domingo, 17 de agosto de 2014

James Patterson & David Ellis - Invisível [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Optei pela leitura de Invisível logo após terminar A Amante, escrito pelos mesmos autores: James Patterson e David Ellis. Ainda assim, se os compararmos, chegamos à conclusão que são livros completamente diferentes e por conseguinte, a minha preferência recaiu sobre esta obra, Invisível.

Numa fantástica campanha de promoção de Invisível levada a cabo pela editora TopSeller, grande parte dos portugueses teve acesso aos primeiros capítulos. Há de louvar a iniciativa, apelando para que não seja única. Posso relatar de o caso de uma amiga, que não aprecia ler, recebeu o mini livrinho e confidenciou-me que ficara impressionada com o início desta (promissora) história. A avaliar por este exemplo, iniciativas como estas são fulcrais para fomentar o gosto pela leitura.

A história contempla algo que já constatara no livro O Canto das Sereias de Val McDermid: gravações feitas pelo próprio homicida, permitindo-nos auferir o funcionamento da mente deste homem. Existe, portanto, uma percepção de proximidade entre o leitor e o vilão, ainda que este apresente constantemente uma conduta repreensível. Apesar da história remeter para um pirómano, os contornos dos crimes praticados por este vão muito além das mortes ocasionadas por fogos postos. Devo dizer que Patterson e Ellis esmeraram-se nos requintes de malvadez por trás destes homicídios. A pormenorização da componente forense, um ingrediente que considero extremamente interessante na literatura, está convincente e apelativo.

Assim, Invisível tem à partida algo que sentira falta em A Amante: a descrição pormenorizada destes actos, repletos de violência explícita. Simplesmente adoro quando um livro me consegue chocar desta forma! Além disso, penso que ao ler os registos do vilão, consegui interiorizar mais esta personagem, ainda que esta siga um pérfido plano.

Por outro lado a heroína da história, Emma Dockery, acaba por se envolver emocionalmente na investigação dado que a sua irmã gémea Marta morrera em contornos bastante semelhantes dos sucessivos homicídios perpetuados. Uma personagem perseverante que intensifica a ligação com o leitor na narrativa.

Em suma, um antagonista sádico com um ardiloso modus operandi, uma trama repleta de reviravoltas organizada em curtos capítulos contribuíram para uma rápida e envolvente leitura, ao nível dos meus romances preferidos de Patterson, a série de Alex Cross. Sob a alcunha de o livro do verão, de facto é a minha recomendação independentemente da estação do ano. Um livro tão cru como viciante que me deixou expectante no decorrer da leitura.
Indubitavelmente, James Patterson no seu melhor!

Para mais informações sobre o livro Invisível, clique aqui
Para mais informações sobre a editora Topseller, clique aqui


2 comentários:

  1. Recebi este como prendinha. Não sou fã de policiais e o único livro de li de James Patterson só levou 1*, por isso já podes ver como estou reticente.
    Mas com tanta boa pontuação espero que este livro seja mais adulto e que a leitura apesar de sádica seja agradável.

    Recomendas presumo=P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Inês que maravilha de prenda! Espero que gostes! Eu acompanho o Algodão Doce e sei que lês muitos romances pelo que esta é certamente uma leitura diferente ;) E sádica ehehe Recomendo pois!

      Um grande beijinho e boas leituras!

      Eliminar