segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Spencer Quinn - O Estranho Caso da Rapariga Raptada [Opinião]

É inovadora a forma como Spencer Quinn narra aquela que é a minha estreia nas obras do autor. Afinal de contas, esta história é narrada por um cão, Chet, companheiro do detective privado Bernie Little. O Estranho Caso da Rapariga Raptada é a primeira aventura da série e conta a história da investigação de Bernie e Chet do desaparecimento de Madison, uma jovem aparentemente não problemática.

Sendo narrada por Chet, é abordada uma série de comportamentos caninos. Até porque roubar um pedaço de comida é normal bem como alçar a perna para fazer xixi nos mais diversos locais... e é com base nestas pequenas reflexões que o texto se enriquece de humor. São de facto hilariantes as considerações sobre os vários comportamentos caninos, que Chet facilmente apresenta, distinguindo a raça humana dos demais animais, menos complexos mas igualmente inteligentes e instintivos.
Contudo, as passagens em que Chet ou Bernie estão efectivamente em perigo, prendem-se mais com o suspense propriamente dito. Este factor é potenciado pela presença da máfia russa e dos actos a que se propõem para alcançar um determinado objectivo.
E claro, o próprio desaparecimento da rapariga representa o mistério, que subtilmente se adensa até ao final.
Evidentemente que o leitor está consciencializado que tanto Chet como Bernie sobrevivem em qualquer situação mais arriscada, afinal de contas este é o primeiro livro da série.

Não querendo subestimar o papel de um animal, foi bem conseguida a forma como o autor relaciona Chet a Bernie. Como tal, tanto o cão como o detective deparam-se com várias provações demonstrando o laço afectivo que caracteriza a relação entre cão e dono. Daí que achei extremamente bem conseguida a personagem de Bernie, enfatizando a dedicação para com Chet. E em relação a este, bem... as suas observações são mordazes mas que fazem todo o sentido tendo em consideração os instintos caninos. É portanto um livro, cujo narrador tem uma relação deveras empática para com o leitor, sentimento este que abrange o próprio do Bernie muito devido à já referida relação entre ambos.

Em relação à história, esta é relativamente simples, com algum mistério é certo, mas cedo se avizinha o possível destino de Madison dadas as conjunturas das personagens. Esta trama mais rapidamente se adequa num género de aventura do que propriamente um policial, não deixando de oferecer, como já anteriormente referi, a sua dose de mistério e acção.

Original e divertido, O Estranho Caso da Rapariga Raptada adequa-se perfeitamente para quem busca uma leitura rápida mas descontraída, ainda que dentro do género de um policial mais leve. Sobretudo aos amantes dos animais, adoptantes de cães ou não, irão render-se à astúcia e dedicação de Chet. É uma história típica do cão Rex ou do nosso português Max inserida contudo, num contexto mais espirituoso.
Fico curiosa em ler o restante da série.

3 comentários:

  1. Também já o li e concordo com a tua opinião. :)
    Em termos de mistério é bastante previsivel, mas a parte mais inovadora e interessante é mesmo a narração por parte do Chet.
    É giro ver o ponto de vista canino para os hábitos e costumes dos humanos, sendo que para um cão é tudo muito mais simples e nada complexo. ;)
    Tenho curiosidade em ler o resto dos livros.

    ResponderEliminar
  2. Ando com muita vontade de ler este livro, gostei da tua opinião.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Malena, se puderes lê que é muito engraçado :))
    Como vês, aqui a veruska concorda e tudo ;)
    É uma excelente leitura de Verão, sabes, muito leve. Acho que vais gostar ;)

    Beijinho grande para vós, boas leituras

    ResponderEliminar