segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Janet Evanovich - Perseguição Escaldante [Opinião]

Apesar de Janet Evanovich contar com dois livros já publicados em Portugal, foi com Perseguição Escaldante que me estreei com a autora. Este livro, tratando-se do 17º de uma série, deixo um apelo para que a TopSeller, considere a publicação desta saga protagonizada por Stephanie Plum, a partir do primeiro livro. Pois Janet Evanovich acaba de ganhar mais uma seguidora, eu própria, e com o decorrer desta opinião irão perceber porquê. 

Stephanie Plum depara-se com uma enchente de cadáveres, alguns deles com mensagens alusivas à sua pessoa. Sendo ela uma caça recompensas, é motivo mais que suficiente para ser alvo de ameaças. Nisto, a família quer juntá-la com Dave. Mas Steph já tem a sua vida amorosa mais que satisfatória com as presenças constantes de Ranger e Morelli...

Como anteriormente referi, este livro está muito adiantado se tivermos em conta o início da série. Ainda assim, penso que não haja dificuldade no que conta ao conhecimento do historial da protagonista, Stephanie Plum. Esta tem uma profissão muito peculiar, ela é uma cobradora de cauções. A sua vida amorosa é extremamente preenchida com dois namorados e é tão querida como destrambelhada. E ninguém melhor que Lula para emparelhar com Stephanie. Adorei-a tanto quanto a protagonista, pois envolve-se em situações tão caricatas quanto a própria da Stephanie.
Além disso, a cobradora de cauções tem uma família, no mínimo insólita, os pais estão desertos que ela se volte a casar (ela já foi casada mas sabe-se pouquíssimos pormenores sobre o seu casamento e a razão pela qual terminou) e a avó Mazel é extremamente engraçada, tecendo comentários que fazem jus à sua pessoa.

Para o volume número 17 de uma série, penso que a autora geriu bem a informação, embora tenha resumido muito certos factos sobre a protagonista. Mas vendo bem até concordo: se você fosse assíduo/a desta série, certamente seria a 17ª vez que iria ler sobre Stephanie e então iria achar que Evanovich seria um pouco repetitiva.

A autora relata as aventuras de Stephanie, na primeira pessoa, sob a perspectiva da nossa protagonista, o que afunila a empatia com a personagem. Gostei da forma como a autora relativiza momentos de maior tensão, munindo-os de algum humor. Algumas das passagens são tão hilariantes que eu ri-me literalmente a bandeiras despregadas. Nunca esquecerei os episódios relacionados com Merlin Brown e outras passagens de conteúdo altamente cómico. Alguns destes fogem um pouco à realidade, debruçando-se sobre elementos tão figurativos como um urso dançarino ou um vampiro de meia idade.
A componente policial está lá, mas os episódios são tão engraçados, que acabamos por ter uma despreocupação face à investigação, se formos a comparar com as demais obras da literatura policial. E eu senti-me genuinamente surpreendida com a revelação da identidade do assassino, apesar de, agora que penso nisso, ser relativamente óbvia. O desfecho então indica que haverá mais aventuras de Plum pela frente.

Estou francamente deliciada com a editora TopSeller, que se estreou no mercado com dois grandes livros, que tive a oportunidade de ler. Embora de cariz muito diferente, Alex Cross esteve à altura de um grande policial mais ortodoxo e agora este, mais leve e descontraído, constituindo igualmente um excelente momento de leitura.

Se os vossos receios em ler este livro se prendem com o facto de ser o 17º de uma série, os mesmos são infundados: a história é perfeitamente perceptível e deliciosa! Não tenho qualquer dúvida de que o meu caro seguidor irá rir e deliciar-se com Stephanie Plum.
Reconheço que fiquei com uma excessiva vontade de comprar os velhinhos Fio da Navalha da Editorial Presença da autora (Por um Fio e Dinheiro Sujo). Sabendo de antemão que nenhum destes iniciou a saga de Stephanie Plum, tive necessidade de ver a adaptação cinematográfica do primeiro: One For The Money. Desconheço se será fiel ao livro, mas reconheço que gostei muito do filme e desmistificou os inícios das relações entre Stephanie com Morelli, Ranger e até mesmo Lula.
Para os mais cépticos, esta combinação de humor com policial é deveras explosiva. Para as conjunturas actuais nada melhor que um livro descontraído e ao mesmo tempo obediente aos crimes e às investigações policiais. Por isso, recomendo vivamente Perseguição Escaldante. Adorei e estou ansiosa por ler mais desta autora!



4 comentários:

  1. Ah gostei!! mas acho que podiam ter começado pelo 1º volume, mas pronto, parece-me que foi uma boa aposta, agora é continuar e não deixar a série parada :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei a tua opinião! Sou fã desta série já há alguns anos; li os 2 livros publicados pela Presença e nunca me esqueci de Stephanie Plum, a avó Mazel, Lula e, claro, Morelli e Ranger. Quando me comecei a habituar a ler em inglês, li a série toda e tenho acompanhado desde então.

    Foi pena, realmente, a Topseller começar pelo 17º volume, até porque este volume pode dar uma impressão errada da relação de Stephanie com Ranger e Morelli.

    No entanto, é uma série tão engraçada, cada livro tem uma piada enorme que esse aspeto fica esquecido.

    Fico muito contente que haja uma editora que aposta numa série tão conhecida e com tantos fãs em vários países. Este tipo de editora faz falta em Portugal e, mais, não te medo de ir já revelando que tem mais uns quantos títulos para publicar no próximo ano, tanto de Janet Evanovich como de James Patterson.

    ResponderEliminar
  3. Sim, tb acho que a editora podia ter começado pelo primeiro volume. Acho que a intenção deles é publicar mais livros da autora, e ainda bem!

    Sónia, não conhecia a autora. Tenho que começar a ler mais em inglês! A série toda deve ser hilariante, fiquei mesmo curiosa!
    Realmente, se calhar a ideia com que fiquei da Stephanie em relação ao Ranger e ao Morelli foi a errada. Deve ter sido do vordo, claro ;)
    Vamos torcer que os restantes livros sejam publicados em breve pela TopSeller ;)

    Beijinho grande para as duas!
    Boas leituras :))

    ResponderEliminar
  4. O vício dos policiais entranha-se mesmo.
    Efeitocris
    http://efeitodoslivros.blogspot.pt/

    ResponderEliminar