quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Harriet Tyce - Laranja de Sangue [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Rotulado como "Thriller Mais Chocante do Ano", foi, portanto, com bastante expectativa que parti para esta leitura. Concluída que está a mesma, considero já ter lido thrillers bem mais impactantes como, a título de exemplo, os do autor Chris Carter.

O primeiro aspecto que sobressai é a caracterização da protagonista, Alison, que, devido aos problemas de alcoolismo, acaba por apresentar algumas semelhanças com a personagem principal da obra A Rapariga do Comboio, ainda que, no caso em apreço, Alison, tenha uma família e um emprego sólido na área da advocacia, ao contrário da figura que lhe terá servido de inspiração. 
Pessoalmente senti uma grande dificuldade em criar empatia com a protagonista, percepção que se relacionou com as suas sucessivas más decisões, enquanto advogada, bem como a sua negligência para com a família. Atrevo-me até a estender esta falta de empatia às restantes personagens, tendo-me parecido, a um dado momento, que havia uma certa redundância na caracterização das mesmas, havendo um denominador comum em quase todas elas: o álcool.

Desta forma, a presente trama recordou-me a obra de estreia de Paula Hawkins e alguns desenvolvimentos da narrativa fizeram-me lembrar uma outra história, Apple Tree Yard de Louise Doughty, traduzida em Portugal como Uma Escolha Imperfeita.

Ainda que não tenha considerado a trama verdadeiramente original, posso afiançar-vos que, mesmo assim, esta é extremamente viciante. Li este livro em apenas dois dias, ficando amiúde com a narrativa na retina, mesmo quando não me encontrava a ler. O mais curioso é que a trama acaba por se debruçar, se calhar demasiado, nos detalhes da vida de Alison, secudarizando, na minha opinião, o caso de homicídio que ela vai defender. Este poderia ser o acontecimento que, a meu ver, mais se relaciona com a componente de thriller mas diria que é tão interessante quanto o desenvolvimento pessoal da protagonista que é feito num ritmo lento mas muito intrigante.
Ao longo da leitura, como por vezes acontece, fui elaborando, eu própria, algumas teorias e acabei por acertar nos dois aspectos mais fulcrais pelo que, infelizmente, devo dizer que as reviravoltas da narrativa não me surpreenderam.
Tendo consciência que me seduzem particularmente os thrillers alicerçados na temática do casamento disfuncional, apesar da minha percepção, esta leitura afigurou-se como cativante.

Se pensar no rótulo de "thriller mais chocante do ano", diria que a trama aborda algumas temáticas complexas com algumas passagens que, claramente, não serão fáceis de digerir. Ainda assim, como já referi, um dos temas centrais encontra-se já explorado noutros thrillers domésticos. De facto, a história culminou num acontecimento intenso e insólito embora deva confessar que para me chocar verdadeiramente, teria que estar munido de mais pormenores.

Em suma, é uma obra que não sendo totalmente original, acaba por nos viciar, lendo-se num ápice.


3 comentários:

  1. Tenho estado curiosa ... e ainda não tive oportunidade de ler, mas vai ser uma das minhas próximas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Já quero... só não sei quando chega por aqui!

    ResponderEliminar
  3. @sofialibrary
    Muitas das coisas que dizes são parecidas também com o que achei do livro ��
    Acabei por dar 5 estrelas pela mesma razão que dás 4, é viciante.

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar