terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Marie Lu - Legend [Opinião]


Sinopse: AQUI

Opinião: Rendida às distopias, foi com grande entusiasmo que aguardei pela publicação de Legend, um livro para os fãs d´Os Jogos da Fome. Um livro que, finda a leitura, superou as minhas expectativas. 
Ao contrário de certas distopias em que durante a sua leitura era inevitável tecer semelhanças com o afamado Jogos de Fome, em Legend posso já garantir que o mesmo não acontece. À medida que percorria as páginas de Legend afigurou-se-me sim, uma semelhança com a bela história de amor Romeu e Julieta, embora passado em cenário futurista.  
O que dificulta o romance entre Day e June são as diferenças sociais, sendo que June pertence a uma classe mais alta. Day é o criminoso mais procurado na República.

Apesar das diferenças vertiginosas das duas personagens, é certo que o leitor facilmente nutre empatia por ambas. Legend é narrado sob a perspectiva das duas personagens, em capítulos curtos, mantendo o leitor informado sob os dois (diferentes) pontos de vista.
Uma outra particularidade do género é a forma como a distopia expõe as vulnerabilidades do sistema social e o mais desprotegido. Em Legend, a autora debruça-se de igual forma sobre ambas as personagens. Um outro ponto forte reside precisamente na concepção das mesmas. A autora soube diferenciar os seus carácteres praticamente antagónicos bem como as suas percepções perante a realidade. Day é um criminoso que luta pela sociedade renegada. Representa uma parte muito humanitária, contrastando com a personalidade de June, inicialmente autoritária, característica mais usual na prática militar. 
Embora com características tão díspares, juntos têm uma química, facilmente transponível para o leitor.

Em linhas gerais, a concepção da sociedade distópica em Los Angeles tem alicerces sobre uma organização diferente: as pessoas vivem na República que corresponde à actual Costa Leste dos EUA. São explorados os extremos da sociedade: as pessoas em que vivem nos bairros tipo favelas, em situação de grande pobreza e expostos a pestes ou as pessoas que usufruem de melhor qualidade de vida, servindo serviço militar à República. O alcance de uma melhor condição de vida é feito através de um exame escrito, como se faz na faculdade. 

Este é um romance que contempla poucas personagens, o que permite um elevado nível de detalhe em torno de Day e June. Além disso, o enredo é relativamente linear e previsível. 
Ainda assim gostei muito. Na minha opinião, esta história proporcionará um excelente momento de leitura. Mistura uma história de amor quase proibida, com muita acção e uns laivos de thriller, não deixando de contemplar uma lição sobre vingança.
Finda a leitura chego à conclusão que poderia haver uma continuação. Espero que assim seja, este livro deixou-me a desejar por mais!


1 comentário:

  1. Olá,

    Hum vou esperar para ver se continuam a publicar mais livros da serie, mas sem duvida que me parece interessante e não tinha na ideia que Os Jogos da Fome fossem dispotia, um genero que nem gosto muito, embora reconheça qualidade, agora os Jogos da Fome até gostei sim senhor :)

    Debaixo de olho

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar