segunda-feira, 20 de julho de 2015

Jeff Abbott - Beijo Fatal [Opinião]

 

Sinopse: AQUI

Opinião do Ricardo: Beijo Fatal: é o mais recente lançamento em Portugal do escritor norte-americano Jeff Abbott e o primeiro de uma série protagonizada por Whit Mosley, juiz de paz do condado de Encina no estado do Texas. 

Nesta obra narrada através da figura de narrador omnisciente, tomamos conhecimento da morte de Pete Hubble, a ovelha negra de uma poderosa família texana que se tornou estrela de filmes para adultos. Neste contexto a hipótese de suicídio surge, desde logo, como a causa mais plausível para a morte de Hubble, contudo, quer o juiz Mosley, quer a inspectora Cláudia Salazar necessitam de provas concludentes que apontem nesse sentido. À medida que ambos investigam vão levantando o véu sobre as manobras que têm lugar nos bastidores da vida política e também sobre os meandros das organizações mafiosas, numa série de acontecimentos que se vão desenrolando em catadupa até um desfecho inesperado e surpreendente.

Senhor de uma escrita fluída, sem rodeios nem floreados e plena de acção, Jeff Abbott consegue prender-nos da primeira até à última página enredando-nos numa complexa teia de relações humanas e mantendo-nos em suspense até final.
Para esta fluidez contribui, sem dúvida, a narração que descreve simultaneamente a acção dos protagonistas, bem como a do próprio assassino cujas movimentações vamos acompanhando, tomando apenas conhecimento da sua alcunha, pois apenas nos capítulos finais é que ficamos a descobrir a verdadeira identidade do mesmo. Estas narrações simultâneas permitem manter elevados os níveis de acção, mesmo nos momentos mais calmos de um dos protagonistas.

As personagens, longe de serem super-heróis, revelam aspectos hiper-realistas, fragilidades humanas, tensões, dúvidas, sendo possível a qualquer leitor identificar-se com as mesmas. O facto de a narrativa ter lugar numa pequena cidade do Texas, fazendo como que grande parte das personagens se conheçam entre si (como é normal acontecer nas pequenas cidades) vai contribuir também para a intrincada teia de segredos que cada personagem esconde mas que vai sendo, lentamente, revelada.

Em suma, a complexidade da trama faz com que a dada altura o leitor comece a suspeitar de toda a gente, acabando por ser surpreendido pela revelação do assassino, bem como outras surpresas e reviravoltas presentes nas últimas páginas. É um thriller emocionante e, por vezes, vertiginoso, que fará delirar, sem dúvidas, todos os fãs do género.

Sem comentários:

Enviar um comentário