segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A Estante está mais cheia [Outubro 2016]


Mais um mês que termina e um punhado de livros junta-se à estante. As minhas aquisições livrólicas deste mês são, indubitavelmente, duas estantes Billy brancas que vieram substituir o modelo antigo em preto. Confesso que maltratei as minhas estantes e estas suportaram mais o que deviam ao qual se junta a mudança de casa em que estas foram desmontadas e montadas novamente. Estavam tão abauladas que há muito pensava em mudá-las, foi agora! Só me falta comprar mais uma estante e fico contente! O branco tem um efeito muito mais leve na decoração do espaço e estou muito agradada. Depois mostro-vos o resultado final. 
Como tudo, há o reverso da medalha. Quero estimar o melhor que possa as minhas estantes novas, de modo que muitos livros ficaram sem lugar. Escolhi, metodicamente, os que menos me agradaram e seriam dispensáveis na nova arrumação e levei-os a uma loja solidária no concelho onde resido. Lá os livros serão vendidos a preços convidativos e as verbas irão ajudar famílias carenciadas. Fica a sensação de que fiz algo de muito bom!

Os livros novos, esses, continuam a chegar cá a casa. Este mês foi esta pilha. 
Da Editorial Presença chegou A Carreira do Mal, livro que também foi ofertado no blogue. Vai ser a primeira leitura de Novembro, estou curiosíssima! Da mesma editora, embora da chancela Marcador, chegou-me O Homem do Gelo de John Sandford. Adorei o primeiro livro, Sem Regras, pelo que estou deveras expectante com este título.
Da Quinta Essência chegou-me um erótico, o novo de Jess Michaels, autora que costumo seguir neste ramo. Contudo, este não foi o único do género que chegou cá a casa. A Rapariga do Calendário 4, O Teu Aroma a Pêssego e Paixão Sem Limites também apareceram de surpresa. Obrigada à Planeta que enviou também Oferenda à Tempestade, o terceiro da trilogia Baztan. 
Da Bertrand chegaram Doutor Sono e A História de Um Canalha, este último com direito a um encontro memorável com a autora. 
Da Penguin Randon House vieram as duas apostas da colecção thriller e policial Sob Suspeita, O Crente de Joakim Zander e Matéria Escura de Blake Crouch. Estou bastante curiosa com os livros, especialmente com o último, até porque adorei a trilogia Wayward Pines.
Da TopSeller chegou o último do M.J. Arlidge, Na Boca do Lobo, livro que é publicado hoje! Adoro o autor pelo que tenho uma vontade enorme de devorar essa obra! Veio também o mais recente do Alex Cross, colecção a que estou muito atenta (apesar de atrasada nas leituras da mesma).

O próximo livro que se segue é especial. Todos o são, este é um pouquinho mais. Não me censurem, falo do quarto livro publicado pelo Nuno Nepomuceno. Foi-me ofertado pelo mesmo com uma dedicatória fantástica, que me deixou comovida, confesso. Não há como agradecer ao Nuno tamanha generosidade e não consigo enaltecer mais qualidades ao seu talento, terminei o livro há instantes e adorei! A opinião, essa, sairá muito em breve.
Este mês comemorei 5 anos de casada e o meu esposo quis comemorar a data com pompa e circunstância. Não é que o moço me ofereceu os livros que tanto desejava da Patricia Highsmith? E mais tarde quis comprar-me A Criança de Fogo. I am completely OK with that. 

Por fim comprei os últimos dois livros do Dick Haskins. Custaram-me 1€, por isso é sempre bom. Não sou completamente inocente... no dia das compras na internet fiz uma pequena encomenda na WOOK que chegará para o mês que vem e mostrá-los-ei então nessa altura.

