quinta-feira, 8 de maio de 2014

Pedro Garcia Rosado - Morte nas Trevas [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Hoje, dia 8 de Maio, é lançado o novo romance policial daquele que é conhecido como o mestre do thriller português (e eu, após seis livros seus lidos, não poderia concordar mais com esta afirmação).

Antes de mais, gostaria de endereçar os meus agradecimentos à Joana Freitas da TopSeller e ao autor, Pedro Garcia Rosado, pelo honroso convite para ler Morte nas Trevas em modo pré-estreia. Este foi o primeiro livro que li integralmente no Kobo, uma vez que continuo fiel aos livros em suporte papel.

Posto isto, e para quem não sabe, considero-me grande fã das obras do Pedro Garcia Rosado, provavelmente desde que li A Cidade do Medo, tendo acompanhado atentamente a trilogia, Não Matarás (composta por A Cidade do Medo, Vermelho da Cor do Sangue e Triângulo).
O autor já adiantara que Joel Franco, o protagonista da referida triologia, seria uma espécie de guest star no presente livro, e acho formidável o inspector ter regressado às tramas do autor, disputando a relevância na trama com o protagonista de facto Gabriel Ponte.
Muitos irão perguntar porque é que, por exemplo, Joel Franco coxeia ou porque é que ele não é, digamos, tão carismático quanto Gabriel Ponte? O autor cinge-se ao fundamental sobre esta personagem, fazendo com que surja uma natural curiosidade (para quem ainda não conhece os romances protagonizados por Franco) em ler os três livros antecessores à série e mais sobre esta personagem. E acreditem, vale mesmo a pena!
Por outro lado, fiquei com a sensação que ainda sei muito pouco sobre a personagem Ulianov, embora já o conhecesse da obra Vermelho da Cor do Sangue, sendo também uma guest star, após ter protagonizado o segundo livro da primeira trilogia do autor, O Estado do Crime. Tal facto fez crescer em mim a vontade de ler as primeiras obras do Pedro Garcia Rosado, designadamente o livro Ulianov e o Diabo. Tenho a certeza que muitos de vós sentirão o mesmo.

Sou, como devem ter-se já apercebido, apologista da relação que as personagens estabelecem com o leitor. Já confidenciei que tenho uma simpatia por Joel Franco e, nesta série, o protagonista também me cativou muito. Isto deve-se ao facto do autor se debruçar sobre a vida pessoal de Gabriel Ponte. Para quem leu os romances anteriores, Morte com Vista Para o Mar e Morte na Arena, conhece a vida do ex inspector que foi outrora casado com Patrícia e cujo casamento foi abalado por um elemento externo, de seu nome Filomena. É um protagonista com vulnerabilidades como eu ou qualquer leitor. Relativamente a esses aspectos mais pessoais posso dizer que há alguns desenvolvimentos referentes a esta componente que me deixaram surpresa.

Como já referi, desde o início que a história me cativou muito. Estive cerca de dois terços da história perante a incerteza sobre o destino de Floare Popescu, uma jovem romena que vive em Portugal deixando os familiares no seu país natal. O livro debruça-se sobre duas investigações paralelas e que se cruzam num ponto. Se por um lado, Gabriel Ponte é "contratado" pelo pai de Floare afim de averiguar o paradeiro da jovem, na região das Caldas da Rainha, em Lisboa, o inspector da PJ Joel Franco investiga as causas da morte de um relojoeiro também ele romeno.

À medida que decorria a leitura pensei que os níveis de violência estavam um pouco aquém relativamente ao livro anterior (e o meu favorito da série até hoje), Morte na Arena, embora o autor mantenha o seu registo habitual, sem cambiantes significativas em termos de pormenorização. Estamos pois perante um autor que não se coíbe em relatar os detalhes dos homicídios, colocando à prova a nossa cognoscência, ou seja, tudo o que julgamos conhecer em termos de comportamentos humanos. Creio que esta dimensão foi fulcral para o efeito que o desfecho teve em mim, associado à tipologia de crimes neste livro abordado. É portanto uma história com contornos muito diferentes da que é narrada em Morte com Vista para o Mar e Morte na Arena, descentrando-se da temática da corrupção no nosso país nas altas esferas do poder e debruçando-se noutro tipo de delitos, daqueles que desvendados, constituem um verdadeiro choque que se intensifica no clímax do livro. 

O único aspecto menos positivo que encontro é mesmo a ausência de informação sobre o próximo volume da série. Em Morte na Arena, as páginas finais anunciaram Morte nas Trevas com publicação em Maio de 2014 e com um pequeno excerto (que me deixou a salivar até ler o presente livro), no entanto, finda a presente obra (e atentem que me refiro à versão recebida, desconhecendo se é a impressa), não nos é facultado nenhum dado alusivo ao próximo volume da série. 

Finda a leitura, pela primeira vez não fechei o livro, nem o guardei na estante com um sentimento de nostalgia, pois o Kobo não me permitiu ter esta sensação. Desta forma, não dispensarei um exemplar em formato papel até porque os livros do autor têm um lugar cativo na minha estante.
Não faz sentido recomendar unicamente este livro, dado que as três primeiras investigações de Gabriel Ponte deram-me a conhecer não só um protagonista carismático como três casos surpreendentes e intensos. Fico a aguardar com muita expectativa o próximo volume da série!


4 comentários:

  1. Olá Verita, parabéns pela opinião e que "inveja" por teres lido o livro, antes de toda a gente Buááá!
    Será com certeza uma das minhas leituras, adorei a série "Não Matarás" fiqueii fã de Pedro Garcia Rosado. Os meus parabéns ao autor, por nos presentar com deliciosas histórias, tão intensas, tão reais.

    Beijinhos e continuação de boas leituras
    Nuno

    ResponderEliminar
  2. Vera, terminei ontem a minha leitura do livro e só agora vim ler a tua opinião. Eu escrevi um texto muito mais sintético, não tenho o teu know-how a escrever sobre policiais...lol... e receio sempre dar cabo da leitura a alguém. Desta série este foi o livro que mais gostei. As outras não li. Mas tenho de ler!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo que ler Márcia ;) A série Não Matarás é excelente! Vais adorar, tenho a certeza ;) Os outros mais antigos é que ainda não os li... estou muito curiosa com esses!

      Eliminar