domingo, 21 de dezembro de 2014

Bruno Franco - Contagem Decrescente [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Embora Contagem Decrescente seja o segundo livro de Bruno Franco, foi com esta obra que me estreei no cânone do autor e devo confessar que fiquei rendida!

Esta é a segunda trama protagonizada pelo inspector da Polícia Judiciária, Rodrigo Tavares. Sendo uma sequela, não achei que a personagem principal estivesse subdesenvolvida, antes pelo contrário, o autor soube dar uma dimensão profunda às personagens. Menciono personagens no plural pois notei que as descrições minuciosas sobre as vidas pessoais recaíram não só no Rodrigo como nos seus amigos Óscar e Fábio, que têm contribuições importantes na resolução do caso. Alguns episódios familiares e outros mais pitorescos conseguiram fazer-me sorrir e por momentos esquecer-me das mortes bastante macabras que vão ocorrendo.

Como referi, existem alguns homicídios algo gráficos e pejados de simbolismo. Creio que a trama, em linhas gerais, se rege muito pela simbologia e pela História. Posso desde já adiantar que fiquei extremamente surpreendida quando numa das páginas, vejo uma representação de um Olho de Hórus, um símbolo tão simples e simultaneamente tão especial para mim. Apesar de não ser particularmente interessada pela historiografia, reconheço que a componente histórica está muitíssimo bem conseguida e desperta muito interesse. Não cai numa abordagem enfadonha pois o contexto policial sobressai claramente.

Um outro elemento que gostei particularmente na obra relaciona-se com os cenários. Não conheço muito da zona da Margem Sul mas a acção divide-se também pela cidade de Lisboa. E para mim foi-me impossível deixar de sentir uma familiariedade aliada à minha paixão por esta cidade.

Além disso, existe um paralelismo de histórias aparentemente divergentes. Se por um lado Rodrigo Tavares se debate com este maníaco, por outro lado o leitor conhece a ascensão de um tenista cuja vida é marcada pela fatalidade desde muito cedo. Creio que este elemento torna-se tão ou mais enigmático quanto a história principal.

Posto isto, devo dizer que a minha principal crítica assenta num simples facto: é-nos dada demasiada informação sobre a obra antecessora, O Novo Membro. Infelizmente ainda não li este livro, apesar de já o ter na estante há algum tempo. Por momentos receei que, por conhecer à priori a identidade do perpetuador do afamado caso Queimador, ficasse reticente em ler a obra. No entanto, penso que a minha curiosidade em conhecer os contornos do caso se sobrepõem a esta informação pré adquirida. 

Confesso que fiquei um pouco desiludida com estes spoilers assim como o final, tendo já confidenciado ao Bruno Franco que não esperava, de todo, tal desfecho. Claramente que o final deste livro deixa antever mais uma aventura na saga de Rodrigo Tavares.

Em suma, Contagem Decrescente reúne todos os ingredientes necessários para manter o leitor preso a uma narrativa extremamente envolvente e inteligente. Congratulo o autor e faço votos para que não tarde a publicação do terceiro romance. Enquanto isso, O Novo Membro será leitura obrigatória nos dias que se seguem. Gostei mesmo muito!

6 comentários:

  1. Aguardava esta opinião com ansiedade.Não só porque sabia que a opinião publicada neste blogue é sempre o mais sincera possível, mas principalmente por se tratar de um blogue dedicado maioritariamente a livros Policiais.
    Por isso, valorizo imenso esta crítica literária por vir de uma pessoa que tem imensa experiência em Literatura Policial. O que aqui foi dito enche-me o coração de orgulho e de muita motivação para continuar a trabalhar e a evoluir.
    Muito obrigado, Vera! Espero que agora haja mais leitores interessados neste livro e que "Contagem Decrescente" vá cada vez mais longe.

    Bruno Franco

    ResponderEliminar
  2. Eu é que agradeço o excelente momento de leitura que Contagem Decrescente me proporcionou. Tens muito talento e espero poder ler mais obras tuas!

    Um grande beijinho e obrigada pelo elogio se bem que és tu que estás de parabéns ;)

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, Vera! Agora é tentar levar o "Contagem Decrescente" ao maior número de pessoas possível! :)

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Desconhecia este livro, mas fiquei muito interessada. Adoro este género de livros!
    Gostei do blog.

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isaura! Espero que goste do livro tanto quanto eu ;) Agradeço o seu elogio! Um grande beijinho, boas leituras e feliz 2015 :D

      Eliminar
    2. Acho que vou gostar :)

      Feliz Ano de 2015, cheio de boas leituras!

      Beijinhos

      Eliminar