E vocês? Fizeram muitas compras? Happy Halloween :)

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Mary Higgins Clark - A Morte Usa Uma Máscara de Beleza [Divulgação Bertrand]


Data de publicação: 4 Novembro 2016

               Título Original: Death Wears a Beauty Mask and Other Stories
               Preço com IVA: 16,60
               Páginas: 320
               ISBN: 9789722531276

Sinopse: Em 1974, Mary Higgins Clark começou a escrever uma novela inspirada no mundo da moda nova-iorquino. Interrompeu-a para escrever o seu primeiro romance, "Onde Estão as Crianças?", que a projetou para o sucesso internacional. Quarenta anos mais tarde, a autora regressa a essa novela para a concluir e surpreender todos mais uma vez com o seu talento ímpar como contadora de histórias. Desde o seu primeiro conto publicado a histórias clássicas onde figuram algumas das personagens mais inesquecíveis da autora, "A Morte Usa Uma Máscara de Beleza" é uma primorosa coleção de contos que nos emociona e nos deixa o coração a bater mais depressa, como é característico da Rainha do Suspense.

Sobre a autora: Mary Higgins Clark é autora de mais de trinta romances que obtiveram um êxito assinalável, tendo vendido mais de 150 milhões de exemplares dos seus livros em todo o mundo.
Foi secretária e hospedeira, mas depois de se casar dedicou-se à escrita. Com a morte prematura do marido, que a deixou com cinco filhos pequenos, a autora investiu na escrita de guiões para rádio e, depois, nos romances. Rapidamente se tornou um dos grandes nomes da literatura de suspense, conquistando os tops de vendas, a crítica e os fãs.
Foi eleita Grand Master dos Edgar Awards 2000 pela Mystery Writers of America, que também lançou um prémio anual com o seu nome. Já foi presidente da Mystery Writers of America, bem como do International Crime Congress.  


terça-feira, 25 de outubro de 2016

As Melhores Leituras para o Halloween [Bertrand Editora]


Estes livros prometem uma boa dose de adrenalina e de sustos...
Nada como ler um bom livro com uma boa dose de suspense para subir os níveis de adrenalina e viver um Halloween assustador. Para tornar este dia ainda mais terrorífico, a Bertrand Editora deixa-lhe algumas sugestões de leitura que vão fazer disparar os batimentos cardíacos. 


- Em Doutor Sono, o escritor Stephen King recupera um dos seus livros mais célebres, adaptado ao cinema por Stanley Kubrick, e prossegue a história de Danny Torrance, o menino com poderes psíquicos e uma sensibilidade para as forças sobrenaturais no asfixiante e perturbador Hotel Overlook.
Danny é agora o adulto Dan e tenta escapar a um passado tortuoso, numa história de regeneração em que o bem e o mal irão medir forças numa guerra épica.

- Santuário – The Loney, do escritor Andrew Michael Hurley, é considerado pela crítica internacional «uma obra-prima gótica».
Tendo como cenário as paisagens da costa do noroeste inglês, a obra conduz-nos a uma atmosfera  envolvente e espiritualmente aterrorizante onde uma família procura uma solução que lhes permita reencontrar a esperança. Uma história sobre medos e crenças numa estranha associação às dinâmicas familiares.

- O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares é o romance de estreia de Ransom Riggs e vendeu mais de 2 milhões de exemplares nos EUA, esteve um ano no top 10 do New York Times.
Este é o primeiro livro de uma trilogia, sendo que a Bertrand Editora  já  publicou o segundo  volume, Cidade sem Alma.
Personagens únicas e peculiares, que combinam entre si uma relação tipo herói e anti-herói, com o jovem Jacob Portman, de dezasseis anos, no papel principal. 

Outras sugestões:








Julia Navarro - História de um Canalha [Opinião]


Sinopse: Menti, enganei e manipulei à vontade, sem me importar com as consequências. Destruí sonhos e reputações, traí os que me foram leais, causei dor àqueles que me quiseram ajudar. Brinquei com as esperanças dos que pensaram que poderiam mudar quem eu sou. Thomas Spencer sabe como conseguir tudo o que quer. A saúde delicada é o preço que teve de pagar pelo seu estilo de vida, embora não se arrependa. No entanto, desde o seu último episódio cardíaco apoderou-se dele um sentimento estranho e, na solidão do seu luxuoso apartamento em Brooklyn, sucedem-se as noites em que não pode deixar de se perguntar como seria a vida que conscientemente optou por não viver.
A memória dos momentos que o levaram a ter sucesso como consultor de relações-públicas e imagem, entre Londres e Nova Iorque nos anos oitenta e noventa, revela os mecanismos dúbios que os centros de poder por vezes empregam para alcançar os seus fins. Um mundo hostil governado por homens, onde as mulheres resistem a ter um papel secundário.

