quinta-feira, 8 de novembro de 2012

James Patterson - Alex Cross [Opinião]

Já conhecia o autor James Patterson. A sua versatilidade na escrita é indiscutível, tenho publicado uma panóplia de livros desde romances (sobre os quais não posso opinar por não ter lido nenhum) a tramas policiais. Dentro destas há também diferenças notórias: entre a série do Clube das Investigadores (destinada mais a um público feminino) categoriza-se num género de policial mais leve e a série protagonizada por Alex Cross, de calibre mais violento.

Antes de mais, devo felicitar a editora TopSeller. Há muito que gostaria de ver continuada a série de Alex Cross, subitamente interrompida (por motivos que francamente desconheço) pela Editorial Presença. 
A capa é apelativa, referenciando talvez aquele que seja o cartaz do filme prestes a estrear nas salas de cinema portuguesas. Depois da leitura do livro, certamente que será um filme a não perder, ainda que tenha presente que as adaptações em cinema são usualmente inferiores às obras de literatura.

Alex Cross é o décimo segundo volume da saga mas não constitui dificuldade ler-se independentemente. Aliás todas as obras protagonizadas por Alex Cross tem apenas como denominador comum o protagonista, distinguindo-se das demais pelo cariz do crime que é investigado. Aliás, neste Alex Cross, é desvendado muito da sua vida em particular, pormenores que eu desconhecia, como leitora apenas de um livro deste protagonista (A Conspiração da Aranha). Como tal, a personagem Alex Cross é bastante desenvolvida, tornando-se muito empática com o leitor, aspecto este que é essencialmente devido à tragédia que se abateu na sua vida com a morte da sua esposa, Maria. Apesar de tudo, é um homem extremamente dedicado à família, vacilando um pouco entre a importância da vida pessoal e a profissional.

Mas Patterson vai mais longe e esmera-se na personagem vilã, dotando-a de um lado contido dentro da sociedade, com uma família. Outrora este teve uma infância menos feliz, de acordo com alguns flashbacks dispersos na narrativa alusivos a esta fase.
Patterson privilegia o leitor com a descoberta da sua identidade a meio do livro, pelo que não constitui surpresa já cliché de muitos policiais, a identificação do Carniceiro. O suspense medeia-se entre os actos temíveis deste homem e a forma como ele foge às investidas policiais, focando-se essencialmente nos crimes decorrentes das violações ou dos necessários para silenciar potenciais delatores. 
Em geral, o autor promove alguma profundidade às vítimas, o que engrandece o transtorno por parte do leitor perante as situações de violação.

Para reforçar a complexidade da trama, é parte integrante a máfia italiana. Normalmente não sou grande fã das conspirações da máfia, mas confesso que nesta história, esta teve um papel interessante pois contextualiza a corrupção e o favorecimento de favores que mergulha certos estados americanos, ainda que de uma forma muito discreta.
A trama é muito forte: desde violações perpetuadas e silenciadas sob pena de morte com o amedrontamento a partir de fotografias alusivas de outras vítimas, revelando vários graus de tortura. Como tal, é um livro muito gráfico, fortemente desaconselhado aos leitores mais impressionáveis. Ainda assim, muito devido à escrita do autor, organizado em capítulos pequenos, é um livro de ávida e rápida leitura.

Em suma, Alex Cross é um livro frenético e duro, ideal para os fãs de policiais. Aguardo com alguma ansiedade a continuação da publicação da série por parte da TopSeller. Adorei!


6 comentários:

  1. O filme foi simplesmente uma desilusão. Pobre, com um Alex Cross com deduções vindas do nada como se de um super herói se tratasse. Muito distante de outras obras adaptadas. O livro parece ser bem mais interessante.

    ResponderEliminar
  2. Olá Monstrinho. Tenho que concordar contigo. Ainda para mais eu fui ver o filme com a ideia que seria muito bom pois tinha lido o livro. As minhas expectativas foram goradas, como deves imaginar.
    Experimenta o livro, a sério, é mais sombrio,tenebroso...tem partes arrepiantes!
    Experimenta e depois diz qualquer coisa.

    Beijinho e boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Ola de novo...fiz-te uma pergunta que ficou aqui respondida :) (Perguntava se se podia ler independentemente) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Framboesa! Espero que gostes dos livros do James Patterson (para mim os do Alex Cross são os melhores). Estás a fazer a colecção que está a sair pelo Correio da Manhã? Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
    2. Pois, queria enveredar por essa coleção mas tenho receio que se façam muitas referencias a livros anteriores e não sei se comece a ler, se não comece...:)

      Eliminar
  4. Eu acabei de ler há uns dias e confesso que gostei, mas não adorei. Li a seguir Private e gostei mais, mas continuei a não adorar. Será que eu estou demasiado apegada aos clássicos? Agora comecei a ler o segundo da Private. São livros que se lêem rapidamente, têm um bom ritmo, mas falta qualquer coisa nas personagens, mais profundidade, talvez. Também pode ser de serem uma construção ao longo das séries...

    ResponderEliminar