segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Chris Carter - O Carrasco do Medo [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Fantástico o segundo livro de Chris Carter! Já tinha ficado bastante impressionada com o seu romance de estreia, O Assassino do Crucifixo. Creio, todavia, que O Carrasco do Medo o supera.
Tal como a obra antecessora, o serial killer apresentado é provido de uma maldade desmesurada, tendo-me impressionado várias vezes com o seu modus operandi, que consiste em matar as suas vítimas de acordo com os seus medos. Conclusão: a descrição do aparecimento dos corpos é arrepiante e alia um certo desconforto pelo teor das cenas de tortura infligidas às vítimas antes de as executar. 
Apesar de estarmos, claramente, num universo bastante explícito, não creio que impere a violência gratuita. O antagonista é inteligente e delineia os seus planos de forma minuciosa. Fiquei, logo desde cedo, bastante expectante com os passos seguintes do vilão.

Continuo a gostar imenso do protagonista, o Robert Hunter, que desvenda um episódio do passado bastante pertinente e que talvez justifique a sua forma de ser, mais fria e racional.
A parelha com Carlos Garcia é uma mais valia se bem que neste livro, o companheirismo compartilhado por ambos não seja posto à prova de uma forma tão intensa como na obra antecessora. 
Na minha opinião, as atenções desviaram-se para uma personagem que aparenta ser médium, reunindo assim uns laivos de paranormalidade, ingrediente que nem é muito comum neste tipo de thriller, embora reconheça que resultou muito bem na trama. Mais uma vez, o autor prova ser bastante directo na definição de alguns episódios do passado de Mollie, novamente, numa perspectiva chocante.

Ainda que abundem passagens difíceis de digerir, como já mencionei anteriormente, O Carrasco do Medo é uma obra que se lê num ápice devido aos capítulos curtos e repletos de acção. Já tinha verificado este ingrediente no livro anterior. É, por isso, uma trama que preenche os meus requisitos.

Face ao exposto, não poderia deixar de atribuir a nota máxima no Goodreads. O Carrasco do Medo é um livro sombrio, perturbador e gráfico. A avaliar pelo segundo livro, a série só melhora à medida que progride. Leria os restantes livros a seguir se os tivesse! E com o mesmo entusiasmo que li este, sem dúvida! Adorei!


3 comentários: