quarta-feira, 11 de maio de 2011

Glenn Cooper - O Livro das Almas [Opinião]

A história da aquisição deste livro remota à Feira do Livro do ano passado. Tinha lido a Biblioteca da Morte (ver aqui) precisamente na altura em que saiu no mercado O Livro Das Almas, sem grande desconto mas que, movida pela vontade de ler este, nem hesitei em comprar de imediato.
O livro esteve na estante precisamente 1 ano.

O Livro das Almas é uma continuação do primeiro livro do autor. Will Piper é agora casado com Nancy e têm um filho, Phillip, aliás como já se antevia na Biblioteca da Morte. Mas quando surge num leilão o que parece ser um livro com um estranho registo de nascimentos e mortes, identificado com a data de 1527, a nova tranquilidade da vida de Will vai desaparecer. Porque são demasiados os interessados no seu segredo e as descobertas que aquele livro esconde podem mudar o rumo de muitas vidas.

A fórmula de Cooper é a seguinte: escrita fluída em capítulos muito curtos. E o ênfase dado à narrativa, que alterna entre o thriller convencional e o histórico faz com que tanto o primeiro livro do autor, como o Livro das Almas proporcionem agradáveis momentos de leitura, que entretém o leitor, mas ao mesmo tempo didáctico e dá que pensar...

A história tem o seu quê de imprevisibilidade, no entanto fica um pouco aquém do livro anterior do autor, dado que o Livro das Almas é meramente um seguimento da Biblioteca da Morte. Ainda assim é um livro bastante interessante cujos níveis de adrenalina e mistério ascendem ao expoente máximo praticamente em todo a narrativa. Não é portanto, um livro gráfico, com cenas eventualmente chocantes.

Tendo resumido o fundamental da história do livro anterior, na minha opinião, este pode ser lido sem previamente se ter lido a "Biblioteca da Morte". No entanto, para melhor compreensão da história, recomendo a leitura dos livros de acordo com a ordem "Biblioteca da Morte" seguindo de "O Livro das Almas".
Contrariamente ao primeiro livro do autor, O Livro das Almas tem lugar, na maior parte da história, na actualidade. O autor recua a datas entre os séculos XIV a XVI, para relatar episódios, a meu ver, muito bem conseguidos e que estão extremamente bem encadeados na narrativa. Gostei particularmente do contexto histórico de Inglaterra no século XVI, especialmente na abordagem do Rei Henrique e o seu casamento com Ana Bolena.

Depois o autor incorpora personagens como Michel de Nostredame (vulgo Nostradamus) e Jean Calvin (ou o João Calvino, como preferirem), dando um toque mais requintado à narrativa. Com personagens interessantes do contexto histórico-cultural, juntando Will Piper, Isabelle e o lorde Cantwell e umas outras quantas que enriquecem a história, devo dizer que estas estão bem caracterizados consoante a época histórica em que se destacam.

Em relação ao desfecho, achei-o linear e bastante coerente com o que foi narrado. Penso que deixa pano para mangas, e ao investigar na Internet, reparei que o terceiro livro do autor, The Tenth Chamber, já não tem como protagonistas Will Piper e Nancy. No entanto a temática ainda se debruça sobre um pergaminho medieval.

Aconselho vivamente a quem goste de thrillers históricos.


5 comentários:

  1. esse livro saiu ou vai sair na versão portguês brasil? onde encontro?

    ResponderEliminar
  2. Olá Rafael.

    sinceramente não sei se existe esse livro em pt-br, nem quando sairá... eu li-o em pt pt :)

    Boas leituras, beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Opa,

    Beeeem tardiamente vim ler este livro, em relação ao seu post. Achei surpreendente!

    ResponderEliminar
  4. Cá estou eu novamente. Na verdade praticamente dois anos se passaram desde que li este artigo sobre este livro e autor, e infelizmente até hoje não encontrei nenhuma novidade :(
    Infelizmente acredito que nunca será lançado nos países baixos como o Brasil mesmo, rsrs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rafael. Infelizmente por cá nunca mais publicaram nada dele :(

      Eliminar