quinta-feira, 23 de junho de 2011

Michael Ridpath - Onde Moram as Sombras [Opinião]

Em colaboração com a Editorial Presença tive oportunidade de ler este livro, que constitui o último volume da colecção Minutos Contados.

O primeiro aspecto que devo salientar é a adopção do novo acordo ortográfico. Este livro encontra-se já escrito consoante a língua portuguesa de doravante e foi o primeiro que li após esta alteração ter entrado em vigor. Ter encontrado palavras como adoção, ação, detetive, etc... fez com que me distraísse um pouco da leitura e reflectisse sobre a "evolução" da nossa língua (lamento mas eu sou contra este acordo ortográfico!).

Posto isto vamos lá passar ao que realmente interessa... Magnus Jonson é um detective de Boston de origem islandesa, e é destacado para a polícia islandesa para sua própria protecção, depois de uma operação mal sucedida com os barões da droga americanos. No primeiro caso na Islândia, Magnus dedica-se à investigação do assassinato de um professor de literatura islandesa. Este parece ter sido morto devido ao seu conhecimento do paradeiro de uma versão escrita de uma antiga saga islandesa (saga de Gaukur) que foi a base para uma das mais famosas obras literárias do mundo, a saga do Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien.

Passando-se grande parte da acção na Islândia, o autor evoca com frequência a paisagem do país, o que provocou o efeito de familiaridade no cenário e a sensação de quase como vivermos in loco a acção da narrativa. No entanto, os difíceis nomes islandeses dos lagos, cidades, etc etc conferem uma dificuldade acrescida em associar o local ao exercício de visualização do mesmo.
E sendo Ridpath de origem britânica, tiro-lhe o chapéu pelo magnífico trabalho de investigação sobre o País a ponto de saber escrever tão bem sobre a Islândia como um nativo. Aliás, na nota do autor, no final do livro, este confessa que teve 15 anos para concretizar a escrita deste livro passado na Islândia!

Dado que a minha leitura anterior também recaiu sobre um autor islandês, devo confessar que tive alguma dificuldade em entrar em pleno na história. Talvez pelo nome das personagens e dos locais, que já começava a confundir com os do livro anterior. No entanto as narrativas nada têm a ver uma com a outra! Ridpath conta neste livro. uma história complexa e intrincada, uma vez que vai além da mera investigação policial, interpondo uma teia de intriga e conspiração bem como uma forte componente em folclore islandês.

Apesar dos conceitos do anel e do manuscrito (aspectos ligados mais à mitologia) desaparecidos serem diferentes do usual, a aventura em torno destes é bastante convincente. O autor conseguiu incorporar estes elementos, de uma forma bastante credível, através da inclusão de personagens complexas mas reais. Os aspectos mais gerais da Islândia moderna também são retratados, nomeadamente problemas actuais do país, como os financeiros e atitudes para estrangeiros de vários tipos. Aliás, Ridpath até é conhecido pela escrita de thrillers financeiros e utiliza esta perícia para mencionar algumas vezes o ambiente financeiro na Islândia, que recentemente passou por uma crise.

Um efeito que o livro despertou em mim foi a vontade de ler Tolkien. Eu, que não desgosto dos filmes da saga "Senhor dos Anéis", fiquei extremamente curiosa em ler os livros que deram origem a estes filmes adaptados por Peter Jackson na tela cinematográfica.

A minha curiosidade sobre o autor induziu-me a pesquisas na Internet. Descobri que "Onde Moram as Sombras" é o primeiro livro de uma saga, Fogo e Gelo (Fire and Ice), restando-me deduzir que será protagonizada por Magnus Jonson. Cá ficaremos à espera que a Editorial Presença edite os restantes volumes!

Sendo um livro de suspense inteligente, Onde Moram as Sombras irá satisfazer as delícias dos leitores que procuram um equilíbrio entre o realismo mágico e a fantasia urbana protagonizada por um detective. Daí que recomendo sem reservas este livro! Irão certamente perder-se no ambiente gélido da Islândia.

Sem comentários:

Enviar um comentário