terça-feira, 7 de julho de 2015

Camilla Läckberg - O Olhar dos Inocentes [Opinião]

Sinopse: AQUI

Opinião: O Olhar dos Inocentes é o oitavo livro da saga protagonizada por Erica Falck e Patrik Hedström, uma série que sigo atentamente desde que foi publicado o livro A Princesa de Gelo em 2009 e da qual me assumo fã acérrima.

Embora com um fio condutor desde o início da série que se traduz pela evolução do relacionamento entre os protagonistas, todos os casos de investigação, até então, se debruçam sobre acontecimentos independentes. Contudo, como já referi em outras opiniões de livros da autora, creio que é uma série que tem um especial interesse se acompanhada desde o primeiro volume.

Em O Olhar dos Inocentes, a investigação prende-se com Ebba, uma mulher que retorna à ilha onde viveu em bebé até ao fatídico dia da Páscoa de 1974 quando toda a sua família subitamente desaparece de casa. A par deste caso, à partida insolúvel, creio que a trama é bastante envolvente devido aos dramas familiares das personagens. Se nos dois livros anteriores, senti alguma compaixão por Anna, irmã da protagonista, na presente trama uma outra personagem secundária está a braços com um dilema delicado. Na minha opinião, a componente pessoal das personagens é tão interessante e cativante quanto a investigação policial.

Esta obra segue os moldes das anteriores, desenrolando-se sobre duas fases distintas: uma acção que se passa na actualidade e uma outra que remota, neste caso em particular, ao ano de 1908. As duas subnarrativas fascinaram-me muito. A subtrama que tem lugar no período de 1908 até a 1974 relata três gerações de mulheres e é verdadeiramente apaixonante acompanhar as suas vidas e descobrir a ligação das mesmas com Ebba.
Achei estimulante que a autora tenha ficcionado as consequências da ida à Suécia de um militar alemão, que efectivamente existiu e que esteve ligado às altas esferas nazis, numa história paralela tão entusiasmante quanto o próprio caso.

Li rapidamente O Olhar dos Inocentes, como é habitual com as obras da autora. O entrosamento das narrativas é feito inteligentemente de forma a manter o suspense.
É-me muito difícil enumerar mais qualidades neste livro quando já realcei as mesmas em obras anteriores da autora. Na minha opinião, a série não perde qualidade, antes pelo contrário, fico ainda mais ansiosa por saber o destino das personagens que me acompanham há oito livros. Fiquei rendida em todos!

Posso afirmar que em síntese, O Olhar dos Inocentes é uma trama intrincada e repleta de personagens cativantes. Um livro que se lê num ápice, tendo-o lido em três dias.
Posto isto, classifiquei o livro com 5 estrelas no Goodreads. A minha crítica? Verifiquei que existe o 9º livro apenas em sueco. Ora as nossas traduções são feitas a partir do inglês, receio ter de esperar mais de um moroso ano por um novo livro de Camilla Läckberg.


8 comentários:

  1. Vera, por enquanto aqui no Brasil publicaram somente os quatro primeiros volumes da série. Até o momento li somente A Princesa de Gelo e o achei realmente muito bom !

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  2. Penso que o 9.º livro também já está disponível em espanhol...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois está :D Já vi! https://www.goodreads.com/book/show/25381678-el-domador-de-leones
      Estou tão ansiosa! Bem, até o lia em espanhol...

      Eliminar
  3. Eu vou aproveitar para o comprar no aeroporto de Madrid durante as férias! Já li o primeiro capítulo no site da maeva. Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeste bem! Compraria tb se tivesse a mesma oportunidade (embora nunca tenha lido em espanhol... em princípio não deve ser muito difícil hehe) Aproveito para te desejar umas boas férias! Depois diz o que achaste! Beijinho e boas leituras

      Eliminar
  4. Muito bom este livro, como todos os da autora. Mesmo seguindo a estrutura dos anteriores não deixa de ser uma obra repleta de suspense. Gosto especialmente dos relatos cuja ação tem lugar no passado, a relação que estabelecem com a atualidade é sempre surpreendente. Muitos parabéns pelo blog, as opiniões sobre as várias publicações já me ajudaram na escolha de várias leituras!
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa! Obrigada pelo comentário, fiquei tão mas tão satisfeita! Eu sou suspeita, adoro esta autora e fico rendida com a Camilla Lackberg a cada livro que leio dela!
      Um grande beijinho e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá Vera! Adorei este livro da Camilla Lackberg. Apesar de todos os livros desta série serem excelentes, este é para mim, o melhor livro. Simplesmente adorei! Suspense até à última página. Aguardo ansiosamente pelo próximo livro!
    Beijinhos
    Liliana

    ResponderEliminar