segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Tana French - Sombras do Passado [Opinião]


Sinopse: Um momento decisivo - aos dezanove anos - definiu o rumo de vida de Frank Mackey: quando a sua namorada, Rosie Daly, não compareceu a um encontro em Faithful Place e, dessa forma, não fugiu com ele para Londres como tinham planeado. Frank não voltou a ter notícias dela.
Vinte anos mais tarde, Frank vive ainda em Dublin e trabalha como polícia infiltrado. Cortou todos os laços com a sua família disfuncional. Até ao dia em que a irmã lhe telefona a dizer que encontraram a mala de Rosie. Frank embarca numa viagem ao passado que o leva a reavaliar tudo aquilo que ele crê ser verdade.

Opinião: Tana French é uma autora com a qual tenho uma relação estranha. Ainda não sei se sou fã. E porquê? Gostei imenso do seu livro de estreia, Desaparecidos (lido antes de surgir o blog, daí a ausência de opinião), mas ao enveredar pela leitura de A Semelhança, devo confessar que as minhas expectativas foram defraudadas.
Ainda assim, Sombras do Passado era um livro que tinha lugar cativo na estante desde a sua altura de lançamento, Fevereiro de 2010, e após ter lido boas críticas sobre o mesmo, lancei-me na sua descoberta, tendo sido o último livro lido em 2012.

Este foi um livro que me cativou muito devido ao enredo que se debruça sobre segredos do passado que surgem como revelações inesperadas. Não há nenhum serial killer que inferniza a vida de uma população, sendo o principal mistério, a investigação do paradeiro de Rosie, após uma prova encontrada duas décadas depois. O que sugere uma narrativa de ritmo lento, rapidamente se torna ávida e bastante intrigante.
A autora precocemente desvenda a chave que encerra o mistério relativo a Rose, o que não faz perder o entusiasmo pelo livro, antes pelo contrário, o leitor aventura-se, juntamente com Frankie na investigação que justifica tal desfecho da personagem.

A trama é rica em analepses, e embora isentas de qualquer marca temporal, estas são fulcrais e ajudam a perceber como evoluiu a relação de Frankie com Rose, e com os demais elementos na sociedade à vinte anos atrás. As mesmas são contextualizadas na narrativa da actualidade com grande naturalidade, sem que o leitor se perca na acção.

Tana French volta a utilizar a fórmula que a caracteriza e a distingue como única no género: ela torna como protagonistas, personagens que tenham aparecido em livros anteriores. Desta forma, o protagonista é Frank Mackey, que tem uma participação fugaz em A Semelhança. Sem grandes afinidades para com o leitor, até porque a personagem está francamente subdesenvolvida no livro antecessor, em Sombras do Passado, a autora preocupa-se em dotar um carácter forte, que o distingue da família.
Tal pormenor garante que os livros se possam ler independentemente, até porque os protagonistas são, regra geral e embora participantes da trama anterior, praticamente desconhecidos. As tramas são completamente independentes umas das outras.

São esperados desenvolvimentos aliados às famílias disfuncionais, a temática elegida para a autora, para caracterizar e justificar o afastamento para com a família em Faithful Place. Nesta óptica, o alcoolismo e a negligência parental destacam-se harmoniosamente no ambiente onde se insere o mistério fulcral desta trama.

A autora tem uma escrita que também acaba por diferenciá-la em relação aos demais escritores de policiais.
Penso que é de salientar a abundância dos diálogos, de uma forma bastante natural. Ou seja, escrita sem floreado, dotada de observações com algum humor, bastante presente nos diálogos, e o eventual uso ao calão, tornando as falas das personagens muito naturais e realistas.

Mais do que um thriller, Sombras do Passado constitui uma interessante reflexão sobre os caminhos da vida e as consequências do rumo escolhido por cada um de nós. Gostei imenso e aguardo com ansiedade pelo próximo livro da autora.




5 comentários:

  1. Li em 2012 o "Desaparecidos" e, apesar de ter gostado bastante da forma como estava escrito, achei que o final deixou um pouco a desejar... Na altura fiquei tão abalada pela falta de desenvolvimento final que decidi fazer boicote aos restantes livros da autora... Agora, com esta opinião, fiquei outra vez tentada a ler um livro dela... Mas talvez saltando o "A Semelhança" ;)

    Boas leituras!
    Leila

    ResponderEliminar
  2. Eu desta autora ainda só li o "Desaparecidos". Tenho "A semelhança" para ler e gostava de adquirir este também...

    ResponderEliminar
  3. Esta autora está com livro novo, e a sinopse promete.Não estando a autora no meu top, gostei de todos os que li dela (acho que até agora só eram três, traduzidos para português).Aguardo a tua opinião.Beijinhos, Catarina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina! É verdade, hoje sai O Sítio Secreto e estou em pulgas para começar a ler! Gosto desta autora embora não tenha apreciado tanto o segundo livro, A Semelhança...
      Que andas a ler?

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar