philo Vance. Detetive amador de olho apurado e fraca crença em coincidências, Vance logo assinala a referência a uma conhecida lengalenga infantil. E rapidamente se torna claro que este será o padrão numa série de crimes extraordinários, arquitetados por um assassino de mente perversa, que mantém uma provocação constante à polícia através de cartas enviadas aos jornais, todas elas com a assinatura «O Bispo».
Num estilo simples e direto, construído pela mão hábil de S. S. van Dine, esta é uma história recheada de mortes, de suspeitos e de detalhes surpreendentes – como as peças de xadrez ou as de teatro.
Um policial brilhante, uma obra clássica da literatura de mistério.

S. S. Van Dine (pseudónimo de Willard Huntington Wright) nasceu a 15 de outubro de 1888, em Charlottesville, EUA. Aluno brilhante, estudou em Harvard antes de partir para Paris e Munique, onde prosseguiu a sua formação em artes e letras e iniciou carreira como editor e crítico de arte. Em 1923, na convalescença de uma tuberculose, lê uma série de romances policiais e fica fascinado pelo género. Três anos mais tarde, lança o seu primeiro romance com assinatura S. S. van Dine, O Caso Benson, que se revela um best-seller imediato. Este será o primeiro de uma série de romances protagonizados por Philo Vance, um detetive amador algo arrogante que privilegia os indícios psicológicos dos casos a que se dedica. Com várias adaptações de obras suas ao cinema, Van Dine torna-se um nome fundamental da literatura policial norte-americana dos anos 20 e 30. Morre a 11 de abril de 1939 em Nova Iorque. 

Título: Vivenda Calamidade
Autor: Ellery Queen
Tradução: Lino Vallandro
N.o de Páginas: 344
PVP: 7,70 €








Vivenda Calamidade
Decidido a iniciar a redação do seu próximo romance policial num ambiente de tranquilidade, Ellery Queen deixa Nova Iorque e aporta a Wrightsville, típica cidade provinciana onde os dias parecem correr sem que nada de diferente aconteça. Os hotéis, porém, estão totalmente ocupados e não parece existir uma única casa para arrendar – à exceção de um pequeno anexo à mansão da poderosa família Wright, originalmente construído para acolher a filha Nora e o seu noivo, Jim Haight, antes de este desaparecer na véspera do casamento havia já três anos. Primeiro livro de Ellery Queen que tem como cenário esta cidade ficcionada, considerado o melhor da série Wrightsville, Vivenda Calamidade é um romance de grande riqueza psicológica, revelador de uma estrutura notável, onde as mortes se sucedem numa lógica irrepreensível e onde um elegante cocktail numa festa de passagem de ano pode ser a arma do crime.

Ellery Queen é o pseudónimo conjunto de Frederic Dannay (de seu verdadeiro nome Daniel Nathan, nascido em 1905 e falecido em 1982, em Nova Iorque) e do seu primo Manfred B. Lee (Manford Lepofsky, também nascido em 1905 e falecido em 1971, naquela mesma cidade). A dupla escreveu o seu primeiro romance, O Mistério do Chapéu Romano, em 1929, apresentando então o detetive Ellery Queen, ele próprio escritor de romances policiais, formado em Harvard, dono de uma genialidade tão grandiosa quanto a sua arrogância. Até 1971, Ellery Queen foi autor e herói de mais de trinta romances, numerosas novelas, peças radiofónicas, filmes e séries de televisão. Dannay e Lee deixaram também a sua marca na história da literatura policial pela criação, em 1941, da Ellery Queen’s Mystery Magazine, famosa revista policial ainda hoje em atividade.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Dolores Redondo - Legado nos Ossos [Divulgação Editorial Planeta]


Data de publicação: 18 Maio 2016

               Título Original: Legado en los huesos
               Preço com IVA: 19,95
               Páginas: 504
               ISBN: 9789896577810

Acaba de chegar o segundo livro da trilogia do Baztán da nova autora-sensação do thriller criminal em Espanha

Um thriller poderoso e intenso, repleto de tensão e intriga.

