domingo, 7 de abril de 2013

Harlan Coben - Invasão de Privacidade [Opinião]


Sinopse: Desde o suicídio do seu melhor amigo, Adam adoptou um comportamento distante e praticamente irreconhecível. Por isso os pais deste adolescente concordam em instalar um programa no computador dele que vigia todos os seus passos. Simultaneamente, a mãe do jovem que se suicidou descobre algo acerca da noite da morte do filho que mudará tudo, mas então a única pessoa que a pode ajudar - Adam - desaparece misteriosamente. Um thriller tenso, repleto de ligações inesperadas e que nos faz questionar até onde iríamos para proteger aqueles que amamos.

Opinião: Mais um espectacular livro de Harlan Coben, um autor publicado pela Editorial Presença, nas suas colecções Minutos Contados e O Fio da Navalha.
Ao contrário do que aconteceu em Morte no Bosque, Desaparecido Para Sempre, Falta de Provas e Não Contes a Ninguém, em que a história era narrada na primeira pessoa dando uma percepção de participante directo na trama, este Invasão de Privacidade reverte a fórmula usando a narrativa na terceira pessoa. 
A escrita de Coben porém, não deixa de envolver o leitor neste estranho caso. Afinal de contas o autor remexe em temas como o controlo parental (tarefa esta complicada se tivermos em conta o actual avanço tecnológico) e o suicídio dos jovens, dando uns lamirés sobre o penoso mundo da droga e prostituição.

Se pelas temáticas abordadas eu estava convencida com este livro, então após a sua leitura devo dizer que fiquei deslumbrada com a complexidade da trama. Agradou-me muito a abordagem sobre o controlo parental e pareceu-me extremamente verossímil o programa através do qual foi feita esta monitorização sobre o jovem na internet. O autor trata com grande discernimento a delicada relação que o adolescente estabelece com os seus progenitores fazendo-me pensar entrelinhas que ele próprio será um excelente pai.
Na sociedade actual, estes são os potenciais problemas reais que assolam várias famílias, conferindo um verdadeiro abrir de olhos!

Efectivamente lançados no pior pesadelo de todos os pais, Coben consegue transmitir toda a angustia que esta situação desencadeia.
Não se cingindo apenas ao desaparecimento de Adam, o autor tece algumas subtramas e de alguma forma consegue ligá-las todas sem nunca revelar como irá convergir a história. O autor fá-lo no entanto, com grandes reviravoltas, nunca perdendo a lógica e o entrosamento das histórias. Posso garantir-lhe caro/a seguidor/a que ficará surpreendido/a por diversas vezes!

Se por um lado acompanhamos a luta de Tia e Mike Baye, à procura do seu filho Adam, por outro o autor tece uma grande ênfase na história de Joe Lewiston, que ridicularizou uma menina em plena sala de aula, e como Yasmin Novak encarou este incidente. É também a história de um casal com um filho doente, necessitando de um transplante de rim e a impotência dos médicos aquando não existem dadores compatíveis; é a dor de Nash em ter perdido a mulher que mais amou... Várias histórias de vida, cada uma delas sustenta um segredo e que se conjugarão num dramatismo que complementa o mistério, a acção, o suspense que Coben brilhantemente assegura em Invasão de Privacidade.

A par da história muitíssimo bem intrincada, há um destaque para a outra componente que resulta nos romances de Coben, as personagens. Há uma participação especial, digamos assim, de um personagem já conhecido: Paul Copeland, protagonista de Morte no Bosque. No entanto, não é necessário ler previamente esta obra, uma vez que Copeland tem um ínfimo papel que se restringe à investigação policial.
Por ser um livro que não se debruça exclusivamente nos protagonistas, apresenta uma caracterização bastante completa em todas as personagens.

Bastante intrigante e impressionante, este livro apresenta uma séria advertência sobre a paternidade! Lê-se num fôlego, tal como os outros do autor, provando que Harlan Coben é um mestre em questões de thriller.



1 comentário:

  1. Também gostei muito deste volume e foi graças a ele que percebi que Coben era um escritor a seguir de perto. Gostei bastante da forma como nos foi dado a conhecer o assassino, as temáticas e também das personagens. Mal tenha oportunidade, terei de adquirir mais obras deste escritor. :)

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar