terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Richard Zimler - À Procura de Sana [Opinião]


Sinopse: Em Fevereiro de 2000, Richard Zimler foi à Austrália para participar no Encontro de Escritores de Perth. No dia da sua chegada, conheceu uma talentosa bailarina brasileira que lhe contou o muito que o seu romance O Último Cabalista de Lisboa tinha significado para ela. O trágico passo que ela daria no dia seguinte mudou para sempre a vida de Zimler, lançando-o numa intensa investigação de três anos sobre o passado dela.
O escritor descobre então uma infância vivida à sombra do Monte Carmelo na década de 1950, uma época de tolerância entre comunidades vizinhas de árabes e de judeus nos velhos bairros de Haifa. À medida que esta paz se vai fragilizando, duas raparigas - uma palestiniana, outra israelita - tecem entre si laços que as ligam para sempre. A demanda de Zimler desvenda a história desta amizade extraordinária, apesar de o conduzir através de uma teia de ilusão, crueldade e enganos e, finalmente, ao 11 de Setembro de 2001, quando a tragédia que testemunhou em Perth surge à luz do mais extremado contexto político.
À Procura de Sana apaga as fronteiras convencionais entre realidade e ficção, ao analisar a natureza da verdadeira amizade, e o germinar de um crime impensável. Escrito pelo autor de alguns best-sellers sobre a cultura e a história judaicas, é ao mesmo tempo uma emocionante digressão sobre questões que nos afectam a todos.

Opinião: Apesar de ler muitos policiais e Richard Zimler ter obras do género, confesso que nunca li nada do mesmo. Comprei À Procura de Sana, pois já tinha ouvido boas críticas sobre o livro e gostei bastante da sinopse. Abri o 2014 com este livro e finda esta leitura, ficou a curiosidade em enveredar por mais obras do autor.

À procura de Sana é narrado pelo próprio Zimler, que conhece em Perth uma mulher enigmática, Sana. Sem querer desvendar mais do que a sinopse, posso adiantar que esta mulher por quem Zimler sente uma empatia imediata após ela ter desvendado que adorou o livro O Último Cabalista de Lisboa, suicida-se. O autor, perturbado com a situação, dá inicio a uma investigação afim de averiguar as causas deste estranho suicídio.

A premissa da narrativa é algo simples mas origina algo complexo. As pistas sucedem-se sem desvendar algo em concreto, através de inúmeros inquéritos que Zimler faz às personagens. A mais misteriosa é sem dúvida Helena, a amiga de longa data de Sana, que nos faz questionar sobre a veracidade das suas afirmações.
Ao longo dos inúmeros diálogos, Zimler dispersa-se do contexto da investigação para relatar o ambiente hostil entre israelitas e palestinianos. Na minha perspectiva, esta dispersão enriquece muito a narrativa, uma vez que o leitor, conduzido pelas descrições cruas, não consegue ser indiferente a esse choque de culturas.

O facto de o autor surgir como personagem reforça a verosimilhança de toda a narrativa, ficando o leitor sempre na dúvida se o episódio narrado terá sido verídico. Tal facto associado a um pano de fundo factual, leia-se o eterno conflito israelo-palestiniano, torna a história extremamente envolvente, enredando o leitor numa espiral de emoções ao ponto de o mesmo questionar o local de fronteira entre a história factual e a narrativa ficcional. 

Ao longo desde livro são várias as referências à obra O Último Cabalista de Lisboa, também da autoria de Richard Zimler, facto que não será de estranhar uma vez que, como já referido, o autor surge como personagem, sendo notória a presença de alguns excertos auto-biográficos. Independentemente disso, essas várias referências aguçaram-me a curiosidade relativamente à referida obra O Último Cabalista de Lisboa recentemente reeditado pela Porto Editora.

Embora tenha lido esta edição da Gótica, editora que, como sabéis está actualmente extinta, este livro foi reeditado pela Dom Quixote, e na minha opinião, com uma capa bem mais apelativa. Portanto fica feito o convite para ler esta obra, sem se depararem com a dificuldade na sua aquisição.

6 comentários:

  1. Comprei na Feira do Livro, no dia da apresentação, foi a primeira vez que estive com o Richard.
    Gostei muito, como de todos os livros dele.
    Para mim, um grande escritor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bertina! E bom ano :D
      Ainda não conheci o autor, nem o conhecia. Li este livro e gostei imenso, envolveu-me por completo... qual é a sua obra favorita do autor?
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Ai ai... Richard Zimler... o que posso dizer dele ou desta obra? TANTA COISA, mas acho que me ía repetir infinitamente. Tenho falado sobre ele no blogue, mas sinto que acabo sempre por dizer o mesmo... AMO a sua escrita, AMO a sua maneira de ser.. é um dos meus escritores favoritos. Deixo aqui uns links se quiseres ir espreitar, mas digo-te que o Livro à Procura de Sana nem é dos melhores dele:

    (Roberta Frontini)

    Entrevista ao autor - http://flamesmr.blogspot.pt/2013/04/entrevista-ao-autor-richard-zimler.html

    Opinião dos seus livros - http://flamesmr.blogspot.pt/2013/08/livros-os-livros-de-richard-zimler-post.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D Tu não sabes mas foi depois de ter visto que davas 5 estrelas aos livros dele no GR que me decidi a ler este :D Eu li este e adorei! Se não é dos melhores então tenho tanto por descobrir :D O pior é que muitos dos livros dele já estão esgotados :( Mas tenho A Sentinela por ler ;) E muita vontade em comprar O Último Cabalista de Lisboa :D Para ti, quais são os teus preferidos? Beijinhos

      Vou cuscar os links que me enviaste ;)

      Eliminar
  3. Boa tarde. Eu li o livro mas nao percebi no fim a relaçao que a sana tinha com a Mossad e o porque de a mossad ter possivelmente morto a sana.
    Precisava da sua ajuda pq amanha tenho de apresentar este livro e nao sei como explicar o final

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Não vou estar aqui a falar do final pois é um grande spoiler :P Também se fosse a si, não falaria do final pois isso retira a vontade de ler o livro... Acho que devia fazer uma apresentação motivando e deixando o leitor curioso na aquisição do mesmo.

      Eliminar