Uma história inquietante apoiada numa investigação forense exímia, e intensificada pela atmosfera mística das lendas bascas.

Uma trilogia que partilha com o romance escandinavo a sua faceta mais negra e psicólogica, e com o thriller norte-americano a parte mais racional e científica.  

Sinopse: O julgamento do padrasto da jovem Johana Márquez está prestes a começar. A ele assiste uma grávida Amaia Salazar, a inspectora da Policía Foral que há um ano resolveu os crimes do denominado Basajaun, que semearam de terror o vale do Baztán.
Amaia também reuniu as provas incriminadoras contra Jasón Medina, que imitando o modus operandi do Basajaun assassinou, violou e mutilou Johana, a filha adolescente da mulher.
De repente, o juiz anuncia que o julgamento será cancelado: o réu acaba de se suicidar na casa de banho do tribunal. Face à expectativa e à irritação que a notícia provoca entre a assistência, Amaia é chamada pela polícia: o réu deixou um bilhete de suicídio dirigido à inspectora, um bilhete que contém uma mensagem concisa e inquietante: Tarttalo.
Essa única palavra que remete para a personagem fabulosa do imaginário popular basco desvendará uma trama terrífica que envolve a inspectora até culminar num trepidante desfecho.  

Sobre a autora: Nasceu em Donostia-San Sebastián em 1969.
O Guardião Invisível, o primeiro romance da sua Trilogia do Baztán, granjeou-lhe o entusiasmo de editores de inúmeros países e hoje são já 23 as chancelas editoriais que publicaram a obra em todo o mundo.
Para além do respeito dos leitores, foi aclamada pela crítica como uma das propostas mais originais e contundentes do thriller em Espanha, e deste modo está programada a versão cinematográfica pela mão dos produtores da trilogia Millennium, de Stieg Larsson.

Imprensa
«Legado nos Ossos segue a estrela de O Guardião Invisível, mas é um romance
de maior maturidade, com mais interesse do que o anterior.» 
El Correo Español

«Mito e realidade misturam-se neste sofisticado e acutilante thriller. Todos os esqueletos batem às portas para serem libertados e são-no nesta enérgica, fascinante e cativante história.»
Steve Berry, autor best-seller do The New York Times

«O pano de fundo basco dá a este thriller uma força especialmente intrigante de profundidade; as superstições e mitologias desde os dias da Inquisição espanhola penetram no mistério de tal forma que o leitor se sente transportado.» 
Library Journal

Anteriormente publicado
 Opinião AQUI

Harlan Coben - Sinto a Tua Falta [Resultado Passatempo Editorial Presença]


Com a preciosa colaboração da editora Editorial Presença, a menina dos policiais tinha um exemplar do livro Sinto a Tua Falta de Harlan Coben para oferecer.
Desde já agradeço à editora e aos participantes que contribuíram para o sucesso deste passatempo. Com 317 participações válidas, as respostas correctas eram:

1.  A que colecção pertence Sinto A Tua Falta? Minutos Contados
2. O que fazia Kat Donovan para se deparar com uma fotografia que a perturba? Observava os perfis de um site de encontros amorosos
3. Qual destes livros não é do autor Harlan Coben? O Voyeur
4. Que órgão da imprensa afirmou que «Mais uma vez, Harlan Coben criou um enredo que se assemelha a uma bomba-relógio.»? Booklist

Note-se que este passatempo tinha uma particularidade facultativa: quem partilhasse o passatempo no Facebook, no seu mural e de forma pública, a participação era duplicada. Assim, quem participaria na posição 1 e cumprisse este requisito, participa com os números 1 e 2. O objectivo era divulgar o blogue aos amigos :)

E após um sorteio no random.org, a vencedora é:

298 - Celina Rodrigues (Bombarral)

Parabéns à vencedora!!! A todos os que tentaram mas não conseguiram, não desistam pois terei o maior prazer em fazer estes passatempos! Boa sorte e boas leituras para todos!

Para mais informações sobre o livro Sinto a Tua Falta, clique aqui
Para mais informações sobre a Editorial Presença, clique aqui