Opinião: Saí da minha zona de conforto para enveredar por uma obra diferente. Foram mais de 800 páginas dedicadas a Thomas Spencer, um homem desprezível, tal como o título indica. Sim, ele é um canalha. Não há como aligeirar a questão. 

Devo dizer que fiquei rendida logo nas primeiras páginas. Desde tenra idade que Thomas tem atitudes maldosas para com os familiares, prejudicando intencionalmente quem o rodeia. Fiquei particularmente surpreendida com os requintes de maldade que o protagonista mostra nas suas atitudes se tivermos em conta que é apenas uma criança.

Confesso que o meu entusiasmo começou a esmorecer à medida que Thomas foi crescendo. Muitas passagens relacionadas com o mundo do trabalho e a forma como Thomas se vai imiscuindo a personagens ligadas à política não foram tão aliciantes quanto as cenas de cariz mais pessoal. Sem dúvida que essa componente mexeu muito comigo. Não é que seja indiferente às intrigas do mundo do trabalho, mas a forma como Thomas se relaciona com as pessoas, e em particular as mulheres, é que me chocou verdadeiramente. Não falo de relações amorosas, aliás, a primeira relação que ele cria com uma mulher é com a própria mãe e tem actos verdadeiramente atrozes para com ela. Todavia, durante a sua vida adulta, ele vai conhecendo algumas personagens do sexo feminino com quem desenvolve relações obsessivas, com desfechos algo perturbadores.

Chocou-me muito aquela incapacidade de nutrir sentimentos e a naturalidade de Thomas em admiti-lo e devo dizer que me desiludiu a ausência de uma explicação para esta personalidade tão peculiar. A sua infância foi normal e não sugere que Thomas fosse propenso a ser tão maldoso. Terei que me contentar com uma explicação de acordo com a minha interpretação que será provavelmente uma sociopatia.
Outro pormenor que gostaria de salientar: em itálico, a autora narra a situação do ponto de vista moralmente correcto, excertos que, a meu ver, pouco contribuem para a história uma vez que cada um de nós agiria de forma semelhante e acaba por se rever a responder daquela forma naquelas situações. Creio que a moral é um pouco universal a cada um de nós. Dado que o livro é extenso, aquelas observações são dispensáveis, no entanto, entendo que a autora queira incutir algum espírito crítico e reflexivo ao leitor fazendo um paralelismo entre o bem e o mal.

O meu ritmo de leitura foi inconstante. Ora lia páginas a fio, impressionada com as atrocidades cometidas por Thomas, ora pousava o livro, aborrecida com as ligações laborais do protagonista. O balanço, no entanto, é positivo. Chocou-me muito a ligação de Thomas a Yoko e, mais tarde, a Olívia e a forma como o protagonista mantinha duas vidas paralelas de aparências. Acima de tudo, creio que o aspecto mais pertinente é a maneira como uma fase de ascensão aparentemente tão bem sucedida termina numa decadência como aquela. As últimas páginas mostraram algum humor negro, ingrediente que espicaçou os instantes finais de leitura.

Globalmente, gostei da obra não obstante as passagens mais paradas. Reconheço que este estilo de literatura não é, garantidamente, a minha praia. 
Todavia, apreciei conhecer pessoalmente a autora e ter trocado umas impressões com a mesma numa iniciativa organizada pela Bertrand, editora que congratulo. 


segunda-feira, 24 de outubro de 2016

M.J. Arlidge - Na Boca do Lobo [Divulgação Editorial TopSeller]


Data de publicação: 31 Outubro 2016

               Título Original: Little Boy Blue
               Colecção: Helen Grace #5
               Preço com IVA: 17,69€
               Páginas: 320
               ISBN: 9789898849540

