quarta-feira, 3 de junho de 2015

Liane Moriarty - O Segredo do Meu Marido [Opinião]


Sinopse: A carta do marido dizia: "Para ler apenas após a minha morte."
Mas ele estava vivo. E escondia um segredo aterrador.
Cecilia encontrou a carta acidentalmente. Na penumbra do sótão, soube de imediato que não devia lê-la. Que devia devolvê-la ao seu esconderijo, fingir nunca a ter encontrado e respeitar a vontade do marido. Afinal amava John-Paul. Juntos, tinham três filhos e uma vida sem sobressaltos. Argumentos que de pouco serviram perante a sua curiosidade crescente. E quando começou a ler, o tempo parou. A confissão de John-Paul fulminou-a como um raio, dividindo a sua vida em dois: o antes e o depois da carta. Cecilia vai ficar agora perante uma escolha impossível.
Se o segredo do seu marido for revelado, tudo o que construíram será destruído. Mas o silêncio terá um efeito igualmente devastador. Porque há segredos com os quais não se pode viver…

Opinião: Em vésperas do lançamento do novo livro de Liane Moriarty, Pequenas Grandes Mentiras, finalmente (e ressalvo que não tenho explicação para o facto de ter demorado tanto tempo a ler este livro já que o mesmo constava na minha estante há quase um ano) li O Segredo do Meu Marido. Fiquei simplesmente abismada com a história.
O Segredo do Meu Marido é uma obra que, à partida, não me despertaria interesse. No entanto, não fiquei indiferente às inúmeras críticas favoráveis que foram surgindo na blogosfera.

A sinopse é, a meu ver, muito redutora. A história vai muito além de Cecilia que encontrou a carta do seu marido. É também a história de Tess e Rachel, duas mulheres que, à semelhança de Cecilia, também se deparam com os seus dilemas. 
A subtrama em torno de Cecilia acabou, na minha opinião, por ser a mais interessante uma vez que tece um subtil mistério em torno da carta que John-Paul escrevera à sua mulher. Confesso que engendrei algumas hipóteses mais comuns dentro da interacção matrimonial, tendo sido algo surpreendida a meio da narrativa com o teor da carta.

Por outro lado, não senti tanta empatia com Rachel, justificado talvez pelo facto de ser uma personagem mais velha. Contudo, segui atentamente todas as suas inquietações decorrentes do homicídio da filha e os pequenos avanços na investigação deste caso. 
Em relação a Tess, deduzo que o seu dilema seja algo recorrente e foi-me impossível não sentir compaixão pela provação a que ela é sujeita. O seu problema é talvez o mais credível e comum das três.

Num universo claramente feminino, a trama aborda temas delicados como a fragilidade do casamento, o processo de luto e acima de tudo, a culpa e o perdão. Desenvolvendo ora num ritmo rápido, ora em momentos mais morosos, proporciona uma leitura ávida, tendo-o lido em apenas dois dias. Estava extremamente curiosa com o rumo dos acontecimentos e embora a trama seja isenta de momentos mais gráficos, esta é indiscutivelmente pautada pelo dramatismo dos episódios que conseguem ser tão perturbadores quanto os livros que mais aprecio.

Este é claramente um livro convidativo à introspecção uma vez que as subtramas das três mulheres exploram os valores morais das atitudes que adoptamos no quotidiano.

Nota positiva para um epílogo verdadeiramente emocionante e que remata brilhantemente uma narrativa consistente e cativante. É rara a literatura que escolho e que tem este impacto de deixar-me a matutar nas repercussões não só das escolhas das personagens como também e principalmente, das nossas. Gostei muito!




8 comentários:

  1. Ola Vera.desde já tenho a agradecer-te o facto de nunca ter lido muito e desde que descobri o teu blog, que acabo um livro e imediatamente digo ao meu marido que tenho de ir comprar outro.estou a ler a rapariga no comboio e a seguir ia ler um do li ta, mas vou perder a cabeça e ainda vou comprar o segredo do meu marido primeiro.já leste pequenas grandes mentiras?gostaste?beijinhos Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Inês. Nem imaginas o quão fiquei contente com a tua mensagem. Para mim, a leitura é um hábito é tão mas tão bom e melhor que isso é conhecer pessoas como tu! Agradeço-te muito!
      Estás a gostar da Rapariga no Comboio? ;) Eu tenho quase a certeza que vais gostar do Segredo do Meu Marido. O outro ainda não o li mas ouvi dizer que era melhor ainda!
      E livros que tenhas gostado mais?

