terça-feira, 5 de abril de 2011

Nicci French - Killing me Softly [Opinião]


Já há algum tempo que acompanho a dupla de escritores Nicci French. Adoro o trabalho deles, tem enredos engenhosos e misteriosos que captam a atenção de qualquer leitor versado em literatura de thriller. Este era o único livro editado em português que eu ainda não tinha lido. Aliás nem encontrava em lado nenhum...mas tive a sorte de encontrar numa feira de alfarrabistas! :D

Neste livro conhecemos Alice Loundon, uma inglesa de quase 30 anos, que vive com o seu namorado Jake. No entanto, Alice cruza-se com um desconhecido e sente uma atracção que é imediatamente consumada! Mas terá Adam boas intenções para com Alice? E a relação com o seu namorado será mais forte do que uma simples atracção?

O livro caracteriza-se por uma elevada tensão erótica. O thriller interpõe-se aqui por desconfiarmos dos sentimentos de Adam e apercebemo-nos do quão obsessiva pode ser uma relação amorosa. É portanto um livro que fala de emoções, do quão forte pode ser o sentimento de atracção face ao sentimento de amor e o quão as pessoas podem estar vulneráveis ao ponto de se desrespeitarem a si próprias.

O enredo é bastante simples, no entanto alguns twists fazem com que o leitor tema pela vida de Alice.

Visto que o livro é narrado na primeira pessoa, sob o ponto de vista de Alice, é impossível não nos identificarmos com esta personagem, que quer quebrar uma vida rotineira e sente-se perdida quando conhece Adam. Fará mesmo sentido deixar o verdadeiro amor por uma relação meramente física? A descrição da narrativa desta forma impede que haja qualquer juízo de valor incutido pelo livro e assim, cada pessoa terá a sua própria interpretação no que se refere à história.

As restantes personagens são reais e empáticas com o leitor: conseguimos sentir na pele a dor de Jake quando perde Alice, e envolvemo-nos com os amigos de Alice que a vêem afastar-se aos poucos. Talvez por existir poucas personagens acabamos por tecer laços mais intensos com as mesmas e conhecemo-las mais profundamente.

Como já tinha visto o filme, idealizei as personagens consoante os actores e para mim a Alice era a Heather Graham e o Adam aquele bonzão do Joseph Fiennes...enfim! Apesar da história ser a mesma e a adaptação cinematográfica ser relativamente fiel ao livro, este expõe outros pormenores que conferem mais profundidade à história. O final também é ligeiramente diferente e bastante mais intenso, sem deixar cair o pano, devo dizer que foi um final que se adequou aos limites incutidos no livro.

Em suma, é um bom livro ao mesmo nível dos meus livros preferidos de Nicci French, "O Mundo dos Vivos", "À Flor da Pele" e "Jogo de Memória" por isso recomendo, é um excelente momento de leitura!


Sem comentários:

Enviar um comentário