Sinopse: UM HOMICÍDIO NUM CLUBE NOTURNO. UMA VÍTIMA ASFIXIADA ATÉ À MORTE. E O JOGO PERVERSO AINDA AGORA COMEÇOU… Quando a detetive Helen Grace encontra a vítima no chão, presa a uma cadeira, percebe que não se trata apenas de um jogo sexual que terminou mal — as provas demonstram que o agressor dispusera dos meios para libertar o seu refém, mas decidira não o fazer. Ao remover a fita adesiva do rosto da vítima, Grace reconhece-a: trata-se de alguém com quem mantinha um relacionamento de que ninguém pode saber. Helen inicia uma autêntica caça ao assassino, ao mesmo tempo que luta por manter a sua vida privada em segredo. Contudo, as várias pistas seguidas revelam-se infrutíferas, e surge um novo homicídio. Travando uma batalha contra o tempo, Helen enfrenta uma escolha impossível: confessar os seus segredos mais obscuros e perder o controlo do caso, ou ocultar a verdade e arriscar-se a cair numa armadilha? 

Sobre o autor: M. J. Arlidge trabalha em televisão há 15 anos, tendo-se especializado em produções dramáticas de alta qualidade.
Nos últimos 5 anos produziu um grande número de séries criminais passadas em horário nobre na ITV, rede de televisão do Reino Unido.
Encontra-se presentemente a escrever uma série policial para a BBC, além de estar a criar novas séries para canais de televisão britânicos e americanos.


Chris Carter - O Carrasco do Medo [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Fantástico o segundo livro de Chris Carter! Já tinha ficado bastante impressionada com o seu romance de estreia, O Assassino do Crucifixo. Creio, todavia, que O Carrasco do Medo o supera.
Tal como a obra antecessora, o serial killer apresentado é provido de uma maldade desmesurada, tendo-me impressionado várias vezes com o seu modus operandi, que consiste em matar as suas vítimas de acordo com os seus medos. Conclusão: a descrição do aparecimento dos corpos é arrepiante e alia um certo desconforto pelo teor das cenas de tortura infligidas às vítimas antes de as executar. 
Apesar de estarmos, claramente, num universo bastante explícito, não creio que impere a violência gratuita. O antagonista é inteligente e delineia os seus planos de forma minuciosa. Fiquei, logo desde cedo, bastante expectante com os passos seguintes do vilão.

Continuo a gostar imenso do protagonista, o Robert Hunter, que desvenda um episódio do passado bastante pertinente e que talvez justifique a sua forma de ser, mais fria e racional.
A parelha com Carlos Garcia é uma mais valia se bem que neste livro, o companheirismo compartilhado por ambos não seja posto à prova de uma forma tão intensa como na obra antecessora. 
Na minha opinião, as atenções desviaram-se para uma personagem que aparenta ser médium, reunindo assim uns laivos de paranormalidade, ingrediente que nem é muito comum neste tipo de thriller, embora reconheça que resultou muito bem na trama. Mais uma vez, o autor prova ser bastante directo na definição de alguns episódios do passado de Mollie, novamente, numa perspectiva chocante.

Ainda que abundem passagens difíceis de digerir, como já mencionei anteriormente, O Carrasco do Medo é uma obra que se lê num ápice devido aos capítulos curtos e repletos de acção. Já tinha verificado este ingrediente no livro anterior. É, por isso, uma trama que preenche os meus requisitos.

Face ao exposto, não poderia deixar de atribuir a nota máxima no Goodreads. O Carrasco do Medo é um livro sombrio, perturbador e gráfico. A avaliar pelo segundo livro, a série só melhora à medida que progride. Leria os restantes livros a seguir se os tivesse! E com o mesmo entusiasmo que li este, sem dúvida! Adorei!


sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Jo Nesbø - Polícia [Divulgação Editorial Dom Quixote]


Data de Publicação: 8 Novembro 2016

               Título Original: Politi   
               Páginas: 584
               Preço com IVA: 19,90€
               ISBN: 9789722061407

Sinopse:  Durante muitos anos o inspetor Harry Hole foi o centro das mais importantes investigações criminais em Oslo. As suas brilhantes deduções e a profunda dedicação ao trabalho permitiram salvar inúmeras vidas ao longo dos anos. Mas mesmo com um assassino à solta cada vez mais atrevido em Oslo e os meios de comunicação noruegueses cada vez mais histéricos, a Brigada Anticrime não pode contar com o carismático inspetor. Mesmo quando aqueles que sempre foram mais importantes para ele correm perigo de vida, Harry não está lá para os proteger.
Há um assassino à solta nas ruas de Oslo. Mas não é um assassino qualquer. É um criminoso que seleciona cuidadosamente as suas vítimas: polícias envolvidos em anteriores investigações de crimes que nunca foram solucionadas. A Brigada Anticrime precisa urgentemente de Harry Hole, mas será que o carismático inspetor sobreviveu aos dramáticos acontecimentos de O Fantasma?

