domingo, 4 de março de 2012

Dan Wells - Não Sou Um Serial Killer [Opinião]

Não Sou Um Serial Killer é o livro de estreia de Dan Wells. Um livro, à partida promissor, que promete misturar ingredientes como o terror, a acção, o thriller e o humor negro, combinados num enredo cuja sinopse é deveras aliciante.

A editora não alterou a capa, dado a original e sabem que mais? Gosto! E combina mesmo bem com a imagem do blog da menina dos policiais, não acham?

Não Sou um Serial Killer conta a história de John Wayne Cleaver, um rapaz de 15 anos, diagnosticado com um transtorno de personalidade antissocial. Além disso, John ajuda a mãe numa agência funerária, tendo como principal função o embalsamamento de corpos.

John é estudante, enfrentando os demais problemas que advêm das escolas como enfrentar bullys ou professores chatos, bem como tentar não dar nas vistas com Brooke, a moça por quem John secretamente está apaixonado. Além disso, a família do protagonista é algo destruturada.

O seu pacato bairro torna-se perigoso quando se dão inúmeros casos de homicídios, sugerindo que há um serial killer à solta na vizinhança de John...

OK, posto isto, achei a personagem principal tão mas tão semelhante ao nosso conhecido Dexter Morgan. Diria que é mesmo uma versão mais jovem desta personagem.

O analista de salpicos de sangue mais conhecido de Miami poderá muito bem ter tido uma adolescência bastante semelhante à de John no que toca aos comportamentos sociais e a presença da dita voz interior maligna. No caso de Dexter é o Dark Passanger, aqui esta é designada por Monstro. Nomes diferentes para o mesmo esqueleto no armário. Ambos têm tarefas um tanto ou quanto mórbidas (Dexter analista de sangue; John embalsamador de cadáveres). A forma como se relacionam com as pessoas é idêntica e peculiar.

Por isso, à medida em que lia o livro, não conseguia deixar de estabelecer paralelismos com o nosso caro Dexter.

Contudo e dada a faixa etária do protagonista de Não Sou um Serial Killer, este livro será também apreciado para um publico alvo mais jovem. Certamente que estes se poderãoidentificar com a rotina de John. Este estudante tem um fascínio exacerbado por serial killers e adora ajudar nos embalsamamentos, ainda que os corpos não estejam nas condições maisaceitáveis. Depois a sua capacidade reduzida em relacionar-se com as pessoas realça o transtorno de personalidade que a personagem é diagnosticada. A meu ver foi interessante ler sobre a dualidade de John. Ora ele tem o Monstro dentro de si e deseja fazer o mal mas a sua inteligência e bom senso puxam-no para as boas acções e a esconder estes desejos obscuros secretos.

O livro é escrito na primeira pessoa, de forma a que o leitor se infiltre na pele do adolescente sociopata e viva a acção que o autor nos conta.

Apesar da componente de terror estar presente nas várias descrições realistas dos cadáveres após o ataque do serial killer. De forma a enriquecer a cultura geral sobre serial killers, o autor faz referência a inúmeros casos de assassinos em série, o que se torna deveras interessante. O próprio nome da personagem, John Wayne, é inspirado no famigerado serial killer John Wayne Gracy Jr. (o qual eu nem conhecia...)

Relativamente a meio da trama é desvendada a identidade do serial killer e a partir daí é uma caça ao homem por parte do jovem, que não irá descansar enquanto não travar o Demónio (nome pelo qual John apelida o psicopata) e não alimentar o monstro dentro de si. E claro, esta tarefa é árdua, principalmente quando John tem de lidar com problemas familiares, confissões ao psicólogo e gerir a sua forma e conduta na comunidade escolar. A entrelaçar os ataques do serial killer há uns laivos mais de cariz sobrenatural, o que diminuiu o realismo ao enredo.

Um livro que se lê muitíssimo bem, e como terei lido algures, é o primeiro de uma saga protagonizada por John Wayne Cleaver, o que me deixou com algumas expectativas em ler o segundo volume, esperando que a Contraponto publique o mais depressa possível!

É um livro que de facto mistura criminologia, humor negro, rotina adolescente, paranormalidade e considerações sobre sociopatia e que irá entretê-lo durante horas. Se gosta de Dexter Morgan ou de Hannibal Lecter, este é sem dúvida o livro ideal para si! Gostei!

3 comentários:

  1. Este será o proximo da minha lista.

    Muito boa Opinião

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Ricardo! Andei a cuscar o teu blog há pouco tempo e vi que adoraste Anjos na Neve :D Ainda bem compincha das leituras!

    Beijo grande, boas leituras!

    ResponderEliminar