quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Stephen King - Bem-Vindos a Joyland [Opinião]

  

Sinopse: AQUI

Opinião: Bem-Vindos a Joyland é uma das obras mais recentes de Stephen King, tendo sido publicada em 2013. Estava ansiosa pela sua publicação desde que fui à rentrée da Bertrand, onde foi comunicado o seu lançamento para os últimos meses de 2015.
Confesso que por vezes descuro este autor mas este ano redescobri o prazer de ler as suas obras aquando li O Jogo de Gerald. Desde então que tento coleccionar as obras de King e a minha estante dedicada ao autor está já assim:


Devo admitir que tenho uma ideia pré concebida (e provavelmente errada) que me faz relacionar o autor Stephen King com o género do terror. Estou ciente que muitos de vós discordarão mas eu nunca li a série da Torre Negra, saga que, segundo ouvi dizer, se aproxima mais do género Fantástico.

Dos livros que li, constatei que o autor é exímio a explorar as várias fontes que despoletam o medo ou a angústia, sentimentos que, penso ser consensual, são palpáveis ao leitor.
E a capa de Bem-Vindos a Joyland, com aquele palhaço tenebroso, indicava-me que este seria um livro de terror. Contudo, enganei-me. Este livro, com menos de 300 páginas, é uma história onde as personagens têm um peso superior à vertente de terror. A trama fala da experiência de Devin, um estudante universitário, como trabalhador de um parque de diversões no Verão. No local de trabalho, uma feira popular intitulada de Joyland, ouve que esta feira está supostamente amaldiçoada dado que morreu uma jovem numa diversão e alguns visitantes alegam ver o seu fantasma.

Gostei da forma como o livro está narrado. Devin é um homem adulto que conta, com bastante nostalgia, a experiência que teve nesses tempos, as pessoas que foi conhecendo e as lições que foi aprendendo e que resultaram no seu amadurecimento. 
Outro aspecto inerente à narração é a forma como ele fala dos amigos no futuro. Pessoas com quem se relacionou nos tempos em que trabalhava no Joyland e, vários anos volvidos, o destino dessas personagens.
Achei bastante invulgar esta narrativa, ainda para mais se tivermos em conta que foi escrito por King.

Sobre o suspense, creio que este se dilui muito devido ao dramatismo das situações protagonizadas por Devin. O autor tem a capacidade de nos envolver na história e com as personagens (em particular sensibilizou-me um menino com uma doença terminal) contudo para quem espera um livro típico de King, como eu, creio que ficará desiludido. 
Existe, como é hábito do autor, uns laivos de sobrenatural e uma investigação por parte de Devin para descobrir o assassino de Linda Gray. No entanto, esta componente é bastante leve. Não é um livro assustador nem impressiona pelas cenas descritas mas comove o leitor devido à história de vida das personagens.

Em suma, Bem-Vindos a Joyland é um bom livro e lê-se rapidamente mas para quem conhece (e delira) com as histórias de Carrie, Misery, The Shining e outros, esta obra vai saber a pouco. Vale a pena, no entanto, conhecer esta faceta do autor, mais desprendida do género a que nos habituou.


4 comentários:

  1. Eu teria gostado mais de Joyland se tivesse mais ênfase no teor sobrenatural e no suspense policial, mas mesmo assim gostei do livro.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  2. Adorei o Livro.
    Um registo diferente de King.
    Entrou no TOP 10, pela força sentimental das personagens.
    Ainda há pouco vi um filme baseado num livro de King(CELL-Chamada para a Morte), e admito ter ficado desiludido, até porque Stephen king têm vários registos interessantes como Joyland. Para mim, esté é um livro 5 estrelas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia que havia adaptação do Cell, tenho visto algumas mas dos anos 80 tipo o Pet Sematary... Pois de facto este livro é um registo diferente do King, mostrando que é um autor muito versátil. Não desgostei mas estava à espera de algo com mais terror. Venham daí mais livros de Stephen King :D

      Um beijinho e boas leituras

      Eliminar