segunda-feira, 10 de agosto de 2015

James Patterson & Michael Ledwidge - Zoo [Opinião]

Sinopse: AQUI

Opinião: Sou grande fã de James Patterson, em particular da série protagonizada por Alex Cross. Zoo, no entanto, distancia-se de todas as obras que foram publicadas por cá, enredando-se sobre uma onda de violência por parte dos animais, um assunto sobre o qual nunca lera. Os crimes levados a cabo por mentes psicóticas a que estava habituada foram substituídos por ataques ferozes de animais.
Creio que nunca li nada da autoria de Michael Ledwidge.
Entretanto também comecei a ver a série baseada na obra e fiquei fã! 

Como referi, o presente livro debruça-se sobre a temática animal, primando pelos conteúdos riquíssimos de Zoologia. Fã de animais em geral e telespectadora assídua de programas sobre a natureza, encontrei em Zoo um registo bastante completo sobre o comportamento de algumas espécies de animais. No entanto, pessoalmente teria gostado de ver mais pois creio que os autores se cingiram aos mamíferos, podendo ter feito uma alusão a animais de outras classes.

Repleto de acção mas com uma mensagem ambiental subjacente, Zoo é um livro que se lê num ápice, convidando a uma reflexão sobre a postura do homem na Ecologia onde este acaba por ser o responsável pelo desequilíbrio que por vezes se instala na Biodiversidade.
Ainda que a história seja suportada pela Ciência, creio que o trato do tema não foi maçudo.

As personagens são cativantes, com especial ênfase no biólogo Jackson Oz, o narrador da história, que faz alguns comentários mordazes, desanuviando o ambiente tenso que se faz sentir no decorrer da narrativa. 

Já referi que acompanho a série e pareceu-me que o livro é melhor. Lamentavelmente omitiram, na adaptação televisiva, a personagem de Atilla, uma das minhas preferidas e que dava um toque especial à história. Existem outras diferenças de enredo, pelo que o visionamento da série televisiva não influi grandemente com a leitura da obra.

Sem querer levantar muito o véu, devo confessar que fiquei algo desapontada com o final. No entanto, creio que foi uma alternativa bastante audaz por parte de Patterson e Ledwidge.

De ritmo célere, estamos perante um livro que, na minha opinião, distancia-se do thriller, podendo categorizar-se como de acção e que, simultaneamente, exprime um alerta ambiental. 
Uma obra que garante um bom momento de leitura, como o autor já nos habituou com as obras anteriores.


3 comentários:

  1. Olá Verovski! Parabéns pelo site, é umas referência no policial, sem dúvida. Também escrevi sobre "Zoo" em http://deusmelivro.com/critica/james-patterson-zoo-12-10-2015/
    Convido-a a visitar... :) Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno! Gostei muito da tua crítica! Aliás, eu sigo o deusmelivro com regularidade :)

      Um beijinho e boas leituras

      Eliminar