sexta-feira, 20 de maio de 2016

Claire Douglas - Irmãs [Opinião]

Sinopse: AQUI

Opinião: Romance de estreia de Claire Douglas, Irmãs é um sólido thriller psicológico. Apesar da sinopse, na minha opinião, não ser a mais explícita (muito sinceramente achei que a trama falava de crianças), devo dizer que o livro superou as expectativas em torno do mesmo.

Logo no início, o leitor é confrontado com um acontecimento trágico na vida de Abi: a sua irmã gémea morreu num acidente com contornos bastante duvidosos. É em Bath, uma terreola inglesa, que Abi conhece Bea e sente uma empatia inexplicável com esta ao ponto de se mudar para a casa dela. O que torna a situação ainda mais insólita é o facto de Bea ter também um irmão gémeo. É então que começa a acontecer algumas situações estarrecedoras...

O ponto forte deste livro é, indubitavelmente, a forma como é definida a relação das personagens, desconhecendo até ao final, quem é o herói e o antagonista. Instala-se a dúvida das verdadeiras intenções de Bea e da vida de Abi antes de conhecer esta personagem ainda que haja capítulos narrados por Abi, e esta revela aos poucos o que aconteceu realmente com a irmã. Algo de muito errado provocara a morte de Lucy.
Até o cenário se coadunou com a acção. O tempo característico de Londres (e arredores), ora soalheira ora chuvosa, foi para mim quase como um presságio de acontecimentos sombrios que se pautavam na aparente felicidade de Abi nesta nova etapa. Todavia fugir a um acontecimento trágico como a morte da irmã é impossível.

Há uma caracterização muito peculiar das personagens, para ser sincera, não senti empatia por nenhuma destas justamente por me sentir confusa sobre quem seria a vítima e a "agressora", não obstante sentir que era engolida para a casa dos irmãos Bea e Ben, para aquele mundo movido por uma estranha obsessão. Durante todo o livro, duvidei sobre a identidade de quem se sentiria assim ao ponto de querer magoar com malícia. A trama recorre muito à intriga e manipulação de factos.

Muitos acontecimentos arrepiantes se sucedem até ao clímax: uma conclusão brilhante que está debaixo do nariz dos leitores durante toda a trama. No entanto, senti-me sempre tão ludibriada pelas situações estranhas que envolviam os irmãos e Abi que nunca equacionei a explicação que Claire Douglas magistralmente orquestrou para explicar este mistério.

Estamos perante um thriller psicológico de excelência e é louvável se tivermos em conta que é um romance de estreia. Percebe-se que esta é uma autora promissora no género.

Gostei imenso da obra. Li-a em pouco mais do fim de semana passado, tal era a curiosidade em desvendar o quebra cabeças apresentado por Abi. E no final, fiquei deveras satisfeita! Uma aquisição obrigatória para os fãs de thrillers psicológicos.


4 comentários:

  1. Ando saturada de romances e tudo o que envolva lamechices, por isso estou mesmo a pensar virar-me para este tipo de género literário, o qual ainda explorei mesmo muito, muito pouco (quase nada). Depois dás-me umas dicas dos melhores pelos quais posso começar, segundo os meus gostos, que depois conversamos sobre eles e tu vês? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim :) O que é que gostas mais? Um crime mais clássico, resolvido pela lógica? Um crime com contornos mais macabros? Um thriller psicológico?

      Eliminar
    2. Thriller psicológico e tipo conspiração e aventura....
      Também gosto género Dan Brown :)
      Crimes e psicopatas, policia/ladrão e isso não aprecio muito...

      Eliminar
  2. A minha última aquisição. Agora ainda mais curiosa pela tua opinião.

    ResponderEliminar