sexta-feira, 29 de maio de 2015

Åsa Larsson - Sacifício a Moloc [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Sacrifício a Moloc é o quinto livro protagonizado por Rebecka Martinsson e Anna Maria Mella, uma saga que tem-se consolidado a cada livro publicado. A autora tem-me conquistado cada vez mais, tendo-se tornado numa das minhas favoritas, embora não tenha apreciado tanto o título Sangue Derramado, como os demais.

Tendo como premissa algo tão chocante como a descoberta de restos humanos no interior de um urso, a trama desenrola-se em duas frentes, tal como acontecera no livro anterior, Quando a Tua Ira Passar. Assim, existe uma subtrama actual e uma outra que remota ao ano de 1914.  Diria que a componente policial está maioritariamente presente na trama actual por intermédio da investigação da morte de Sol-Britt que vivia com o seu neto Marcus. Quanto à trama do passado, esta aparenta ser uma história de amor entre uma jovem professora e o proprietário de uma mina local.
Aparentemente independentes e a meu ver, extremamente apelativas, a tramas irão convergir embora o leitor desconheça o elo de ligação, sendo este um dos principais mistérios da narrativa.
Confesso que gosto bastante dos livros com esta estrutura que nos permita acompanhar um evento passado e, simultaneamente, uma situação actual.

Além de ter ficado particularmente agradada com a história, pois fiquei intrigada com as subtramas e qual seria o ponto de ligação entre as mesmas, tenho a apontar um outro factor à margem da narrativa que é a descrição dos locais. Kiruna, perto da Lapónia, é a avaliar pelas obras da autora, um local lindíssimo (apesar do frio avassalador).

Na presente obra, a investigação passa, maioritariamente, pelas mãos da advogada Rebecka. A personagem Anna Maria Mella tem um papel mais reduzido no caso.
As suas vidas pessoais acabam por ter bastante importância nas tramas, ficando eu, uma vez mais, curiosa com o desfecho amoroso de Rebecka, que terá, certamente, mais desenvolvimentos num futuro livro. Também me agrada que a advogada tenha uma preocupação com os animais, em particular com os cães, criando mais pontos de contacto entre esta personagem e o leitor.

Um caso independente das tramas anteriores, podendo por isso, ser lido sem haver contacto prévio com as demais obras da autora, no entanto e simultaneamente, a série prima pelo desenrolar do fio condutor da vida das personagens femininas.

Em suma, Sacrifício a Moloc é um livro inteligente, cativante e instigante. Recomendo vivamente a série de policiais de Asa Larsson e ficarei, sem sombra de dúvidas, expectante a aguardar pelo próximo.

2 comentários:

  1. Por enquanto eu li da autora somente Aurora Boreal, que não gostei muito do assunto abordado. Pretendo ler outros da autora, pois sem dúvida é muito talentosa.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito da autora! Acho que vou gostar bastante do livro!

    ResponderEliminar