terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Janet Evanovich - A Vida Por Um Fio [Opinião]


Sinopse: A heroína de Dinheiro Sujo regressa outra vez, neste livro considerado pelo Times como o melhor thriller da autora. Assistimos a um complexo crime em que Stéphanie Plum investiga um dos principais suspeitos, que lhe aparece de surpresa na calada da noite e lhe acelera as batidas cardíacas. A ligação ao tráfico de armas e droga vai intensificar a espiral de suspense que se vive, alimentada por negócios sujos, misteriosos cadáveres, perseguições, conspirações e estranhos assassínios. Com uma riqueza de personagens, este enredo confirma-se como um dos mais geniais neste género. Um policial hipnótico, perturbador e apaixonante na leitura.

Opinião: Era este o único livro que me faltava ler da autora. Janet Evanovich é irreverente e qualquer livro dela faz-me rir a bandeiras despregadas! Uma autora que, dentro do policial (tendencialmente um género pesado) é muito diferente dos que são publicados na colecção O Fio da Navalha. Lamento terem sido publicados apenas dois, e os mesmos estarem actualmente esgotados. 

Apesar dos livros da autora seguirem uma fórmula semelhante, são tudo menos monótonos. Seguem efectivamente uma linha policial que é dispersa por vários momentos hilariantes. No presente livro, A Vida Por Um Fio, as situações mais risíveis prendem-se com a avó Mazur, que decide emancipar-se e com um cão de seu nome Bob. 
Como podem depreender, as situações insólitas continuam a ser uma constante, desencadeando gargalhadas com gosto. Por inúmeras vezes li passagens ao meu marido e rimo-nos imenso com este livro! Uma situação que acontecera quando li Dinheiro Sujo. 
Portanto, volto a salientar que este livro, aliás como qualquer um da autora, não se adequa para quem não aprecia humor nonsense e algum de natureza escatológica, vá!

Como referi, a componente policial debruça-se sobre um caso diferente do abordado no livro antecessor . Apenas tem um ponto em comum: esfuma-se por entre as várias gargalhadas que a autora facilmente arranca ao leitor. Nesta aventura, uma das paixões de Stephanie, Ranger, é procurado pelo assassinato de Homero Ramos. Como é Stephanie que investiga o assassinato, vai haver uma perseguição cerrada por parte de dois bandidos, na esperança que ela os conduza a Ranger. Não se trata de um mero desaparecimento, pois enigmaticamente, Ranger surge com esperança de persuadir os bandidos que estão no seu encalce. Claro que dará azo a inúmeras situações mirabolantes.

Apesar de tantas azelhices por parte de Stephanie (e digamos que a postura das restantes personagens combinam bastante bem com a da protagonista). Não me canso de afirmar a importância de Lula e mesmo da avó Mazur, que sendo personagens secundárias, têm uma pertinência fulcral na história. E quando me refiro ao grau de importância, não me refiro à componente policial, mas sim à forma como muitas das situações caricatas são desencadeadas por estas personagens.

Eu simplesmente adoro a Stephanie Plum. Ela assume que tem dias piores (e com algumas consequências físicas menos positivas). Ainda assim, lá se esforça para fazer o seu trabalho, ainda que isso lhe custe o seu carro!
Em A Vida Por Um Fio, a protagonista adopta mais um animal. Sou completamente contra o abandono dos animais, factor que explica a entrada de Bob na vida de Stephanie, tendo sido a passagem que menos gostei. No entanto, e como li os livros da saga seguintes (ressalvo que o primeiro contacto que tive com a autora foi com o 17º volume, publicado pela editora TopSeller, tendo lido posteriormente o 18º), sei que ela continua a viver com o hamster mas não há sinal do cão. Que terá acontecido ao Bob? Estará explicado no livro sucessor a este (e que não viu a sua publicação em Portugal)?

Sem me conseguir decidir por um livro preferido, é com um enorme pesar que esgotei as obras de Janet Evanovich. Já não tenho nenhuma por ler. Tentarei ler a saga em inglês. 
Vou sentir saudades da Stephanie, sem dúvida! E da sua família... Divertido, uma lufada de ar fresco nas minhas leituras! Gostei muito!

Para mais informações sobre a Editorial Presença, clique aqui.


2 comentários:

  1. Acabei de ler o primeiro livro das aventuras de Stephanie Plum, que aqui no Brasil tem o título de " Um Dinheiro Nada Fácil ". Achei um ótimo livro, contendo muito humor, mas não deixando de lado a seriedade das investigações. Os próximos livros desta saga já estão na minha lista de compras. Vera, poucos dias atrás li um livro da Agatha Christie que achei uma verdadeira obra prima, senciacional. Em Portugal pelo que pesquisei no Wikipédia foi publicado com dois títulos, " As Dez Figuras Negras " e, " Um Convite para a Morte". Provavelmente irá gostar desta sugestão. Abraço, Maurilei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste Maurilei ;) são uns livros óptimos para descontrair e ao mesmo tempo aqueles casos são sérios. Infelizmente cá ainda temos só uns 4 ou 5 publicados. Tentei ler em inglês mas não percebia as piadas... ehehe
      Já li esse livro da Agatha mas foi há tanto tempo que acho que um dia vou relê-lo ;)
      Beijinho e boas leituras ;)

      Eliminar