domingo, 22 de maio de 2016

Dia do Autor Português

Parece que hoje, dia 22 de Maio, se celebra o Dia do Autor Português. Confesso que é uma grande falha minha ler obras de autores nacionais, todavia, não quero deixar de salientar alguns que, através das suas histórias, se tornaram inesquecíveis. Admito ainda, com bastante vergonha, que ainda não li um dos autores mais emblemáticos português no género Policial, Francisco José Viegas. Quero muito adquirir alguns títulos dele na Feira do Livro de Lisboa.


Pedro Garcia Rosado dispensa apresentações. É autor de três trilogias: O Estado do Crime (Bertrand), Não Matarás (ASA) e As Investigações de Gabriel Ponte (TopSeller), estas últimas já as li e gostei imenso. Guardo O Estado do Crime pois temo não ter mais livros para ler dele. Não é estranho? Também ainda não li A Guerra de Gil, livro ofertado pelo próprio Pedro numa Feira do Livro de Lisboa, há dois anos, num evento em que participei. Podem ler aqui as minhas opiniões sobre os livros supra referidos.


Nutro um grande carinho pelo autor Nuno Nepomuceno e sinto-me grata por ter participado na apresentação dos seus livros. Por estas razões, a trilogia Freelancer tem um lugar cativo na minha estante. O Espião Português é, provavelmente, o único livro que tenho em duplicado na prateleira. 
Os livros do Nuno despertaram o meu interesse até então ao mundo desconhecido dos livros de Espionagem. Aqui se encontram os meus pareceres sobre a trilogia. 

 

L. Ville e Ela Cantava Fados de Fernando Sobral foram policiais bastante interessantes que espelham com realismo a cultura portuguesa. Apesar de os ter lido há algum tempo, ainda me recordo de ter andado pelas ruas de Lisboa, sem sair de casa, a investigar sobre a morte da fadista. Estas foram as minhas opiniões sobre as obras.


O Bruno Franco é também um outro promissor autor de policiais. Sinto um grande carinho por ele e pela história de Contagem Decrescente. Ainda não li O Novo Membro mas não há de tardar. Tenho vindo a adiar a sua leitura pois na obra que li, é-nos desvendado muito sobre o livro antecessor. 
A minha opinião? Está aqui.

 

Na minha estante também vivem os livros do Vasco Ricardo. O autor, que é também blogger no blog Viajar Pela Leitura, escreveu A Trama da Estrela e O Diplomata, livros que estimo com muito carinho e que me proporcionaram boas leituras. Estas foram as minhas opiniões dos mesmos. 

 

Nunca me irei esquecer do Justino, o protagonista de O Filho de Ninguém da autora Olívia Darko, pseudónimo de Débora Afonso. Recordo-me da tarde em que passei a ler este livro e do impacto aterrador que caracterizou o desfecho. É uma autora promissora e, pessoalmente, gostaria que tivesse mais obras. Sou sua fã! Saibam aqui porquê.

 

No início do ano passado, recebi um email de uma autora que escreveu um thriller e gostaria de ser lida pela Menina dos Policiais. Rose foi o primeiro livro de Patrícia Silva e os seus contornos sombrios bem como o cenário claustrofóbico foram os pontos fortes de uma leitura plazerosa e cujos detalhes podem ser lidos neste link.


O Baloiço Vazio de Carla Lima conta uma história com contornos obsessivos e que li num abrir e fechar de olhos. Convosco, as minhas considerações sobre esta obra.

Neste dia do Autor Português, agradeço-vos por me terem proporcionado bons momentos literários!

5 comentários:

  1. Estranho, não conhecia a "menina policial" apesar de adorar policiais! vou voltar por aqui.
    Policiais portugueses também poucos conheço... Obrigada pela informação! Bom dia do Livro Português!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A menina dos policiais agradece a visita! É sempre bem vinda, MJ. Um grande beijinho para si

      Eliminar
  2. Olá, Verinha. :-) Também gosto muito de ti. Sou um privilegiado por teres aceitado estar ao meu lado já por duas vezes. Nós, a malta dos policiais, deve-te imenso. Um grande beijinho meu e obrigado por te teres lembrado de nós neste dia (acho que posso falar por todos).

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns e obrigada a todos os autores portugueses! :D

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns a todos! E obrigado, Vera, pela dedicação que tens para com os Policiais, um género literário sempre tão entusiasmante! Continua o óptimo trabalho que tens feito. Beijinhos grande :)

    ResponderEliminar