quinta-feira, 2 de junho de 2011

Tess Gerritsen - O Aprendiz [Opinião]


Tendo eu já lido um óptimo livro da autora, O Cirurgião (podem ver a sua opinião aqui), fiquei fascinada e quis ler o seu sucessor. O efeito da capa mudou radicalmente. Se a capa d´O Cirurgião não me agradava minimamente, esta eu adoro! Muito bem conseguida mesmo!

Dado que este livro é uma continuação d´O Cirurgião, torna-se imprescindível a leitura prévia deste. Devo confessar que o livro anterior me deixou com as expectativas bem elevadas...e estas nem por um momento foram defraudadas. Quando achava que Gerritsen tinha criado um assassino impiedoso, aqui fê-lo pior ainda, superando em muito o limite de violência e abusos sexuais mais vulgarmente retratados na literatura.

Ora em O Aprendiz, começam a correr homicídios de casais, sendo o modus operandi bastante semelhante ao do impiedoso Cirurgião. Mas estando este na prisão, quem estará a seguir as suas pegadas? Será o próprio Cirurgião que se consegue evadir da cadeia?

Com uma escrita fluída, de acção constante, Gerritsen consegue prender o leitor numa trama, onde as investigações dos homicídios conduzem a conclusões imprevisíveis.
Sendo a autora licenciada em Medicina, não é de admirar que crie enredos que recorra aos procedimentos forenses, com uma explicação exaustiva de inúmeros processos do organismo vivo, estabelecendo um paralelismo com o estado de post mortem. Estes pormenores ricos em terminologia médica são portanto algo chocantes, sendo também bastante didácticos.

Neste livro, é explorado também o perfil do Cirurgião, e eu que sou uma amante da psicologia, foi um facto que me agradou particularmente! As personagens continuam a ter uma grande ligação com o leitor, nomeadamente Jane Rizolli. Neste livro é então explorado o seu lado mais pessoal (e que eu tanto estranhei não ter sido retratado no livro anterior). Além de Rizolli, a personagem Maura Isles, a médica legista, começa a ter destaque. Aliás, esta dupla Isles e Rizolli, começa a ser protagonista da restante saga da autora, baseando argumentistas a criar uma série televisiva, Rizzoli & Isles.

O desfecho não me satisfez na plenitude...deixa em suspenso as motivações do cirurgião. Não sei se esta personagem se enquadra no livro seguinte protagonizado por Rizolli e Isles, A Pecadora (e que vou adquirir com certeza). Uma estratégia de Gerritsen para fidelizar os seus leitores? Será?

Um livro que entra directamente para o pódio dos melhores alguma vez lidos, e uma autora que consagrou-se na escrita de thrillers.

11 comentários:

  1. Olá Vera,

    Comprei-o ontem, porque acabei de ler o "Aurora Boreal" no avião, e começarei a lê-lo hoje.

    Beijinho
    Nuno

    ResponderEliminar
  2. Nuno, já leste o Cirurgião? Este é uma continuação desse livro :) Beijinhos, boas leituras

    PS: Que achaste da Aurora Boreal?

    ResponderEliminar
  3. Olá Vera,

    Não li o Cirurgião, achas que não entenderei o Aprendiz sem ter lido o Cirurgião? Como só li umas 40 páginas, posso sempre deixá-lo em "banho maria"...

    Em relação ao Aurora Boreal, e continuando com o problema dos nomes nórdicos (definitivamente não "atino" com os nomes dos personagens e das localidades), achei a primeira parte do livro desinteressante, mas recupera muito na segunda parte e tem um final apoteótico, o que faz dele um livro muito aconselhável para quem gosta de policiais. Eu gostei.

    Beijo,
    Nuno

    ResponderEliminar
  4. Nuno, e que achaste das 40 páginas que leste? Percebeste? É que o livro vai falar muito do cirurgião, do 1º livro, mas se calhar vais apreciar a história (este livro tem requintes de malvadez extremos, prepara-te!) A série televisiva baseada nestes livros tem como 1º episódio baseado no Aprendiz e ñ no Cirurgião.

    Beijinho, boa leitura

    ResponderEliminar
  5. Vera, sim até agora percebi, até porque há "flashs" sobre o Cirurgião em que percebemos mais ou menos como actuava e a mente perversa que tinha... De qualquer modo tentarei comprar o Cirurgião na Fnac, mas entretanto vou continuando a ler este.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Boas leituras Nuno! Vais gostar, apesar de ter coisas mais mórbidas... Depois diz-me o que achaste :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Também adoro esta escritora.
    Já li estes dois.
    também já li a Pecadora, e não faz nenhuma referência ao Cirurgião, mas é bom, muito bom.

    Quando poes aqui uma opinião de um livro do harlan Coben?

    beijinhos e continuação de boas leituras.

    ResponderEliminar
  8. olá mimi. Eu tenho duas críticas ao autor Harlan Coben. Vai às etiquetas ver ;) Espero que gostes (eu gosto do autor, é light e inesperado).

    Hei de ler concerteza, mais livros de Tess Gerritsen :))

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  9. Olá Vera, acabei de ler "O Aprendiz" e é, de facto, um livro espectacular...que merecia um melhor final. As últimas 15 páginas decepcionaram-me um pouco, porque a expectativa que se vai criando ao longo do livro, sai um pouco defraudada com aquele final "banal". Ainda assim, é um livro que recomendarei a toda a gente. Há muito tempo que não sentia tanta adrenalina junta ao ler um livro. Agradeço a excelente dica que me deste para comprá-lo.
    Beijinhos, Nuno.

    ResponderEliminar
  10. ehehe Nuno, I told you so... Pois, é um final banal que não faz jus ao desenrolar do livro. Ainda assim não deixa de ser uma grande leitura! Mais dicas para leituras deste género, já sabes ;)

    Beijinhos, boas leituras

    ResponderEliminar
  11. Bom, tb tenho mta curiosidade em ler alguma coisa desta autora, e de cada vez q vou a um sitio c livros ñ resisto em pegar-lhe... até um dia o trazer p casa. =)
    Mas desconhecia este pormenor, de ser um seguimento de outro livro da autora, acho q ñ está na sinopse...
    Estas coisas de deixar histórias penduras é aborrecido, apesar de haver autores q conseguem, msm c algum seguimento, tornar as histórias independentes, talvez cm o Nuno comprovou esta autora seja um desses exemplos.

    ResponderEliminar