domingo, 28 de novembro de 2010

Peter James - As Pegadas do Morto


O que têm a ver estas situações? O 11 de Setembro, uma mulher que vive em fuga, atormentada pelo seu passado e um cadáver descoberto num esgoto de águas pluviais. Pois, em princípio nada relaciona estas factos, mas este brilhante autor conseguiu desenvolver um plot inteligentíssimo que interliga estas acções!

A quarta história protagonizada pelo detective Roy Grace, ainda amargurado pelo desaparecimento da sua mulher Sandy, encontra-se presenteada com grande mistério, acção e complexidade que prende o leitor até à última página.

A fórmula dos capítulos pequenos, dedicados a cada personagem e deixados em aberto torna a acção bastante fluída, quase como uma novela, onde somos testemunhas dos acontecimentos das personagens em simultâneo.
Apenas um senão! Estas acções também têm acções temporais diferentes, o que pode confundir de início mas com o decorrer do livro, são desvendados os elos entre as personagens e o porquê deste mistério. Este é talvez o ponto fraco a apontar, é um livro onde o leitor não se consegue "infiltrar" imediatamente na acção, pelas razões anteriormente apontadas.

Como pontos fortes aponto desde já a personagem Roy Grace, que já me tinha cativado desde o livro "Despedida de Solteiro". Qualquer leitor sente uma empatia com o detective e com a sua história de vida.

Também quero referir o realismo do cenário construído para o acontecimento do 11 de Setembro. O livro transporta-nos para lá, tendo o leitor uma sensação de terror e angústia sentida por milhares de americanos nessa data.

Embora aquém do melhor livro deste autor, que na minha opinião é "Morte à Primeira Vista", adorei o desenlace de "As Pegadas do Morto"! É desvendado um elemento que remete para a continuação da saga de Roy Grace. Fico a aguardar o próximo livro de Peter James!


3 comentários:

  1. Olá Vera,

    Prometo que não serei maçador, e que o facto de visitar o blogg diariamente não implicará que tenha que maçá-la com comentários, ou que a Vera tenha que responder.

    A propósito de Peter James, venho só recordar-lhe que faltam 22 dias para que o meu querido detective Roy Grace entre em mais uma nova aventura, desta vez chama-se "Dead man's Grip".

    By the way... o meu preferido é "Despedida de Solteiro"...até me faltou a respiração !!!

    Beijinho,
    Nuno

    ResponderEliminar
  2. Olá Nuno!

    Pode comentar sempre que quiser, que eu tenho todo o gosto em responder :)

    Do Peter James, o meu livro preferido é a Morte à Primeira Vista, adorei esse livro! Vai haver um novo livro do Roy Grace? Em inglês, decerto. Tenho mm que começar a ler em inglês...

    Beijinho,
    Vera

    ResponderEliminar
  3. Olá Vera,
    Infelizmente será em inglês. Antes que nos chegue a edição portuguesa deste "Dead Man's Grip" ainda faltam ter edição portuguesa, e por ordem cronológica, "Dead Tomorrow"; "The Perfect Murder" e "Dead like you". Que podemos fazer, senão esperar!??

    Beijinho
    Nuno

    ResponderEliminar