Sobre o autor: Jo Nesbø nasceu na Noruega em 1960. É músico, compositor, e um dos escritores de policiais mais elogiados e bem-sucedidos da Europa. Com os livros da série protagonizada pelo inspetor Harry Hole conseguiu um sucesso invejável quer no seu país de origem quer a nível internacional, recebendo elogios da crítica e do público. É traduzido em mais de 40 línguas, recebeu vários prémios literários e muitos dos seus livros atingiram os tops de vendas. Em Fevereiro de 2013 o Parlamento norueguês atribuiu-lhe o Peer Gynt Prize, que premeia uma personalidade ou instituição que se tenha distinguido na sociedade e tenha contribuído para valorizar a reputação da Noruega a nível internacional.

Imprensa
«Nunca houve policial escandinavo mais sombrio ou tenso do que os best-sellers da série Harry Hole, e este décimo volume sobre o inspetor norueguês é o melhor até agora.»
Sunday Mirror


«Os calafrios são tangíveis neste exasperante policial.»
The New York Times Book Review


quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Nuno Nepomuceno - A Célula Adormecida [Divulgação TopBooks]


Data de publicação: 26 Outubro 2016

               Preço com IVA: 18,99€
               Páginas: 592
               ISBN: 9789897060502

Sinopse: «Assim queira Deus, o Califado foi estabelecido e iremos invadir-vos como vocês nos invadiram. Iremos capturar as vossas mulheres como vocês capturaram as nossas mulheres. Vamos deixar os vossos filhos órfãos como vocês deixaram órfãos os nossos filhos.»
Daesh, o autoproclamado Estado Islâmico, 2014.

Em plena noite eleitoral, o novo primeiro-ministro português é encontrado morto. Ao mesmo tempo, em Istambul, na Turquia, uma reputada jornalista vive uma experiência transcendente. E em Lisboa, o pânico instala-se quando um autocarro é feito refém no centro da cidade. O autoproclamado Estado Islâmico reivindica o ataque e mostra toda a sua força com uma mensagem arrepiante.
O país desperta para o terror e o medo cresce na sociedade. Um grande evento de dimensão mundial aproxima-se e há claros indícios de que uma célula terrorista se encontra entre nós. Todas as pistas são importantes para o SIS, sobretudo, quando Afonso Catalão, um conhecido especialista em Ciência Política e Estudos Orientais, é implicado.
De antecedentes obscuros, o professor vê-se subitamente envolvido numa estranha sucessão de acontecimentos. E eis que uma modesta família muçulmana refugiada em Portugal surge em cena.
A luta contra o tempo começa e a Afonso só é dada uma hipótese para se ilibar: confrontar o passado e reviver o amor por uma mulher que já antes o conduziu ao limiar da própria destruição.

Com uma escrita elegante e o seu já tão característico estilo intimista e sofisticado, inspirado em acontecimentos verídicos, Nuno Nepomuceno dá-nos a conhecer A Célula Adormecida. Passado durante os 30 dias do mês do Ramadão, este é um romance contemporâneo, onde ficção e realidade se confundem num estranho mundo novo e aterrador que a todos nos perturba. Um thriller psicológico de leitura compulsiva, inquietante, negro e inquestionavelmente atual.

