segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

João Tordo - A Noite em Que o Verão Acabou [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Senti-me algo reticente, confesso, em iniciar a leitura daquele que é considerado o primeiro thriller de João Tordo, sensação esta que atribuo ao elevado número de páginas, contudo, após a leitura de outros títulos menos volumosos que tinha pendentes, decidi debruçar-me, finalmente, sobre a obra em apreço. Antes de mais, devo dizer que, pessoalmente, considero que um livro volumoso compromete a qualidade de um thriller, dado que é um género que, por norma, se afigura como bastante ágil, dispensando informação que poderá ser tida como supérflua. 

Com isto dito, creio que mais do que um thriller, esta obra consubtanciar-se-á como um romance com um mistério em pano de fundo; um caso de homicídio. Em certa medida, esta trama, fez-me lembrar o enredo de A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert, talvez pela abordagem de algumas temáticas em torno do mundo literário, uma temática que, acrescento, me suscita bastante interesse.

Também me agradou o facto de a história se desenvolver em três momentos temporais: inicialmente somos transportados para 1987, seguidamente para os anos 90 e finalmente para 2008. Cada uma das subtramas pareceu-me soberbamente arquitectada, tendo o autor sido exímio na caracterização morosa dos protagonistas, Pedro Taborda e Laura Walsh, bem como a interacção entre estes. Curiosamente, eu que busco ávidamente pormenores sumarentos de crime, segui atentamente a interacção entre os protagonistas e a forma como o primeiro amor de Pedro foi crescendo. Confesso que temia sentir-me entediada, porém, as primeiras páginas, plenas de magia sobre o primeiro amor e de nostalgia relativamente aos anos 80, deixaram-me vidrada na leitura.

O acontecimento mais marcante foi, decididamente, o homícidio de Noah Walsh, pai de Laura e da sua irmã Levi, sendo a partir de então que a trama se torna verdadeiramente cativante. Como afirmei anteriormente, a história vai além da mera investigação sobre este estranho assassinato pois o autor esmera-se noutros detalhes - as várias tiradas de Pedro no mundo literário ou o reencontro deste com Laura - que vão enriquecendo a narrativa. Decerto que este terá sido um dos romances mais floreados que alguma vez li e fazem pensar no quão vamos sendo moldados pelas circunstâncias da vida.

A trama é habilmente construída, como já acima referi. Em 2008, o protagonista volta a envolver-se no caso de Noah Walsh e surgem novas revelações. Confesso que tinha equacionado um dos acontecimentos, todavia os outros acabaram por me surpreender.  
Apesar do homicidio ter, aparentemente, uma resolução simples, a trama mostrou, contudo, ser bem mais complexa. Um clímax bem arquitectado, como o que temos na presente obra, será o factor que mais a aproxima de um thriller na verdadeira acepção da palavra.

Em suma, A Noite em Que o Verão Acabou, para mim que leio, invariavelmente, dentro dos mesmos géneros e subgéneros, não se afigura como um thriller. É um romance, com um fundo de mistério e cuja qualidade é inegável. Com uma trama rica e complexa, certamente se afigurará como uma obra que merece ser lida. Estamos perante o que de melhor se publica no que concerne a literatura nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário