quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mikkel Birkegaard - A Biblioteca das Sombras [Opinião]

Mais um thriiler que vem do frio, mais concretamente, da Dinamarca.

Quando Luca Campelli inesperadamente morre, o seu filho Jon herda a sua loja de alfarrabistas, Libri di Luca, em Copenhaga. Jon não vê o seu pai há 23 anos, desde a morte misteriosa da sua mãe.

O autor apresenta-se com uma escrita bastante fluída e desprovida de elementos de extrema violência, para contar uma história envolta num véu de mistério mas com um nível de acção frenética! Os diálogos entre as personagens são envolventes, no entanto alguns demasiado morosos em momentos de maior tensão (como dizem: don´t talk, act fast). Apenas uma personagem, Katherina, é que me conquistou. Os demais intervenientes da narrativa são descritos quase como supérfluos, e não me consegui envolver em pleno com os mesmos.

Achei de certa forma que o autor se assemelha ao estilo de Dan Brown. Desta forma está patente em todo o livro uma conspiração e uma teia de intrigas em torno de uma seita secreta, tendo uma nuance especial: uma abordagem extensiva sobre a temática dos livros. Este conceito é no mínimo, original! Assim, bibliófilos e aficionados em Dan Brown ou James Rollins vêem nesta leitura um prazer acrescido.

Algumas particularidades a reter, e que deram um gostinho especial ao livro: a forma como o autor descreve as experiências paranormais de uma leitura é simplesmente fantástica, dotada de grande "realismo"! A maneira como é introduzido o acto de leitura é processado pelo nosso cérebro é bastante didáctico. Dado o meu gosto pela cultura egípcia, gostei particularmente da referência ao Egipto e da Biblioteca de Alexandria.

No entanto achei que o desfecho deixou um pouco a desejar... Birkegaard podia ter explorado de melhor forma o desenlace da história.

Insere-se na categoria de um livro que entretém, mas é apenas isso. Faltou o factor fundamental e que me deixa presa horas a fio numa leitura, o facto do realismo subjacente na história e a probabilidade de essa situação de facto vir a acontecer. Claro que neste livro isso não se verifica, essencialmente pelo forte peso em elementos sobrenaturais que a história contém.


8 comentários:

  1. Eu gostei da história mas o fim...tive que ler 2 vezes o fim porque fiquei pasmada...isto é o fim?! ehehehe

    ResponderEliminar
  2. yaaa Bombocaaa, eu fiquei a olhar para aquilo e pensei "então e..." só se está prevista alguma continuação...ñ sei

    ResponderEliminar
  3. Eu também gostei, especialmente do que tu também referiste a parte do realismo a volta das experiências dos livros e do acto de leitura.

    Mudando de assunto: o que estás a achar de "A voz"?

    ResponderEliminar
  4. Veruska, a Voz está a ser espectacular! Comecei hoje e já li 100 páginas. É mesmo daqueles livros impossíveis de se largar! Recomendo ;)

    ResponderEliminar
  5. Eu bem digo q tu ñ me dás hipotese!...
    Pois, a minha opinião p ñ variar mto reve-se na tua, apenas acho q nunca consigo ser tão critica por escrito cm tu, no bom sentido, e nunca sei mto bem cm comparar um livro pq a nossa leitura e avaliação dependem de tantos factores q às xs acho q o livro até é bom(ou mau) e eu é q ñ sei bem cm cotá-lo!?
    Um drama... p quem tem de dar um parecer. =\

    Qto a este, desconfio q tem continuação... A ver vamos...
    Bjinhu ;)***

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem, pois vou te-lo.
    Também arranjei um outro livro dele que saiu cá há tempos: Laços de sangue (pela civilização).

    ResponderEliminar
  7. Marta, tu e eu temos gostos literários extremamente parecidos e isso faz com que sintamos +/- o mesmo quando lemos um livro. E uma das coisas que influenciou esta leitura como prioritária foi a tua opinião. Acho que escreves muitíssimo bem!

    VerusKa, li o Laços de Sangue ainda o blog ñ tinha nascido e ainda antes de ter lido Stieg Larsson, e adorei! é daqueles livros que a história e os personagens ainda estão muito presentes, mesmo apesar de o ter lido há algum tempo. Vais gostar :D

    ResponderEliminar
  8. Sim, no aspecto do gosto literário, tb acho q partilhamos 'o comum', apenas ñ me dedico tanto cm tu aos policiais, pq tenho receio de saturar o género q mais gosto de ler, e p ñ ter certezas opto por variar.
    Mas qto às opiniões, ñ acho q escreva nada de extraordinário até pq p mim é mto dificil apontar defeitos, eu sou da opinião q até um livro menos bom tem sempre algo a dizer, e quem sou eu p dizer q ele ñ é uma boa leitura!?
    É por pensar desta forma, q se passam semanas até conseguir escrever uma opinião q ache ser minimamente justa, e sofro c isso, sou uma tristeza... =\

    Bjinh GD ;)***

    ResponderEliminar