sexta-feira, 15 de abril de 2011

Richard Montanari - As Raparigas do Rosário [Opinião]


Cada vez me sinto mais fascinada com a colecção Minutos Contados da Editorial Presença, que contém uma panóplia riquíssima em policiais e thrillers psicológicos. Desta vez escolhi um policial extremamente inteligente com uma história bastante complexa que consegue surpreender o leitor menos impressionável em andanças deste género.

Devo confessar que, apesar de ter ouvido falar muitíssimo bem deste livro, o início não me cativou. O autor prendia-se com demasiadas descrições, e até se entende, afinal o autor deseja aproximar o leitor da dupla de detectives Jessica Balzano e Kevin Byrne. Assim falava sistematicamente de acções passadas que envolviam os mesmos intervenientes, dando um ênfase acentuado às suas vidas pessoais.

E assim de forma geral, conseguimos ter uma relação, quer de familiaridade com os protagonistas, quer de desconfiança ou tensão em relação a outras.

Mas eis que começa a vaga dos crimes, e como diz o título, estes são caracterizados de forma bastante simples e ritualista, as raparigas que estudam numa escola de cariz religioso, são encontradas mortas, com as mãos aparafusadas. Entrelaçado nos dedos, encontra-se um rosário, com algumas das contas incompletas.

Devo dizer que gostei de ter entrado em certos pormenores religiosos e explicativos das pistas que o Assassino do Rosário ia deixando. Denotei algum graficismo na descrição dos crimes, ainda que não sejam tão perturbadores como Mo Hayder :) A violência tem um nível de intensidade crescente à medida em que nos aproximamos do desenlace.

Depois temos o ponto de vista do serial killer na selecção das suas vítimas. Afinal estas não são escolhidas ao acaso, apesar do leitor não se aperceber no início, qual é a ligação entre as raparigas. Achei esse pormenor extremamente inteligente. Eu jamais teria feito essa associação entre ideias!

E o desenlace...de tirar a respiração! Extremamente intenso, levou o seu timing certo. É impossível largar o livro a 50 páginas do final! Foi inesperado em relação à identidade do assassino é certo, mas um pouco injusto em relação a uma personagem.

Resumindo, uma história bem arquitectada, uma dupla de detectives fantástica e um serial killer bastante mórbido fazem deste livro uma fantástica leitura! Recomendo vivamente!


8 comentários:

  1. Acabou de subir na pilha de livros a ler em breve :D

    ResponderEliminar
  2. :DDDDDDDDDDDDDDDDDD
    minutos contados ao ataque!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que gostaste assim tanto! tenho de ler o mais rapidamente possível.

    ResponderEliminar
  4. Minhas meninas, têm que ler este livro! é realmente muito bom! a violência nos crimes e os twists que vão havendo...e depois aquele final...estou desejosa que o leiam para ver as vossas opiniões :D

    ResponderEliminar
  5. ai ai, assim vou ter mesmo q pegar no meu :D

    bjocas, boas leituras e bom fim de semana ;)

    ResponderEliminar
  6. Bom, parece q o livro ñ te preencheu por completo...
    Mas tendo em conta já a tua vastidão de curriculo no q diz respeito a policiais, a minha fica a leguas!... =\

    Eu posso dizer q gostei de tudo, do tema, dos detectives, e do final, q p mim é das coisas mais importantes! Acho o motivo dos crimes algo bastante elaborado, e (nas minhas leituras) pco comum...
    Tenho pena de ñ te ter influenciado a ler um livro q p ti tb fosse uma excelente leitura... =S

    ResponderEliminar
  7. ahhh mas eu gostei muito deste livro! 4/5 estrelas no goodreads :D No inicio a coisa estava a correr menos bem também se calhar devido ao cansaço da tese :/

    Beijinhos e boas leituas

    ResponderEliminar
  8. Estou a ler de momento este livro e estou a gostar bastante. Fiz uma breve pesquisa na net e descobri que para além deste existe ainda mais 8 desta série. O mau mesmo é que só este foi editado por cá.

    ResponderEliminar