Sobre o autor: Nuno Nepomuceno nasceu em 1978, nas Caldas da Rainha.
É licenciado em Matemática pela Universidade do Algarve e reside na região Oeste.
Em 2012, venceu o Prémio Literário Note! com O Espião Português, o seu primeiro romance, reeditado em 2015 pela TopBooks. Seguiram-se A Espia do Oriente e A Hora Solene, os outros dois volumes da trilogia Freelancer, com a qual foi número 1 do top de vendas policiais em lojas como a Amazon, a Wook e a Bertrand.
É ainda autor dos contos «Redenção» e «A Cidade», este último incluído na coletânea Desassossego da Liberdade.
A Célula Adormecida é o seu novo trabalho, o primeiro thriller religioso da carreira.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

James Patterson - Morre, Alex Cross [Divulgação TopSeller]


Data de publicação: Outubro 2016

               Título Original: Kill Alex Cross
               Colecção: Alex Cross #6 
               Preço com IVA: 18,79€ 
               Páginas: 352
               ISBN: 9789898849458

Sinopse: Um policial alucinante e poderoso, do autor que mais vezes alcançou o n.º 1 do New York Times. Uma nova organização terrorista ameaça Washington. Os dois filhos do Presidente estão desaparecidos. Um condutor enlouquecido abre caminho pelo trânsito de Washington, DC; ele é o principal suspeito do rapto dos filhos do Presidente dos Estados Unidos. Enquanto isso, uma nova organização terrorista assassina o Secretário de Estado e contamina o fornecimento de água da capital. Alex Cross é o único capaz de perceber a ligação entre todos estes elementos de caos.
Alex Cross é um alvo a abater. As forças de segurança estão em alvoroço e os Serviços Secretos não têm informação suficiente. Ninguém sabe que um dos alvos poderá ser, precisamente, Alex, que vai alternando o trabalho com uma vida familiar cada vez mais complexa. Conseguirá Alex sobreviver depois de se colocar na mira de raptores e terroristas? Um enredo surpreendente, cheio de personagens misteriosas, e com surpresas e reviravoltas até ao fim.

Sobre o autor: James Patterson já criou mais personagens inesquecíveis do que qualquer outro escritor da atualidade. É o autor dos policiais Alex Cross, os mais populares dos últimos vinte e cinco anos dentro do seu género. Entre os seus maiores bestsellers estão também as coleções Private: Agência Internacional de Investigação, The Women's Murder Club (O Clube das Investigadoras) e NYPD Red. 
James Patterson é o autor que mais livros teve até hoje no topo da lista de bestsellers do New York Times, segundo o Guinness World Records. Desde que o seu primeiro romance venceu o Edgar Award, em 1977, os seus livros já venderam mais de 325 milhões de exemplares.
Patterson escreve também livros para leitores jovens e jovens adultos, entre os quais estão as séries Confissões, Maximum Ride, Escola, Eu Cómico e Jacky Ha-Ha. Em Portugal, James Patterson é publicado pela Topseller (adulto e jovem adulto) e pela Booksmile (juvenil).   

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Robert Galbraith - A Carreira do Mal [Resultado Passatempo Editorial Presença]


Com a preciosa colaboração da editora Editorial Presença, a menina dos policiais tinha um exemplar do livro A Carreira do Mal de Robert Galbraith para oferecer.
Desde já agradeço à editora e aos participantes que contribuíram para o sucesso deste passatempo. Com 186 participações válidas, as respostas correctas eram:

1.  Quais os livros de Robert Galbraith anteriormente publicados em Portugal? Quando o Cuco Chama e O Bicho da Seda
2. Que parte anatómica se encontra no interior do embrulho encontrado por Robin? Uma perna (de mulher)
3. Quantas pessoas do passado de Strike poderão ser responsáveis pelo incidente do embrulho? Quatro
4. Os livros de Robert Galbraith dedicados a Cormoran Strike serão adaptados para uma série da BBC One. Verdadeiro

Note-se que este passatempo tinha uma particularidade facultativa: quem partilhasse o passatempo no Facebook, no seu mural e de forma pública, a participação era duplicada. Assim, quem participaria na posição 1 e cumprisse este requisito, participa com os números 1 e 2. O objectivo era divulgar o blogue aos amigos :)

E após um sorteio no random.org, a vencedora é:

123 - Cristina Pinheiro (Almada)

Parabéns à vencedora!!! A todos os que tentaram mas não conseguiram, não desistam pois terei o maior prazer em fazer estes passatempos! Boa sorte e boas leituras para todos!

