domingo, 3 de abril de 2011

Ken Follett - A Ameaça [Opinião]


Depois de uma desilusão numa leitura, em que nem consegui acabar o livro, tive necessidade de escolher algo que me arrebatasse, com acção e mistério. Desta vez optei por Ken Follett. Há muito que ouvi falar do autor e do afamado "Pilares da Terra" e a sua versatilidade em escrever também thrillers.

E tive a oportunidade de comprovar que sim! Desde a primeira página que o livro me prendeu, numa história cativante e acima de tudo, bastante imprevisível, é impossível não nos deixarmos levar por este brilhante livro.

Então estamos na véspera de Natal. Há um estranho desaparecimento de um funcionário da Oxenford Medical associado a um roubo de um fármaco experimental. O que acontece é que estes antivirais combatem um vírus mortal, que não pode sair das fronteiras do laboratório! Além disso, o filho do director do laboratório Kit Oxenford, planeia assaltar o local de trabalho do seu pai...e será este bem sucedido?

As personagens cativaram-me! Muito! Desde Toni Gallo, corajosa mas ao mesmo tempo tímida, o viúvo Stanley Oxenford que está pronto para deixar o passado e a sua família... Senti uma empatia com as filhas de Oxenford, Miranda e Olga. Achei que as personagens eram reais, com as vulnerabilidades que nós temos e apesar do desfecho feliz, não achei que nenhuma delas se tivesse armado em super herói. Cativou-me esta humildade das personagens. À excepção dos maus da fita claro, que conseguiram despertar em mim sentimentos de revolta e tensão!

O livro constitui-se pelos acontecimentos nas várias horas do dia, tornando a leitura quase como contra-relógio. O desenrolar da acção é todo muito rápido e não há momentos mortos na narrativa. Depois acompanhamos as diversas frentes da história, quer respeitantes às personagens, como à situação chave do roubo em simultâneo, quase como se tratasse de uma novela. Exteriormente à parte do assalto, os acontecimentos com as personagens foram muitíssimo bem conseguidos, atenuando o laço de afinidade entre as mesmas e o leitor!

Eu cá desconfio que este livro foi pulverizado com um vírus, e não, não é o Madoba-2, é um vírus qualquer que me deixou vidrada ao livro durante 2 manhãs e 2 noites! E quando não o estava a ler, pensava na lógica da história e qual o seria o desfecho.

Por ter sido um livro que me desafiou e viciou, está colocado no pódio dos melhores livros lidos em 2011 sem qualquer margem para dúvidas! Recomendo vivamente!


10 comentários:

  1. Eia, eia, mais uma viciada em Ken Follett :D
    A escrita dele é assim mesmo, puxa sempre para ler mais e mais e mais... (e ainda me faltam ler tantos dele!)
    Ainda bem que compensaste a desilusão do tal de que desististe com uma leitura tão boa :)

    ResponderEliminar
  2. Eu recomendei-te este :p
    E antecipei-me à tua leitura, fui comprar na 2ª feira o "A Terceira Virgem" e afinal parece que não te satisfez nem um pouco!!! :-/

    Este mês há novo de Follett :p
    Já sabes que tenho todos... Em breve vou começar a saga de Follett :-)
    (Vou ler todos, estou a terminar o montinho)

    ResponderEliminar
  3. Lígia, que leitura fantástica! Fiquei viciada em Follett!!! o pior é que o resto ou é conspiração ou é histórico...mas falaram-me muito bem do Terceiro Gémeo dele, vou andar atenta na feira do livro :D

    Paulo, epa este ameaça está muito bom! Quando tencionas ler a Terceira Virgem? Fico a aguardar opinião, pode ser que seja interessante e que eu fique com vontade de voltar a pegar no livro...lol

    ResponderEliminar
  4. Bom, eu sempre pensei q qdo experimentasse Ken Follett, teria de ser c este livro, já perdi o nº de x q estive c ele na mão, mas do q adianta comprar se ñ há tempo p ler!... =S
    Só q depois da tua opinião (q são sempre boas opiniões!) a vontade ainda me atinge c mais intensidade, ñ sei se lhe resisto, ainda p mais c o preço q está na Fnac.

    Bom, a ver vamos...
    Bejinhu***

    ResponderEliminar
  5. Marta, este ñ podes mm perder, é simplesmente espectacular! e 12€? já gastei mais do que isso num livro :D obrigada por tudo :) tens um passatempo apetecível no teu blog, parabéns! beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Vera,

    Como lhe disse, comprei esta "Ameaça" do Ken Follett principalmente por estar incluido no seu Top 2010. Continuo a achar que o grande Ken Follett é o do "Os Pilares da Terra" e do "Mundo sem Fim", já que, depois deste dois, li o "Voo Final", "Chave para Rebecca" e "O Homem de S.Petersburgo" e a verdade é que não os achei nada de especial (não sei se foi algum destes que não conseguiu ler até ao fim). Por isso, digo que comprei esta "Ameaça" porque é, de facto, uma ameaça... para o Ken Follett. Será o último teste que farei antes de considerá-lo um grande escritor...mas apenas de romances da Idade Média.

    Beijinho,
    Nuno

    ResponderEliminar
  7. Nuno, eu nunca li nada do Ken Follett e fiquei muito bem impressionada com este livro. Mas vou decididamente experimentar ler os Pilares da Terra (aí mudo o nome do blog para Menina dos Policiais em Partime) :)) Mas certamente que vou experimentar ler mais coisas dele, falam maravilhas da Noite sobre as Aguas e Contagem Decrescente

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Vera, prepare-se, então, para ler dois volumes de 500 páginas cada (eu ainda li a versão antiga de um só volume que pesava mais de 1 Kg :-)..). Pena que a Vera não tenha visto a série "Os Pilares da Terra" que passou na Fox há uns meses atrás.

    Beijinho
    Nuno

    ResponderEliminar
  9. Nuno, vi o primeiro episódio ontem! Gostei! Aquele ambiente medieval e a tensão na corte :) Tenho que acompanhar os restantes episódios! Só que eu ñ vejo muita televisão...Mas hei de acompanhar melhor a série, embora tenho a certeza que os livros superam sempre as suas adaptações em cinema :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Vera, é verdade que a série está muito bem produzida mas eu aconselharia sempre ler primeiro o livro que,como em 95% dos casos, é melhor que o filme.

    Beijinho

    ResponderEliminar