segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Harlan Coben - Seis Anos Depois [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Seis Anos Depois é um livro compulsivo, tendo-o lido em apenas dois dias. Para quem está familiarizado com Harlan Coben, sabe que a fórmula é essencialmente a mesma em todos os seus livros: uma trama que se debruça sobre a turbulência na vida de uma personagem causada por segredos do passado.
Apesar de terem a mesma premissa. as novelas de Coben são stand alones, exceptuando talvez os da série protagonizada por Myron Bolitar, que pressupõe um envolvimento com a personagem principal ao longo da saga. Ainda não o li nenhum destes, confesso...
Até actualmente tinha como preferidas Desaparecido para Sempre e Falta de Provas. Seis Anos Depois vem assim juntar-se ao role dos meus favoritos.

Seis Anos Depois é mais do que um thriller, sendo também uma história de amor. O protagonista, Jake Fisher, professor de Ciência Política, ainda não esqueceu o seu amor, Natalie. Há seis anos que ela lhe pediu para se afastar, e Jake cumpriu a promessa até ao dia em que viu o marido de Natalie, Todd Sanderson, num obituário.
Apesar de uma premissa simples, foram muitas e inesperadas provações pelas quais Jake foi submetido. Em conjunto com os capítulos curtos, constituíram aspectos para uma rápida e emocionante leitura. 

É inevitável a empatia que o leitor cria com o protagonista Jake. Ele tem tanto de romântico incurável como de detective perspicaz. Ele é o narrador e como tal, mantém o leitor informado de uma panóplia de acontecimentos: desde os seus nostálgicos monólogos sobre a sua relação com Natalie onde imperam a saudade até aos tensos momentos em que ele é vítima das mais loucas perseguições.
Assim, o leitor está tão na ignorância quanto Jake no que diz respeito ao que se terá passado com Natalie. Apenas se antevê algo muito anómalo que ditou o afastamento da mulher e por consequente alterou os seus destinos em conjunto. Este é o único mistério, cuja investigação tem consequências avassaladoras e literalmente, nada é o que parece.

O personagem principal deste livro lembrou-me de certa forma David Beck, o protagonista de Não Contes a Ninguém, um livro também da autoria de Coben, editado há mais tempo pela Editorial Presença e que tive oportunidade de ver recentemente a sua adaptação cinematográfica. Desde já adianto que este livro, Seis Anos, será também adaptado em cinema, estando o papel de Jake atribuído a Hugh Jackman. 

Em suma, Seis Anos Depois afigura-se uma trama repleta de segredos e revelações inesperadas em circunstâncias misteriosas, num ritmo vertiginoso. Uma verdadeira história de amor em forma de thriller, Seis Anos Depois é um livro que não deixo de recomendar.
Harlan Coben é definitivamente o mestre dos thrillers.

Para mais informações sobre a Editorial Presença, clique aqui.
Para comprar Seis Anos Depois, clique aqui.


4 comentários:

  1. Viva,

    Mau com este tipo de comentários começa a ficar complicado vir aqui ao teu blog, nunca li nada do escritor mas parece-me que são livros excelentes sem duvida.

    Gostei muito do teu coemntário sem duvida

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha! Tens que experimentar este autor, é mesmo muito bom! Thrillers com muita acção, mesmo non stop, reviravoltas... enfim! I like :D

      Eliminar
  2. Os meus preferidos são Fique comigo( simplesmente sensacional!) e Não conte a ninguém (títulos no Brasil).
    Mas não deixem de ler a série do Myron. Ele é um grande cara, apesar de seu amigo Win ser um psicopata, rsrsrs.

    ResponderEliminar
  3. Foi o primeiro livro do Harlan que li e confesso que me surpreendi demais com a escrita dele. Achei totalmente diferente e eu não conseguia largar.

    Logo no início deu vontade de matar Natalie, mas depois achei lindo o que ela fez e o que o protagonista fez pelo amor deles também. Incrível!

    M&N
    | Desbrava(dores)
    de livros
    - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para
    escolher e 2 ganhadores.

    ResponderEliminar