quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Chris Carter - Uma Mente Perversa [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Chris Carter é, sem sombra de dúvida, um dos meus autores de eleição! Cada novo livro seu que leio faz-me pensar que o autor se supera e, muito honestamente, tenho para mim que a série protagonizada por Robert Hunter está cada vez melhor.

Este título em particular é muito diferente dos demais. Nas páginas finais, o autor tece algumas considerações concernentes ao modo como a sua experiência como psicólogo criminal terá ajudado na escrita da presente obra. Deste modo, o autor transita de um estilo tipicamente policial para uma obra que equiparo a um thriller psicológico, embora de cariz mais pesado, cru e gráfico, como o autor já nos habituou.

Após uma terrível descoberta, um homem é detido e pretende falar especificamente com Robert Hunter, alegando que o conhece. Grande parte da trama debruça-se sobre os intensos diálogos entabulados entre o vilão e o protagonista, permitindo-nos não só conhecer os crimes perpretados pelo referido antagonista, como descobrir alguns elementos do passado de Hunter, que até então nos eram dados a conhecer com parcos detalhes. De certa forma, diria que é quase impossível não estabelecer uma comparação com a relação próxima entre Hannibal Lecter e Clarice Sterling. Creio pois que a interacção entre Hunter e Lucien é bastante similar à das carismáticas personagens criadas por Thomas Harris.

Os mais cépticos poderão alegar que se sente a falta da fórmula a que o autor nos habituou, basicamente alicerçada na investigação criminal e consequente caça ao criminoso, cuja identidade, no presente título, é desvendada desde o início. Tal facto inviabilizará, deste modo, a ocorrência do derradeiro twist que, tradicionalmente, se consubstancia na revelação do vilão. De facto, e por este motivo, não considerei que a obra fosse verdadeiramente surpreendente embora confesse não ter conseguido antecipar alguns momentos da trama.

Ainda assim, tenho para mim que esta obra é ainda superior na medida em que o perfil do antagonista, uma mente deveras perversa, como o próprio título da obra indica, é consolidada ao longo da história. Para quem se interessa por psicologia criminal, este é, sem dúvida o livro indicado.

Trata.se, sem dúvida, de uma trama que incomoda, dado que os pormenores dos feitos deste homem são explícitos. Mais uma vez, o nível de violência vai ao detalhe, o que faz deste título (além dos demais livros do autor) não serem recomendados aos leitores mais susceptíveis.

Em suma, estamos perante um excelente thriller! Que ficará, certamente, durante muito tempo, na minha retina e é mais uma constatação que Chris Carter é um dos autores contemporâneos que se afigura imperdível dentro do género! 


Sem comentários:

Enviar um comentário