sábado, 23 de junho de 2012

David Safier - Maldito Karma [Opinião]

Este livro vai destoar completamente aqui (dada a natureza do blogue) mas já que o li, numa tentativa de desanuviar a cabeça e o estado de espírito, não posso deixar de tecer algumas considerações sobre o mesmo.
Maldito Karma é um livro humorístico. Não escondo que aprecio as cadernetas de cromos do Nuno Markl, ou Os Homens Precisam de Mimo de João Miguel Tavares, livros de autores lusófonos que ajudam a aliviar o stress.

Kim Lange é uma apresentadora de tv e morre. Este acontecimento está no ranking das piores coisas que lhe poderiam ter acontecido! Durante uma sucessiva linha de reencarnações que passam pelos mais variados animais, Kim tenta atingir o Nirvana, o que corresponde a uma elavação espiritual. Mas para Kim, este percurso não será nada fácil...

David Safier é, na minha opinião, um brilhante humorista. Pega no tema das reencarnações para contar uma história surreal que além de divertida aufere inúmeras morais e lições de vida. Tudo isto, desmistificando alguns aspectos que conhecia sobre a religião budista, mais concretamente a crença no karma,
Numa escrita bastante fluída e mordaz, arranjada em capítulos curtos, o autor inclui observações sarcásticas em quase cada frase dos diálogos de Kim, fazendo com que esta seja uma personagem extremamente empática com o leitor.
A apresentadora passa por inúmeras provações afim de acumular bom karma. Estas passam sobretudo em reencarnações sucessivas em animais menos significativos sob o ponto de vista humano. Até os consecutivos óbitos de Kim são hilariantes e surreais.
Por isso esta personagem, que inicialmente era muito mesquinha, sem valorizar a filha até trair o marido, denota uma grande evolução à medida que desfolhamos as páginas de Maldito Karma.
A acção desenrolava-se na minha mente como se de um filme cómico se tratasse, tornando uma leitura extremamente compulsiva. Li o livro em duas noites!

Um grande romance de estreia que me levou a ler de seguida a segunda obra do autor, Jesus Ama-me, da qual vos falarei num post posterior.
Hilariante, Maldito Karma é o livro que recomendo para fugir dos policiais e quem procura de uma leitura diferente, para aliviar o stress. Um livro que promete despregar umas valentes gargalhadas, um remédio bem preciso dadas as conjunturas actuais do nosso país. Adorei!

2 comentários:

  1. Sempre tive curiosidade acerca deste livro. Parece que me convenceste!

    Vasco

    http://vascoricardo.blog.com

    ResponderEliminar
  2. É hilariante! Recomendo mesmo! Grandes gargalhadas :D serve para descomprimir! :))

    ResponderEliminar