quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Rick Yancey - A 5ª Vaga [Opinião]


Sinopse: A 5ª Vaga, o volume que dá início à trilogia com o mesmo nome, é uma obra-prima da ficção científica moderna. É um épico extremamente original, que nos apresenta um cenário de invasão extraterrestre do planeta Terra como nunca antes foi escrito ou sequer imaginado. Nesta narrativa assombrosa, uma nave extraterrestre fixa-se na órbita da terra, à vista de todos mas sem estabelecer qualquer interação. Até que, subitamente, uma gigantesca onda eletromagnética desativa todos os sistemas da Terra, e todas as luzes, comunicações e máquinas deixam de funcionar.
A esta primeira vaga seguem-se outras, num crescendo de violência que devasta grande parte da humanidade. Será este o fim da existência humana sobre a Terra? Haverá ainda alguma salvação possível? Um thriller de alta voltagem, com todos os ingredientes para se tornar um grande clássico da literatura fantástica universal.

Opinião: A estreia do filme A 5ª Vaga, baseada na obra homónima do autor Rick Yancey, despoletou a minha curiosidade em ler este livro (que já constava na minha estante há mais de um ano, devo confessar).
Fiquei agradavelmente surpreendida. É um sci-fi distópico diferente dos que li uma vez que se debruça sobre a temática dos extraterrestres. Também não é temática que procure em cinema pelo que fui um pouco à deriva. Resultado? Uma experiência bastante interessante.

A narração não se cinge à protagonista e está ao cargo de algumas outras personagens, embora desprovidas de identificação. Ainda assim, consegui perceber depois de algumas linhas, quem era o narrador.
Este tipo de narrativa faz com que o leitor siga as várias acções que vão decorrendo simultaneamente na perspectivas das personagens principais. Na minha opinião, apesar de Cassie ser a rapariga que tem como objectivo a busca do irmão, o protagonismo é disputado também por Evan e Ben, sendo este último o rapaz por quem ela sentia uma paixoneta na escola.

Exacto, as personagens são de tenra idade, sugerindo que a 5ª Vaga fosse um livro destinado a um público mais juvenil mas eu tirei grande partido desta leitura. Até porque nunca tinha pensado num apocalipse desencadeado por uma invasão alienígena. Considero este tema como delicado mas o autor soube dar um tom descontraído à trama por intermédio de algumas considerações das personagens.

Ao iniciar esta leitura, achei que a história se debruçasse sobre os ataques dos extraterrestres, no entanto, a mesma faz alusão à sobrevivência das personagens já aquando a ocorrência da quinta vaga. Por falar na forma como os extraterrestres invadem a terra sob a forma de vagas, relembrou-me um pouco as pragas do Egipto. As primeiras vagas foram, na minha opinião, rapidamente descritas e creio que teria havido mais entusiasmo da minha parte se as mesmas fossem mais esmiuçadas.

Globalmente, é uma história com muita acção e, como não deixa de ser habitual no género distópico, destrinça a capacidade de sobrevivência. Ainda que as personagens sejam jovens, mostra uma grande maturidade por parte das mesmas.
A 5ª Vaga é, portanto, um livro que se lê muito bem.

Quanto a mim, fico curiosa com o filme e terei que ir vê-lo. Posteriormente quero ler O Mar Infinito que também consta da estante. Já o derradeiro volume da trilogia será lançado lá fora em Maio deste ano, fazendo votos que a espera por cá não seja penosa.

Para mais informações sobre o livro A 5ª Vaga, clique aqui
Para mais informações sobre a Editorial Presença, clique aqui

 



2 comentários:

  1. Olá,
    Conseguiste convencer-me :D como as personagens são novinhas tinha algum receio de ler o livro, mas parece-me que tal não é um entrave.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes também ;) Beijinho grande e boas leituras, Su

      Eliminar