domingo, 12 de fevereiro de 2012

Rosamund Lupton - Irmã [Opinião]

Irmã é o livro de estreia da autora britânica Rosamund Lupton, que vem desta forma, mostrar-se como promissora no thriller.
Beatrice era anfitriã num almoço de domingo quando tem conhecimento que a sua irmã mais nova, Tess, desapareceu. Movida pelos fortes laços que a unia a Tess, Beatrice vai enveredar pela investigação do seu paradeiro, viagem esta que trará grandes reviravoltas. Mas o que é à partida um ténue infortúnio de Tess, o seu desaparecimento irá desencadear uma descoberta de intrigas e vivências de Tess que Beatrice estava longe de imaginar, fazendo crer que esta distância ao mesmo tempo geograficamente física, pode também sugerir algum distanciamento entre as duas personagens.

Em primeiro lugar gostaria de fazer um reparo à capa. Na minha opinião é lindíssima, e é um elemento forte na escolha deste livro. Depois a frase que acompanha o título é soberba, cativando e apelando à nossa curiosidade. São elementos que de facto, favorecem a escolha deste livro!

Posto isto, vou tecer algumas considerações sobre o livro. Antes de mais, a sua estrutura.
A autora escreve na primeira pessoa, sob o testemunho de Beatrice nos depoimentos à policia. Esta narrativa, por si já envolvente, como de um desabafo para os leitores se tratasse, entrelaça analepses de situações com a irmã bem como algumas personagens com um papel fulcral da narrativa. Portanto, memórias de infância (provavelmente o leitor irá identificar-se com algumas delas), boas ou más, são aqui narradas, julgo para evidenciar ainda mais os laços das irmãs. Mas Lupton quer garantir que o livro é qualquer coisa menos monótona, e daí que relata também, as listagens de emails entre irmãs, garantindo a forte ligação entre Beatrice e Tess.

Falando sobre as personagens do livro, estas são num número muito reduzido. As duas irmãs têm características bastante diferentes. Beatrice deixou Inglaterra para trás das costas, optando por trabalhar em Nova Iorque, numa função mais pacata e maçadora. Vive com o noivo Todd numa relação monótona mas que lhe confere toda a segurança que ela necessita. Por outro lado, Tess estuda Artes, tem muitos amigos, tem uma vida mais emocionante do que a irmã. Esta confronto de personalidades tão diferentes, dá mesmo que pensar que os opostos se atraem e em nada perturbou os laços que uniam as duas irmãs.
Mas se há personagem que nos é especial, é sem dúvida Beatrice. Em tantos passagens me sentia angustiada tal era o relato apelativo da irmã mais velha. Mas sem dúvida, que esta personagem tem uma evolução significativa ao longo do livro. De inicio vivia a sua existência, num sentido quase como "sensaborão", e quando o livro termina, eis que Bee, considera a vida quase como uma dádiva.
Em termos globais, a trama reúne poucas personagens mas dotadas de uma grande complexidade, mistério e sentimentos, que são transmitidos para o leitor de uma forma muito natural.

Um aspecto deveras curioso é a inclusão de uma entrevista, permitindo o leitor conhecer um pouco mais sobre a autora, e de certa forma, desmistificar alguns pontos sobre este livro de estreia. A Civilização Editora abrange um pequeno excerto da obra seguinte, Afterwards, fazendo com que o leitor se sinta curioso e ansioso para ler o próximo livro da autora. Pois bem, eu estou em pulgas!!

Um livro que vai além do thriller convencional. A uma componente terrorífica alia-se uma faceta pessoal mais íntima que se prende essencialmente com a forma com que nos relacionamos com a família. Aborda os verdadeiros tipos de amor bem como os sacrifícios feitos para os manter. Uma alusão extensa à morte, bem como auto punições, arrependimentos e uma panóplia de sentimentos associados são brilhantemente descritos num enredo que cativa todo o leitor, mesmo aquele que não saiba qual é a sensação fantástica de ter um(a) irmã(o). Mas não é só sobre relações fraternais com que a autora se debruça. Há associada uma componente de dor no decaimento de relações amorosas, quando não se conseguem superar os traumas existentes bem como a redenção em relacionamentos entre mãe e filha quando existe uma lacuna.
Depois a autora investe grande parte da história, associada a uma componente mais biotecnológica, através de ensaios sobre genética, que na minha opinião, extremamente bem fundamentados (a autora explica na entrevista que terá sido com o auxílio do marido), e ajuda a descortinar alguns aspectos sobre a doença da Fibrose Quística.
Uma trama simplesmente emocionante que recomendo vivamente! Um livro cuja história ficará gravada na sua mente!

4 comentários:

  1. Também já li este livro e está muito bem conseguido. 5*****
    A estrutura dele ao principio estava-me a fazer um bocado de confusão, mas depois é como referes uma ligação mais directa/envolvente com quem lê.
    Para um primeiro livro, está muito bom e fiquei entusiasmada por saber que o 2º livro dela está na calhar para a Civilização publicar.

    Sabes que este livro lembrou-me outro que também já lemos, o "Continua desaparecida". Aquela junção de thriller com o drama e depois aquele twist final.

    ResponderEliminar
  2. ehehe veruska, ainda bem que tb gostaste! Epa mas esse Continua Desaparecida achei-o melhor... mais mexido sabes? Este achei-o mais parado. Mas gostei muito! E dizem que este segundo livro ainda é melhor do que o primeiro... imagina :D Vamos ficar à espera!

    Beijinho e boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Verovsky,
    já vi que gostaste do livro. :) Vou dar-lhe uma hipótese e lê-lo até ao fim mas não tenho grandes esperanças de vir a gostar tanto quanto tu. O enredo é interessante mas estou a ter problemas com a escrita da tradutora e isso está a condicionar a minha relação com o livro. Mas quando o terminar partilho a minha opinião e logo me dizes se a minha visão faz algum tipo de sentido! Devo acabá-lo para a semana.
    Boas leituras!
    :D

    ResponderEliminar
  4. Vera,
    já li o livro. No geral gostei, embora a exploração da vertente mais sentimental não seja mesmo a minha praia. :)
    Depois houve ainda o passar de todo o início do livro com aquela cara "wtf??" por causa de alguns pontapés na gramática da tradutora.
    Se te quiseres dar ao trabalho de espreitar o que achei do livro aqui te deixo o link:
    http://libriscogitare.blogspot.pt/2013/02/irma-rosamund-lupton-opiniao.html

    ResponderEliminar