segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Maria Luísa Castro - O Mundo Proibido de Daniel V. [Opinião]


Já há muito que O Mundo Proibido de Daniel V. despertava um grande interesse em mim. A minha recente atenção pelos romances eróticos e a curiosidade em ver uma conterrânea neste tipo de literatura fizeram com que lesse este livro avidamente em dois dias.

Desde que li o prólogo, uma estranha carta que Verónica envia a uma das suas amigas, antevendo um sinuoso desfecho da relação com um psicanalista de seu nome Daniel Vasconcelos, fiquei rapidamente intrigada.
Embora o leitor seja privilegiado com esta informação, penso que o gozo em ler este livro reside no desenvolvimento dos acontecimentos, que vão muito além do sexo entre os dois protagonistas. O Mundo Proibido de Daniel V. distingue-se desta forma dos demais romances sensuais.
Assim, o que mais me agradou neste livro foi o facto da trama não se cingir ao típico romance sensual. As cenas, embora explícitas são, na minha opinião, subdesenvolvidas. Por isso, cara leitora, se espera páginas a fio com passagens sexuais, esqueça!

Há uma história por detrás de uma relação que se rege essencialmente por luxúria e a paixão, história essa que mexe muito com a psicologia e as interacções entre as pessoas, condicionando as suas formas de estar na sociedade. Aqui reside a explicação da maneira de ser de Daniel, numa base bastante sólida.
Não é de admirar que a autora tenha escolhido a profissão de psicanalista para o senhor Vasconcelos, inibindo a explicação dos mecanismos psicológicos para os seus pacientes. Ao invés, e com o decorrer do livro, a leitora irá aperceber-se que estes serão explicados na óptica do próprio dr. Daniel Vasconcelos.

As duas personagens cabeça de cartaz são de facto bem retratadas: Verónica, uma jornalista de trinta e poucos anos, recém divorciada. Foi preciso que ela se divorciasse de Alexandre, chamado também de Surfista Prateado para enveredar numa relação que albergasse também uma forte componente física. A Verónica acaba por ser uma inovação no que concerne às personagens femininas neste tipo de literatura: ela não é inexperiente mas desconhece se será frígida, uma vez que nunca atingiu um orgasmo. Ela é claramente, a meu ver, um estereótipo de muitas mulheres portuguesas, que não sabem como colocar ao parceiro a melhor forma para dar mais prazer, preferindo fingir o orgasmo, situação esta tipicamente envolta numa submissão: o agradar ao homem, esquecendo do seu próprio prazer.

As próprias amigas apresentam quase uma antítese: Eveline, a jovem conservadora que mantém a família numa relação de sexo calendarizado com o marido, em oposição com Juliana, cuja sexualidade é imperceptível, apresentando uma postura quase promiscua. Ambas felizes, à sua maneira.
Daniel por sua vez, reforça o dito cliché que vemos nos vários romances sensuais: apresenta-se como um homem belo, que associado à sua beleza, há um magnetismo que irremediavelmente atrai Verónica.
Mas Daniel, psicanalista, possui ele próprio os seus segredos, que serão desvendados ritmicamente. A narrativa não é morosa e está repleta de sensualidade e acima de tudo, mistério.

O Mundo Proibido de Daniel V. é uma história sólida que vai para além de uma mera relação entre um homem e uma mulher, realçando a atracção carnal. Enfatiza, como seria de esperar, uma série de fantasias e comportamentos sexuais que se enquadram nos moldes do voyeurismo, sexo com um desconhecido ou bissexualidade mas sem cair no ordinário. Mas é também um abre olhos para casamentos isentos de inovações sexuais e o desfecho que pode advir destas uniões, sendo quase uma crítica à mulher conservadora.
Mas esta é também uma trama que assenta no efeito mediático da comunicação social e no tabú que ainda representa o aprofundamento de certas temáticas para as mentes mais conservadoras.
Este foi um livro que consegue passar para a leitora, um leque de sensações, muito devido ao realismo concedido às personagens.

Embora consciente do desfecho, percepção esta devido ao prólogo inicial, confesso que o desenvolvimento da trama me surpreendeu. Desconhecendo eu se haverá um próximo volume (até porque este termina um pouco em aberto), é expectável que felicite a autora que se mantém no anonimato, usando como pseudónimo Maria Luísa Castro, e a incentive à publicação de mais uma obra.

Este é sem dúvida, um romance erótico actual e diferente, muito diferente. Ainda li poucos livros do género, mas caracterizo este como inovador. Gostei!


8 comentários:

  1. Hmm... estava indecisa entre ler ou não ler este livro... mas acho que me convenceste :p

    bjs*

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que vais gostar ;)
    Beijinho grande, boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Pois eu estou a ler e não acho nada inovador. É um "dejá vu", o mesmo tipo de história das sombras de Grey ou da Rendida, com os mesmos traumas de infância nos homens e a mesma completa patetice das mulheres que ficam de quatro patas, sem o mínimo de vontade própria, assim que põem os olhos em cima de determinado homem. Acho muito pior que os outros títulos, acima referidos, com muitas cenas de sexo gratuitas e um pouco surrealistas e ainda por cima, de leitura deprimente com personagens deprimidas. Não obstante, todos eles serem bastante didácticos quer para homens quer para mulheres que infelizmente terão vidas sexuais sem nenhum interesse, no entanto este em minha opinião é o pior de todos, até mesmo nesse aspeto. A não ser que seja para passarmos todos a ter nas nossas vidas, para nos distrairmos, orgias em casas dos amigos, onde anda tudo nu e a ter relações sexuais uns com os outros como se isso fosse a coisa mais natural do mundo.

    ResponderEliminar
  4. Já li o livro e gostei.
    Recomendo, para quem E.L. James, ou Sylvia Day, é bom ler algo nacional e com a mesma qualidade.

    Uma história que fica em aberto. gostava de saber se há continuação... seria interessante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa! Eu também gostei deste e fiquei curiosa em saber se há continuação como o final deixa antever. Se souber alguma informação que confirme, informo ;)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
    2. Já saiu o segundo volume. Chama-se " Os teus desejos são ordens"

      Boas leituras

      Eliminar
    3. Já vi! Foi mesmo na altura da minha contenção de compras literárias... vou aguardar pela opinião da Marisa :)

      Eliminar
  5. É um livro muito interessante.
    No entanto não estava a espera. Acontece tudo bem à primeira... Não há dramas... Descobrem facilmente para onde ela fugiu... não há grande mistério.

    Faz lembrar muito Dan Brown, porque em cada capítulo temos histórias diferentes.

    Recomendo sem dúvida...
    No entanto o final termina com uma pergunta... Será que contínua....

    ResponderEliminar