terça-feira, 22 de maio de 2018

Ana Saragoça - Todos Os Dias São Meus [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Um policial delicioso é o que me apraz dizer desta obra, a primeira, pelo que pude apurar, de Ana Saragoça. É também uma história invulgar na medida que se desenrola sobre vários questionários aos moradores de um prédio. Assim, o ponto forte da trama reside, precisamente, no desenvolvimento das personagens. 

O crime tem lugar no elevador do prédio e é um acontecimento marcante, embora descrito com grande sensibilidade. Até alguns momentos de cariz mais eróticos são descritos com requinte, o que me cativou na escrita da autora.
Portanto, fãs de tramas fortes, repletas de violência, sentir-se-ão desapontados, não obstante achar que o tom irónico com que é escrita a história supera esta avidez de elementos gráficos. 

Sobre as personagens, a componente que mais gostei na obra, tenho algumas considerações a fazer, 
Começo, evidentemente, por falar na porteira. Um retrato tão real e caricato das antigas porteiras que se inteiravam pela vida dos residentes. As suas considerações são castiças e, decididamente, foram nos seus testemunhos que eu esboçava sorrisos. Uma sensação que não costumo ter aquando leio policiais.
Outro aspecto que achei incomum é a desvalorização do detective, personagem que assume maior relevância nas tramas policiais. Aqui, a identidade deste é praticamente irrisória, fazendo com que os possíveis suspeitos manifestem um papel fulcral no deslindar deste invulgar caso. 
Confesso que à medida que ia folheando as páginas, tornava-se tão impreterível saber mais sobre as personagens como a resolução do crime.

Todos os Dias São Meus é um livro muito interessante, que retrata a sociedade portuguesa, de uma forma caricata. Com pouco mais de 100 páginas, é uma obra que pode ser lida numa assentada. Além de nos arrancar algumas gargalhadas, o suspense não se desvanece e promete umas horinhas de bom entretenimento. 

Segundo constatei, Todos os Dias São Meus já fora publicado e passou-me ao lado. Em boa hora, a editora Planeta reeditou esta obra. Foi uma boa surpresa. E o mais importante, é nacional! 


1 comentário: