sábado, 15 de janeiro de 2011

Sandra Brown - Calafrio [Opinião]


Por via das dúvidas li em seguida o Calafrio visto ouvir falar tão bem deste livro...

Na minha opinião, o livro "Uma Voz na Noite" consegue ter mais acção do que este. No entanto Calafrio apresenta mais suspense, mais mistério...

O livro tem uns outros pontos que despertam curiosidade: O que trazia Ben Tierney na mochila? Quem é o estranho amante da professora Marilee? O que aconteceu entre a última rapariga desaparecida, Millicent e Scott?... E Ben, terá sido mesmo ele o responsável? No final do livro, todas estas pontas soltas são explicadas de uma forma convincente e algo surpreendente.

Não consigo deixar de estabelecer um paralelismo entre os dois livros da autora. Achei que a relação de Dean e Paris (do outro livro) mais natural, mais apaixonante do que a do casal de Calafrio, talvez devido aos dramas pessoais de Lilly, que a tornou uma personagem mais amargurada. A personagem feminina debate-se ainda entre a atracção por Ben e os sentimentos de medo em estar presa na sua cabana com suspeito de rapto e possível homicídio de 5 mulheres.

Aqui neste livro também gostei das personagens e que nos fazem desconfiar sobre a verdadeira identidade do assassino Blue... Wes, o treinador austero com o filho adolescente e a sua atitude perante as mulheres, William Ritt, o dono estranho da "drugstore", Dutch Burton, o ex magoado de Lilly e os polícias... personagens bem caracterizadas que nos despertam os mais variados sentimentos, desde pena até à revolta!

Gostei particularmente do desfecho, bastante intenso e um pouco surpreendente.

Um ponto menos positivo que detectei neste livro foram algumas gralhas de escrita, a nível de troca de nomes das personagens.

Apesar da autora não responder totalmente aos meus gostos literários, devo dizer que os seus livros se lêem muitíssimo bem, devido à sua escrita fluída e à capacidade de manter o nível de suspense nas suas narrativas. Além disso, a componente romance alivia a conotação pesada, característica de um livro policial. Recomendo!


Sem comentários:

Enviar um comentário