Sinopse: AQUI
Opinião: Com a publicação de Baratas, fica completa a série protagonizada por Harry Hole em terras lusas ainda que tenha começado a ler a mesma a partir do terceiro livro, O Pássaro de Peito Vermelho. No Outono, ao que tudo indica, teremos The Police.
A minha percepção, agora que tenho a série lida desde o início, é que a qualidade da mesma vai-se solidificando a partir do terceiro livro.
Ao ler Baratas, infelizmente não senti o mesmo entusiasmo com que lera as mais recentes obras do autor, como O Fantasma, O Leopardo e O Boneco de Neve (estas duas, as minhas preferidas).
Nesta obra, Harry Hole vai até à Tailândia investigar o homicídio de um embaixador norueguês. E vê-se enredado numa realidade bastante cruel...
Devo confessar que não sinto uma grande afinidade com a Tailândia, não sei se isso terá contribuído para que não apreciasse a obra como usualmente. E a juntar a isto, há um punhado de personagens tailandesas com nomes impronunciáveis, tornando a retenção das mesmas um exercício de dificuldade acrescida.
Comparativamente ao Morcego, em que o caso não era tão complexo como os dos últimos livros da série, Baratas mostra uma dinâmica mais intrincada. Também o cenário, um país de terceiro mundo, convida o leitor a conhecer uma realidade obscura e que não temos presente. Dado que nunca li (pelo menos que me lembre) sobre a Tailândia, achei esse pormenor interessante.
A personagem de Harry Hole acaba por se consolidar e, nesta história, vejo-o como o conhecera dos livros anteriores, manifestando de forma mais séria, os seus problemas com o álcool. É também nesta obra em aparece pela primeira vez (e num papel muito sumido), uma das mais importantes personagens dos livros sucessores, Tom Waaler.
O balanço de ler Baratas é positivo, no entanto, devo confessar que, infelizmente, este livro não me arrebatou, tal como acontecera com O Morcego.
A meu ver, a série protagonizada por Harry Hole é uma das melhores no que concerne a policial escandinavo, mas isto verifica-se a partir do terceiro livro, como afirmei anteriormente.
Ainda assim, creio que esta série é obrigatória para os fãs do policial.
Aguardo, expectante, a publicação de The Police.