segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Mary Higgins Clark & Carol Higgins Clark - Rapto na Noite de Natal [Opinião]


Opinião: Passando-se entre os dias 22 a 25 de Dezembro, não poderia ter escolhido melhor altura para iniciar a leitura de Rapto na Noite de Natal.
À semelhança de Noite de Paz, o livro que escolhi para ler na época natalícia no ano passado, este livro tem poucas páginas, sendo um conto de rápida leitura. Um aspecto curioso é que nem sequer é contemplada a sinopse no livro, quer na contracapa, quer na badana. Por isso, vou falar em linhas gerais sobre os contornos desta história, omitindo claro, os eventuais spoilers.

Estamos a 22 de Dezembro, três dias antes do Natal e o gerente de uma cadeia de agências funerárias, Luke Reilly, é raptado juntamente com Rosita Gonzalez, a "motorista das carretas" (peço desculpa pelo termo, mas juro que não me ocorreu melhor!). Luke Reilly é marido da escritora de policiais Nora Reilly e pai de Regan, uma personagem habitual nas tramas de Carol Higgins Clark. Para evitar o pagamento do resgate afim de libertar os sequestrados, Regan junta-se a Alvirah Meehan para descobrir o paradeiro do seu pai e de Rosita.

Rapto na Noite de Natal foi escrito a duas mãos: Mary Higgins Clark e a sua filha, Carol Higgins Clark. Confesso que nunca li nada de Carol Higgins Cark, embora saiba que escreve também policiais, protagonizados justamente por Regan Reilly. Visto esta ser uma personagem já recorrente das tramas de Carol Higgins Clark (a par de Alvirah Meehan, das tramas de MHC), as autoras desenvolveram parcas caracterizações das personagens, explicando assim o resumido número de páginas deste livro. Pode ser, portanto, equiparável a um conto, como o Noite de Paz que li no ano passado, também por esta altura do Natal.

Penso que Rapto na Noite de Natal é uma leitura adequada para a época natalíca por conter um enorme espírito natalício, apesar de estarmos a braços com um rapto. O cheiro a Natal está patente nas decorações, nas lojas que transbordam de pessoas, na neve que vai caindo... claro que tenho a percepção que estas sensações foram mais intensas devido ao ambiente exterior da cidade de Lisboa!
O cerne do mistério é um acontecimento bastante previsível uma vez que dá nome à obra bem como a identidade dos raptores que é desvendada precocemente. É um livro que não tem grandes acontecimentos inesperados, cingindo-se à tensão das personagens raptadas. No entanto, este ambiente pesado é desanuviado pelas inúmeras observações dos raptores, de cariz mais divertido. Definitivamente estes não são os raptores mais assustadores que encontrei na literatura policial, são pessoas que apenas querem extorquir algum dinheiro.

Em suma, embora não tenha apreciado tanto Rapto na Noite de Natal como diversas obras que li anteriormente de MHC, não posso deixar de reconhecer que é uma rápida história de entretenimento para a época natalícia. Para mim, foi exactamente isto: um conto de Natal policial. Sendo para mim, a imprevisibilidade um ingrediente must have da literatura policial, devo confessar que Rapto na Noite de Natal não alcançou um lugar cativo dos meus livros preferidos da autora.


3 comentários:

  1. Olá,

    Antes demais parabens pelo blog, espero voltar mais vezes sem duvida.

    É um genero literário que já li muito e sempre adorei os livres da mestre Agatha Cristie.

    Desta escritora tenho a ideia que é igualmente muito consagrada, já li um livro dela e gostei muito :)

    Parece-me interessante mas não o melhor que já leste :)

    Bjs e boas leituras

    http://leiturasdofiachaocorvonegro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha! Antes de mais, eu é que congratulo o teu blog pois ultimamente tem-me dado vontade de ler mais do género Fantástico e já fui ao teu blog, tirar mais umas ideias ;)
      Agradeço-te muito!
      Que livro é que leste desta autora? Um beijinho e boas leituras!

      Eliminar
  2. Olá,

    O livro que li foi A Rua Onde Moram e penso que para se desvendar o mistério teve que se recorrer ao passado :)

    Uma escritora que aprecio é a Ruth Rendall (deve estar mal escrito)

    Ora fazes muito bem e aparece que és muito bem vinda, o último comentário até é O Talentoso Mr. Ripley - Patricia Highsmith :D

    Sugeres policiais e eu Fantasia e Romance Histórico ehehe

    bjs

    ResponderEliminar