segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Gilly MacMillan - Não me Deixes [Opinião]

Sinopse: AQUI

Opinião: Não Me Deixes é o livro de estreia de Gilly MacMillan. Foi publicado em Portugal em Junho mas tenho adiado a sua leitura por trabalhar com crianças e, por conseguinte, me fazer alguma confusão o tema aqui retratado. Tal como a sinopse indica, a trama é sobre uma criança que desaparece ainda que supervisionada pela mãe.

Não costumo ler muitas histórias de desaparecimentos infantis pois na sua grande maioria coloca-se a hipótese do rapto e creio que os livros do género acabam por ser bastante similares. No entanto, Não Me Deixes é bastante diferente do usual muito devido à estrutura da narrativa. Curiosamente também este livro é narrado ao estilo de Gone Girl em que os capítulos alternam sob a perspectiva de Rachel e James Clemo, o responsável pela investigação do caso.
O leitor não só tem acesso à vida familiar de Ben, como acompanha a investigação conduzida por Clemo. Apercebemo-nos que este também é uma personagem amargurada devido aos acontecimentos pessoais que ocorrem aquando a investigação bem como um episódio algo traumático da sua infância.

Reconheço que este livro está muito bem escrito. É palpável a aflição da mãe, Rachel na procura do filho Ben. Aos poucos, o leitor apercebe-se da vida pessoal de Rachel e é sugado para aquele mundo. É simplesmente desconfortável e angustiante.
Depois devo falar da minha percepção sobre este desaparecimento que era bastante negativa. As crianças não desaparecem assim, numa fracção de segundo. Algo de muito terrível devia ter acontecido ao Ben para se eclipsar. Creio que o mistério em torno do Ben é a força motriz do romance. Manteve-me expectante ao longo das páginas e vivi tanto o drama familiar de Rachel que também eu fui levada a acreditar nas sucessivas falsas pistas.

Denotei um grande trabalho de pesquisa por parte da autora que enuncia vários comunicados e pressupostos nos casos de desaparecimentos. Além disso, há um entrosamento com a actualidade, mostrando que as redes sociais são ferramentas poderosas na divulgação de informações sejam estas úteis ou meros preconceitos resultantes de um negativo juízo de valores.
Não Me Deixes é também um convite à reflexão sobre famílias desfragmentadas pois a monoparentalidade é cada vez mais frequente na sociedade dos dias de hoje.

Em suma, um livro poderosíssimo, com uma mensagem de esperança e um final arrebatador.



2 comentários:

  1. Olá!
    Recentemente li o "Onde estão as crianças?" e adorei!
    Talvez gostes, se ainda não o leste :)
    Tenho opinião no blogue, se quiseres.
    Beijinhos, boas leituras**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Gostei desse livro (Mary Higgins Clark, certo?) Diz-me qual é o teu blogue para o ir acompanhando :) Beijinho, boas leituras!

      Eliminar