      Um grande beijinho e boas leituras, obrigada novamente pela tua mensagem!

      Eliminar
  2. Ola Vera. Desde já obrigada pelas tuas palavras!mas quem tem realmente de agradecer sou eu, porque caso não tivesse descoberto o teu blog duvido que tivesse esta vontade de ler. Vou-te confessar, só no ano passado nas férias é que me deu vontade de ler e li o invisivel james patterson que adorei, li até ao fim do mundo que achei um livro muito engraçado e gostei muito e li até que sejas minha, terminei estas leituras em Dezembro. Depois voltei a parar e desde que descobri o teu blog que não foi há muito tempo, já estou a terminar o 4° livro (e já tenho mais 2 na prateleira a minha espera), ou seja, já li mais durante este tempo do que em qualquer altura.simplesmente nem procurava livros, passava-me completamente ao lado.Agora ando a correr tudo que venda livros!Até fui a feira do livro e estou muito contente comigo.Em relação ao livro rapariga no comboio, vou ser sincera, no inicio achei um bocadinho chato que não desenvolvia muito, mas agora estou a gostar muito, já não falta muito para terminar e realmente recomendo. O género de livros que mais gosto são policiais, gosto da reviravolta que uma história pode dar e de todo o mistério. Desculpa este testamento, mas achei que estava em "divida" para contigo e que devia de partilhar o que aconteceu comigo e quero mesmo agradecer-te pelo extraordinário blog que criaste e o quanto mudaste a minha opinião em relação a ler. Mesmo que saiba que sou capaz de não ter tempo para ler, levo-o comigo e isso sem dúvida devo-te a ti!Até a minha família me diz, para quem não lia agora devoras os livros!Muito obrigado minha amiga por este miminho que me proporcionas!beijinhos Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou sem palavras, Inês. Muito, muito grata por todo este carinho! Nem sei como retribuir. Bem, talvez um dia vamos beber um café pois já percebi que és de Lisboa tb!
      Adorei o Invisível! A minha história acaba por ser semelhante à tua pois eu comecei a ler compulsivamente devido a um policial que li no verão. Não seguia muitos blogs na altura (já faz quase 5 anos...) e desde então que tem sido uma paixão. Ligo mais aos filmes do que à TV, achas normal?
      Um dia temos que nos encontrar! Obrigada por tudo, minha querida. Nem imaginas o quão feliz fiquei com o teu testemunho.

      Um grande beijinho
      Vera

      Eliminar
  3. Ola Vera.Já tinha respondido a tua msg mas deve ter dado erro e não reparei.Já estou a ler o segredo do meu marido!e já tenho uns quantos à minha espera!tenho muito gosto em encontrar-me contigo e irmos beber um cafezinho, é só combinarmos!estou a ver que agora tens montes de livros para ler!beijinhos Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês, como estás? Então já terminaste A Rapariga no Comboio? Que tal foi o balanço? E o Um Dó Li Tá? Olha que temos mesmo que ir tomar esse cafezinho (ou como está calor, um mazagran. Bebi esse refresco pela primeira vez na feira do livro e adorei!). Um grande beijinho, espero que gostes deste livrinho. Tem um final brutal!

      Eliminar
  4. Ola Verinha.Eu gostei muito da rapariga no comboio, o inicio achei um pouco chato, mas passado essas páginas, é muito bom!Este também estou a gostar. Em relação ao um do li ta, vai ser o proximo a ser lido (se entretanto não me despertar a atenção outro livro). Já leste a Elizabeth desapareceu?Não conheço essa bebida que falaste. Beijinhos Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês! Como estás?
      Estou a ver que estás com boas leituras :D Já li a Elizabeth Desapareceu e gostei. Tenho que escrever a opinião e depois vês. O Mazagran é um refresco de café e é tão mas tão bom! E com este calor sabe mesmo bem!
      Bom fim de semana querida e boas leituras

      Eliminar