Sinopse: Aquilo que não sabemos pode matar-nos. Melanie perdera todas as
recordações anteriores à adopção e agora alguém quer devolver-lhas. Mesmo
que isso inclua o pesadelo mais tenebroso que a família Stokes já
enfrentou: o assassínio da sua primeira filha no Texas. À medida que
Melanie persegue toda e qualquer pista em busca da sua verdadeira
identidade, dois acontecimentos aparentemente não relacionados de há
vinte anos juntam-se numa perigosa explosão de verdade. E com a própria
vida em risco, Melanie receia que as pessoas que mais ama, as da sua
família, sejam aquelas em quem menos deve confiar.
Opinião: Mais um excelente livro desta autora!
Estou a ler a série ordenadamente mas constatei que A Filha Secreta seria um livro independente. As várias opiniões favoráveis bem como a sinopse, levaram-me à escolha deste livro invés de ter optado pela Vingança de Olhos Negros, o sucessor de O Assassino das Sombras.
De facto, o agente especial Pierce Quincy tem uma breve aparição e autora inclui uns lamirés do caso de Jim, que remota ao livro Minha Até à Morte. Nada que dificulte o desfrutar em pleno deste livro, sem a leitura prévia das obras da autora.
O livro aborda um tema muito delicado: a adopção de crianças. Em particular, esta adopção está embebida num ambiente sombrio até porque se considera a criança adoptada como substituta de uma que terá sido vítima de um homicídio.
O tema da pena de morte também é incluído embora sem grandes desenvolvimento. Como tal, o início do livro é bastante angustiante uma vez que presenciamos uma execução, descrita sem qualquer floreado.
O mais tenebroso não é nem a adopção, nem a pena de morte. É a forma como ela recalcou as vivências antes da adopção. No início pareceu-me algo forçado, afinal de contas aquando a adopção, Melanie teria 9 anos, altura em que são vividas todas as memórias passadas. Mas recordo-me das minhas antigas aulas de psicologia de 12º, que estes mecanismos de defesa são accionados na altura de um trauma e eu, felizmente não tendo passado por nenhum, não sei conceber este processo. Logo, dei o benefício da dúvida a este estado amnésico por parte de Melanie.
Não que tenha desgostado da personagem. Como já é hábito, a autora desenvolve de uma forma bastante completa as personagens fulcrais da trama. Segue-se todo um panorama dos vinte e nove anos de Melanie bem como a vida de David, este um pouco mais velho. Desde o início que é previsível o seu envolvimento uma vez que a autora consegue, e muito eficazmente, enfatizar ainda que de forma discreta, a química que surge entre ambos. Apenas não é discreta na descrição da primeira noite de amor que passam juntos, estando quase à altura daquelas autoras versadas nos romances sensuais.
Exceptuando este facto, o único que a meu ver que é de
facto expectável, a trama assegura umas grandes reviravoltas. Aliás,
esta é uma história com contornos misteriosos e uma pitada de romance
combinando com um desfecho bastante imprevisível.
Enfatizando uma vez mais a componente pessoal das personagens, a autora consegue pôr em prática o conceito de uma família desfuncional, o que acaba por realçar Melanie e tornar as restantes personagens algo suspeitas, embora de forma traiçoeira, uma vez que o vilão assumido terá morrido há mais de vinte anos.
A Filha Secreta proporcionou-me uma excelente leitura, sem margem para dúvidas! Mais uma vez mostra o porquê se ser fã de Lisa Gardner. Até ao próximo livro!
O Assassino das Sombras.Minha Até à Morte.A Filha Secreta,Sozinhos de Lisa Gardner,quero saber onde baixar.Obrigada
ResponderEliminarOlá Angelica. Eu por acaso não sei, comprei os livros. Mas sei que há imensos sites brasileiros com livros para sacar ;) é uma questão de procurar no google ;) Beijinhos, boas leituras
EliminarDesaparecida
ResponderEliminarAutor: Lisa Gardner