Para mais informações sobre o livro A Carreira do Mal, clique aqui
Para mais informações sobre a Editorial Presença, clique aqui




sexta-feira, 14 de outubro de 2016

William Peter Blatty - O Exorcista [Opinião]


Sinopse: Publicado pela primeira vez em 1971, O Exorcista tornou-se não só um fenómeno literário como um dos livros mais assustadores e controversos alguma vez escritos. A história centra-se em Regan, a filha de doze anos de Chris MacNeil, uma ocupada actriz que reside em Washington D.C. A criança aparenta estar possuída por um demónio ancestral e cabe a dois padres a dura tarefa de o exorcizar, arriscando a sanidade e a própria vida. O Exorcista transcendeu as páginas escritas e saltou para o grande ecrã, onde se tornou uma referência incontornável do cinema. Mas se pensa que o filme é assustador, leia o livro. Até porque o filme nem chega a aflorar a ponta do iceberg! Propositadamente crua e profana, O Exorcista é uma obra com a capacidade de nos chocar, levando-nos a esquecer que "é apenas uma história"

Opinião: Estamos em Outubro, mês considerado como o do terror, por antecipar o Halloween dia 31. Em jeito de celebração, está a decorrer a Spook-a-Thon, da qual vos falei neste post e incluí O Exorcista logo no primeiro desafio (livro com capa ou título que te assuste). E de facto, creio que é consensual, a capa faz jus ao desafio.

Embora não opte muito por leituras de terror, é certo que este é o género que mais aprecio no cinema. Já vi inúmeras vezes o filme de 1973, tendo-me impressionado não só por tratar um tema delicado, como por ser o pioneiro do género na década de 70. 
Creio que toda a gente saberá o mote da história: uma menina é possuída por uma entidade demoníaca, o Pazuzu, da mitologia suméria.  Inicialmente, os sinais desviantes que a menina apresenta reflectem um possível transtorno de personalidade, explicação de vários médicos que, conforme é do conhecimento geral, são mais lógicos e pragmáticos do que uma teoria à luz da religião. O que acontece na realidade, independentemente do que pressupomos sobre o tema, é que ela terá sido mesmo possuída e há que ser sujeita a um exorcismo.

O ponto número 1 é claro, trata a dicotomia entre a ciência e a religião que se instala ao longo da trama. Terá a ciência a resposta para todos os comportamentos desviantes que se manifestam nas pessoas da sociedade? A trama responde que não. Há fenómenos que parecem ser tratados de uma forma eficaz recorrendo à igreja e, em particular, aos exorcismos. Creio que outrora seria mais comum esta prática, não me parece que a mesma seja corriqueira nos dias de hoje. 

A obra está muito fiel à adaptação cinematográfica embora reconheça alguns pormenores que creio terem sido descurados no filme. Como é habitual (eu sou da opinião que os livros são superiores às suas adaptações em filme). Para mim, a Regan era a Linda Blair e consegui visualizar, no decorrer da leitura, todas as cenas chocantes do filme. 
É, portanto (e à semelhança da adaptação cinematográfica), uma obra que impressiona devido às cenas gráficas que abundam na segunda parte da história, altura em que o comportamento do Regan começa a alterar por completo. E neste campo, considero que o livro agrega sensações de tensão e medo bastante acentuadas.

Uma vez que já vi o filme (inúmeras vezes até), o livro não me trouxe surpresas de maior.
Imagino desconhecer a história e, nesta perspectiva, creio que a mesma não é previsível, talvez com excepção do resultado da luta entre o bem e o mal.
Remato dizendo que, embora o tema do exorcismo não seja o meu preferido em matéria de terror, não pude deixar de ficar impressionada com esta obra. Um livro perturbador e que se encaixa perfeitamente na quadra de Halloween. Entendo agora a razão pela qual a obra se tornou consagrada no género do terror. Gostei muito!

