terça-feira, 4 de janeiro de 2011

John Ajvide Lindqvist - Deixa-me entrar [Opinião]


Esta foi a minha segunda leitura sobre vampiros. Quem me conhece sabe que eu não sou muito aficionada nesta temática (tirando talvez a Estirpe de Guillermo Del Toro & Chuck Hogan), no entanto experimentei este livro porque para já é sueco (lol) e gostei do filme baseado na obra (ainda só vi a versão sueca, mas ando curiosa em ver o remake americano).

No entanto devo dizer que o livro está mais intenso que o filme. Há aspectos que foram mesmo deixados de foram no filme que resultam muitíssimo bem no livro, como por exemplo a transformação explicita humano-vampiro e outros (que nem menciono afim de não deixar spoilers). O livro torna-se aliciante mesmo para quem tenha visto a versão cinematográfica!

Mas vamos por partes: vampiros aqui são diferentes do usual (não há nada tipo Edward Cullen, todo giraço...). Aqui Eli, uma rapariga de 12 anos, com um aspecto assexuado, é uma personagem fria que, com o decorrer do enredo, se vai tornando mais doce devido à
envolvencia com Oskar, um rapaz vítima de bullying, da sua idade. Assim o leitor consegue envolver-se com as duas principais personagens.

Esta relação é apenas uma vertente da história. Não há como ficar indiferente às evoluções das personagens Hakan, Virginia e Tommy durante o enredo. cada uma com os seus dramas pessoais: Tommy, marginal orfão de pai, adapta-se ao padrasto Steffan que é polícia; a relação de Virginia separada de Lacke mas com uma filha em comum e Hakan...um homem misterioso de meia idade.

Mais do que uma história de vampiros, este livro chocou-me por abordar tão explicitamente o tema da pedofilia. Há todo um background de drogas, violência infantil e de um mundo menos bonito em Estocolmo de 1981.

O final está fiel ao da versão cinematográfica e bastante intenso. No entanto ficamos com aquela sensação de "OK, e podiam ter explorado um pouco melhor as coisas para Eli e Oskar".

Um livro bastante real que nos faz pensar na amizade e o quanto este sentimento pode ser tão forte...
Recomendo vivamente!


3 comentários:

  1. aonde vc conseguiu o livro para ler? estou procurando a um tempao e nao consigo =/
    por favor, deixo meu e-mail patyl.fb@gmail.com
    obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Patrícia é brasileira? Aqui em Portugal o livro está disponível em todas as livrarias: Betrand, Fnac, Bulhosa...etc

    ResponderEliminar
  3. Eu vi o filme, a versão sueca e fiquei arrepiada! Gostei muito, por isso penso q se tiver oportunidade de o ler tb irei gostar muito. Ainda por cima eu adoro vampiros, gosto da versão do Edward Cullen (tenho de confessar), mas tb gosto muito deles assim, maus e violentos!

    ResponderEliminar