sexta-feira, 3 de maio de 2013

Nuno Nepomuceno - O Espião Português [Opinião]


Sinopse: André Marques-Smith é um bom rapaz. Dedicado à família e aos amigos, é o mais jovem funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros português a assumir a tão desejada direção do Gabinete de Informação e Imprensa. Uma dedicação profissional que esconde um coração partido.
Freelancer é o nome de código de um espião da Cadmo, uma organização semigovernamental internacional. A par do MI6 e da CIA, a Cadmo age nos bastidores da política mundial, moldando o mundo tal como o conhecemos. Freelancer é metódico e implacável, um dos seus operacionais mais cotados.
André e Freelancer são uma e a mesma pessoa. De Lisboa a Estocolmo, Londres, Roma ou Viena, as suas muitas faces desdobram-se, as missões sucedem-se. Uma delas reserva-lhe uma surpresa. Nas suas mãos, está uma descoberta que pode mudar o mundo e pôr em causa toda a sua vida.

Opinião: Apesar de não esconder que não sou grande apreciadora do género de conspiração, devo dizer que fiquei agradavelmente surpreendida com a obra de estreia de Nuno Nepomuceno. Facto este explicado pelo excelente equilíbrio entre a componente de espionagem propriamente dita e a vida da personagem principal, André Marques-Smith.

Gentilmente oferecido pelo autor a título de assinalar o meu desafio literário (e que Abril seria a leitura de um livro de autoria portuguesa), penso que não poderia ter sido melhor escolha. Afinal de contas, são inúmeras as alusões a este mês marcando o aniversário do protagonista e por infortúnios do acaso, o mês da ocorrência de um grande desgosto do mesmo.

Como referi anteriormente, o autor dispõe de uma parcela generosa para a descrição da vida do jovem espião, retratando as suas vivências com a ex-namorada e situações actuais com os pais, irmã e o seu amigo Diogo. Tal facto acho deveras importante pois ajuda na ligação de empatia entre o leitor e o personagem. Esta é também conseguida através dos diálogos, isentos de informalidade e retratando situações do dia a dia bastante familiares bem como as variadas interacções entre família e até com os profissionais na sua vida laboral. Bem, pelo menos a conhecida pois André vive praticamente uma vida dupla ao ser espião, faceta esta anuída pelos próprios pais.

Nas passagens directamente relacionadas com a temática da conspiração, denotei que existem inúmeras cenas de acção, bastante visuais e realistas, muito bem escritas. Aliás, penso que o autor escreve muitíssimo bem. Consegue, por um lado, descrever com grande precisão algumas cenas de acção, como se de um filme se tratassem. Por outro, é capaz de transbordar de sentimento as passagens relacionadas com o amor da sua vida ou transmitir de forma tão realista, as relações que se estabelecem nas famílias.

Talvez por me ter envolvido tanto com André é que fiquei bastante surpreendida com uma revelação, um pouco antes no final. Esta surge como surpresa, após de constatar a meio do livro existe uma confidência que compromete a vida do protagonista, bem como já tinha constatado através da sinopse.

Caracterizo o desfecho como agridoce. Foge aos convencionais happy endings que tanto abundam pela literatura, até mesmo na policial. Ao ler a última página e após ter fechado, confesso que fiquei um pouco desiludida com o final do protagonista e tive necessidade de ir à internet e pesquisar sobre a obra. Nesse instante apercebo-me que a intenção do autor é escrever uma trilogia, o que me deixou mais satisfeita. Afinal de contas, a minha curiosidade/desilusão com o rumo de André será desvendada/resolvida a seu tempo.

Em suma, fiquei impressionada com esta promissora obra de estreia! Não posso deixar de incentivar o autor a publicar as duas obras seguintes e quanto antes! Gostei! 

2 comentários:

  1. Boa Verinha, ainda bem que o comprei, gosto dos teus testemunhos, sem dúvida alguma =)

    Tenho 2 para ler à frente deste e depois vou ler este =)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Paulinho :D

    Eu acho que vais gostar! ;) Vou ficar à espera da tua opinião. Vou passando no Clube dos Livros para ir cuscando ehehe

    Bjinhos grandes e boas leituras

    ResponderEliminar