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Joakim Zander - O Crente [Divulgação Suma de Letras]


Data de publicação: Outubro 2016
  
               Título Original: Orten
               Tradução: Gonçalo Neves
               Colecção: Sob Suspeita
               Preço com IVA: 
               Páginas: 496
               ISBN: 9789896651305

Sinopse: Yasmine Ajam trocou o seu passado num problemático bairro de Estocolmo por uma carreira ascendente em Nova Iorque. Até que recebe a notícia de que os motins que agitam os subúrbios da sua cidade natal podem estar relacionados com o desaparecimento do seu irmão Fadi, que foi dado como morto ao lutar ao lado do Estado Islâmico na Síria.
Em Londres, Klara Walldéen trabalha na elaboração de um relatório para a União Europeia. Mas, depois do roubo do seu computador e da morte suspeita de um dos seus colegas, Klara começa a perceber que pode estar na mira de uma trama internacional muito perigosa.
Os caminhos de Yasmine e Klara cruzam-se num sufocante mês de Agosto em Estocolmo, ao mesmo tempo que a imagem aterradora de uma sociedade sem consciência emerge, uma sociedade onde os poderosos estão dispostos a caminhar sobre cadáveres para atingirem os seus objectivos. 

Sobre o autor: Joakim Zander nasceu em 1975 em Estocolmo, Suécia. Vive em Lund com a família. Trabalhou em Helsínquia e Bruxelas para instituições da União Europeia. Viveu anteriormente nos Estados Unidos e no Médio Oriente.
Zander obteve sucesso internacional com o seu primeiro romance, O NADADOR, que foi publicado em 30 países. 
É reconhecido por misturar de forma magistral uma linguagem poética de alguém que conhece muito bem os bastidores dos jogos políticos.
O CRENTE, o seu segundo romance, foi nomeado para o prémio de melhor thriller sueco do ano.  

Imprensa
«Depois de Stieg Larsson, Henning Mankell e Jens Lapidus, surge uma fantástica nova voz no thriller nórdico: Joakim Zander
Metro  

«Um thriller com rara ambição e amplitude.» 
Daily Mail 

«Muito actual e emocionante.»
Literary Review  

«Zander é um novo talento na crescente corrente do crime nórdico.»
Booklist


Blake Crouch - Matéria Escura [Divulgação Suma de Letras]


Data de publicação: Outubro 2016
  
               Título Original: Dark Matter
               Tradução: 
               Colecção: Sob Suspeita
               Preço com IVA: 
               Páginas: 424
               ISBN: 9789896651343

Sinopse: "Estás feliz com a tua vida?"
Estas são as útltimas palavras que Jason Dressen ouve antes de cair inconsciente, derrubado por um sequestrador disfarçado. Antes de acordar amarrado a uma maca, rodeado por estranhos. Antes de um homem que ele não conhece lhe sorrir e lhe dizer: "Bem-vindo de volta, Jason!"
Neste mundo em que acordou, a vida de Jason não é a que ele conhece. A sua mulher não é a sua mulher. O seu filho não terá nascido. E ele não é um professor de Física numa faculdade medíocre, mas um génio reconhecido que foi capaz de algo notável, algo que se acreditava impossível.
É este o mundo real ou será um sonho? E, mesmo que a casa da qual se lembre seja real, caso pode Jason voltar para a família que tanto ama? As respostas encontram-se numa viagem maravilhosa e mais assustadora que do ele poderia imaginar, uma viagem que o vai forçar a enfrentar o mais obscuro de si mesmo, ao mesmo tempo que luta contra um inimigo terrível, aparentemente imbatível.  

MATÉRIA ESCURA é um thriller com um argumento brilhante, ao mesmo tempo universal e íntimo, complexo, estranho e profundamente humano. Um livro implacavelmente surpreendente sobre opções, caminhos não escolhidos e sobre quão longe somos capazes de ir para reivindicar a vida com que sonhamos. 

Sobre o autor: Blake Crouch, uma das novas estreias do thriller americano, nasceu na Carolina do Norte em 1978. Licenciou-se em Inglês e Escrita Criativa e, cinco anos depois, já tinha dois romances publicados. Desde então publicou mais oito romances, além de novelas, contos e artigos.
A trilogia Wayward Pines, o seu maior sucesso internacional até ao momento, vendeu mais de um milhão de exemplares, foi publicada em 25 países e deu origem à série de sucesso do canal Fox.
Matéria Escura, o seu último romance, também vai ser adaptado para o grande ecrã.  

Imprensa
«Uma obra de arte»
Harlan Coben

«Brilhante.»
Lee Child