quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Lars Kepler - O Hipnotista


Desde cedo via cartazes na rua sobre este livro e um mediatismo na televisão, não muito vulgar neste tipo de produtos. E rapidamente me decidi a ler este livro...

Depois da sua leitura, o que tenho a dizer? Uma ovação de pé a este livro! Sim porque é uma excelente leitura e porque Lars Kepler é um casal: um sueco (que já provaram dominar a arte de contar excelentes histórias do género policial) e uma portuguesa! (sim, porque nós sabemos escrever, temos os genes de Camões, Fernando Pessoa e outros!)

O livro inicia-se quando Erik Maria Bark, é acordado através de um telefonema do hospital, para comparecer ao mesmo, onde se encontra o jovem de 15 anos, Josef Ek, que sobreviveu a um massacre na sua casa. Assim, começa-se uma investigação para averiguar quem terá morto o pai, a mãe e a irmã mais nova de Ek. Para isso, Joona Lina, o superintendente, quer que Erik volte a recorrer à hipnose, desta vez com o jovem, para tentar averiguar algo mais sobre estes crimes. No entanto desaparece o seu filho, Benjamin na altura em que Josef foge do hospital. Será que as acções se interligam?

Devo dizer que li este livro, imediatamente depois de ter lido o Sopro do Mal, e foram duas lufadas de ar fresco nas minhas leituras!

Todo o livro denota ter uma acção bastante fluída mas no entanto começou a dispersar-se. O que no inicio se centrava no jovem Ek, pouco depois a acção centraliza-se em Erik e o seu passado. No entanto é um policial com uma grande dose de reviravoltas que prende o leitor até à ultima página! E aí tudo é explicado, de forma coerente e muito interessante.

Gostei particularmente das descrições das hipnoses e do quão perturbados eram os pacientes de Erik. Faz-nos acreditar na velha fórmula de Agatha Christie, em que todos são suspeitos. O deslindar do passado do hipnotista foi fantástico!
O mais chato neste tipo de livro é a associação do nome do local (rua) com o local em si, visto os nomes suecos serem particularmente mais difíceis de percepcionar do que os ingleses.

Recomendo vivamente, uma grande leitura!



2 comentários:

  1. Olá
    Este tenho cá em casa e vai comigo de férias.
    Gostei muito da tua opinião;)
    Beijocas
    Boas leituras e boas férias;)

    ResponderEliminar
  2. Olá Leitora! Uma boa escolha! Um livro que prende muito :))

    Beijocas e obrigado!

    ResponderEliminar